A mostra havia sido selecionada pelo projeto EXPOSESC e marcada para dezembro de 2013 na galeria de arte do Sesc Cabo Branco, João Pessoa, Paraíba, Brasil. Porém, a pedido de alguns novos patrocinadores, com a anuência dos demais, adiaremos a exposição para 2015. Um dos motivos, além de algumas importantes obras ainda estarem inacabadas, é o cronograma do catálogo a ser impresso, que não permitiria a publicação das novas imagens das logomarcas e das novas obras ainda em andamento - adquiridas antecipadamente pelos novos patrocinadores. Isso não seria correto, afinal, tenho um compromisso maior com essas pessoas. “Mea culpa, mea maxima culpa”. Agora, só resta esperar a decisão do departamento de artes plásticas do SESC/PB sobre a possibilidade de agendamento em nova data, através de nova inscrição no projeto EXPOSESC 2014. Ainda bem que há a alternativa de suplência, o que possibilita que a instituição mantenha o seu calendário, sem prejuízo para o público e para felicidade do(a) artista suplente (rss).
Com isso ganharemos todos, pois até lá muita tinta ainda vai rolar por baixo e por cima da tela...
CENSURA EM OBRA DE PINTURA?!
No ato da inscrição, porém, para minha surpresa, uma pintura foi censurada de antemão, quando da apresentação do projeto (veja a imagem, mais embaixo). A alegação foi que essa pintura seria erótica para os princípios conservadores da cúpula da instituição. O departamento de artes plásticas do SESC acha que essa obra fere o que dispõe o artigo 5.5.1. do edital: "É Proibida a inscrição de projetos artísticos confeccionados com materiais perecíveis e/ou que possam comprometer a integridade física ou moral da entidade e do público alvo. Persistindo, o artista, em expor a obra supracitada, esta será retirada da exposição sem prévio aviso."
Refleti muito. Em que pese o meu respeito, gratidão e admiração por essa instituição, além do meu carinho por toda a equipe da divisão de artes plásticas, não irei submeter-me à censura que dispõe o supracitado artigo 5.5.1. do edital. Isso fere todos os meus princípios de liberdade de expressão. Além do mais, a obra censurada em questão não mostra nenhuma cena de nu explícito ou de imagens pornográficas. Além disso, trata-se de uma pintura importante dentro do contexto do meu projeto, não pode ficar de fora da exposição. Cancelei a minha inscrição, pois já começamos sem a harmonia e o entendimento necessários para um evento desse porte.
Conto mais uma vez com a paciência de vocês... Mas, sempre acreditei que arte é antes de tudo prazer e amor. Vou procurar com calma onde possa expor as pinturas que eu quiser, sem ferir "a integridade moral" dos seus visitantes e sem me estressar.
Mas PARAHYBAVISTA continua, apenas mudará de lugar. Por enquanto, a mostra é apenas virtual. Agora é esperar o dia chegar.
Até lá.
Bruno Steinbach. "Ponta do Cabo Branco, opus III".
Acrílica/tela, 140 x 250 cm, janeiro de 2012.
Parahyba, Paraíba, Brasil.
Parahyba, Paraíba, Brasil.
Visite o site do projeto e fique por dentro:
Agradecimento aos parceiros, em especial a Joaquim Noberto Sales
(Panificadoras Bonfim)
MEUS AGRADECIMENTOS AOS PATROCINADORES E AMIGOS QUE APOIAM NOSSO PROJETO. SEM ELES, “PARAHYBAVISTANÃOSERIAVISTA”.
Veja a página do evento e participe:
Visite o site do projeto e fique por dentro:
http://parahybavista.blogspot.com.br/
CONTATO:
ATELIER BRUNO STEINBACH
Caverna agora na colmeia humana chamada Residencial Val Paraíso (assim mesmo, separado, ao invés de Valparaíso). Anote aí:
Rua Bel. Irenaldo de Albuquerque Chaves, 201 (Residencial Val Paraíso), bloco E, aptº 421, 3º andar. Aeroclube.
CEP: 58036-460
João Pessoa, Paraíba, Brasil.
brunosteinbachsilva@gmail.com
Quer fazer uma visita? Ligue antes agendando:
(083) 86609282 Oi / 99518663 TIM
* Navegue em um computador ou "note book".
Se navegar através de celulares, iPhones, etc... aí complica, pois eles são bons para publicar fotos em tempo real, assistir a vídeos, ver "figurinhas" e... conversar. Mas, além de pequenos e lentos, não dispõem de certos recursos que um bom site profissional de pintura exige, o que deixará você à margem, "espiando navios"...
Se navegar através de celulares, iPhones, etc... aí complica, pois eles são bons para publicar fotos em tempo real, assistir a vídeos, ver "figurinhas" e... conversar. Mas, além de pequenos e lentos, não dispõem de certos recursos que um bom site profissional de pintura exige, o que deixará você à margem, "espiando navios"...
Navegar em um site com celular é como ler apenas a "orelha" de um bom livro, namorar apenas no portão - com o cunhado vigiando...
Temos um trabalhão danado com elaboração de textos e design para a web, não desperdice navegando apenas por celulares. Além da superexposição à radiação, você não conseguirá acessar quase nada do que fazemos ...
Vamos lá, experimente, ligue o computador!
Não fique na estrada apenas a ver navios...