BEM-VINDOS!

PARAHYBA    BRASIL    ABRIL   2024

Este é o nosso BLOG, onde você conhecerá um pouco do ARTISTA e da sua OBRA, navegando nos generosos DEPOIMENTOS sobre a minha trajetória durante esses 50 anos de ATIVIDADE ARTÍSTICA E EXPOSIÇÕES e também em inúmeras REPORTAGENS na mídia. Acompanhará os projetos que estou realizando agora: PARAHYBAVISTA; JOÃO & MARIA; FLORESTA ARDENTE QUEIMADAS. Poderá acessar nossa GALERIA VIRTUAL, me acompanhar no INSTAGRAM e visitar a MINHA CIDADE...

Respire fundo e vá mergulhando... Siga o blog e dê uma espiadinha nas novidades que publico. Sem pressa... Foram anos de trabalho meticuloso para chegar até aqui, pertinho de você...


 VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL


Melhor visualizar em um computador/notebook/tablet, na versão para web

Postagem em destaque

A ARTE PRIMEVA DA HUMANIDADE: XAMÃ - PINTURA E FÉ NA CAVERNA!

sábado, 13 de setembro de 2014

BRAVO, BRAVÍSSIMO MAESTRO KAPLAN!

É HOJE!
BRAVO, BRAVÍSSIMO MAESTRO KAPLAN!



Estaremos lá.
Recebi do SESC PB, através da Coordenação de Música, o belíssimo folder/convite do projeto SESC PARTITURAS para mais uma homenagem póstuma ao maestro José Alberto Kaplan, a terceira dentre as 4 planejadas para este ano.
Será no dia 13 de setembro, às 20 hs, na Sala de Concertos Radegundes Feitosa, LAMUSI (laboratório de música aplicada), Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA/UFPB).



Veja no mapa:


Bruno Steinbach. "Márcia e Kaplan". Óleo/tela, 87x108 cm, 1989, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
Coleção: Márcia Steinbach Silva Kaplan, João Pessoa-Pb.
 



José Alberto Kaplan

José Alberto Kaplan nasceu em Rosário, Argentina, em 16 de julho de 1935 e faleceu em João Pessoa, em 29 de junho de 2009. 

Pianista, professor, compositor e regente. Recebeu diversos prêmios, entre os quais o Diploma de Honra no VI Concurso Internacional de Piano Maria Canals (Barcelona, Espanha, 1960); o 2.º lugar (Funarte, Rio de Janeiro-RJ, 1979), e o 1.º Prêmio no I Concurso Brasileiro de Composição de Música Erudita (Funarte, Rio de Janeiro-RJ, 1978). 

Como pianista, atuou nas principais cidades da Argentina, Estados Unidos e do Brasil. Em 1972 formou o Duo de Piano a 4 mãos Kaplan-Parente, cujo objetivo principal foi a divulgação do repertório de autores brasileiros para esse tipo específico de formação camerística. Nos Estados Unidos, realizou 25 recitais sob o patrocínio dos Partners of America. Foi Regente Titular da Orquestra de Câmara do Estado da Paraíba (1974-1977), da Camerata Universitária da UFPB (1978-1980) e da Orquestra Sinfônica do Estado (1986). Também atuou como Regente do Coral Universitário Gazzi de Sá de 1983 a 1985.

Suas composições para Piano, Violão, Coro Misto e diferentes combinações instrumentais foram editadas por Editoras do Brasil, Chanterelle Verlag (Heidelberg - Alemanha) e Brazilian Music Enterprises (EUA). Várias de suas obras foram gravadas. Participou, como compositor convidado, das Bienais de Música Brasileira Contemporânea realizadas no Rio de Janeiro em 10 edições.

Como professor de Piano e Harmonia, foi convidado a participar dos mais importantes Festivais realizados no País: Ouro Preto (MG), Londrina (PR), Oficina de Música de Curitiba (PR), Vale Veneto (RS), Porto Alegre (RS) e no 1.º Festival Internacional de Música de Natal (RN). Também ministrou Cursos e Masterclasses em Belém (PA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Maceió (AL), Campinas (SP), Goiânia (GO), Porto Alegre e Pelotas (RS), a convite de Universidades e prestigiosas entidades musicais.

Idealizador e Diretor Artístico/executivo do "Festival de Verão de Areia" - realizado na cidade de Areia (PB) nos anos de 1976 e 1977.

As Câmaras Municipais das cidades de João Pessoa e de Areia e a Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba outorgaram-lhe títulos de cidadania nos anos de 1975, 1976 e 1995, respectivamente.
O Conselho Estadual de Cultura concedeu-lhe, em 1998, o "Diploma de Honra ao Mérito" pelos relevantes serviços prestados à cultura paraibana.

Foi professor de Piano e Matérias Teóricas (Harmonia Tonal, Contraponto e Estética) no Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba de 1964 a 1996, quando se aposentou. Reside no Brasil desde 1961, tendo adotado a cidadania brasileira em 1969.

A UFPB, por ocasião das solenidades de comemoração do seu cinquentenário, concedeu a José Alberto Kaplan o título de Professor Emérito e a Comenda Sapientia Aedificat da UFPB, em 2 de dezembro de 2005.






O Ipê plantado sobre as cinzas de Kaplan, no Departamento de Música da UFPB. 
Uma linda homenagem dos seus ex-alunos, colegas e da sua esposa Márcia Steinbach S. Kaplan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS
Entre em contato conosco, deixe aqui a sua opinião...
(Os comentários são moderados, logo que possível publicaremos a resposta)