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PARAHYBA    BRASIL    ABRIL   2024

Este é o nosso BLOG, onde você conhecerá um pouco do ARTISTA e da sua OBRA, navegando nos generosos DEPOIMENTOS sobre a minha trajetória durante esses 50 anos de ATIVIDADE ARTÍSTICA E EXPOSIÇÕES e também em inúmeras REPORTAGENS na mídia. Acompanhará os projetos que estou realizando agora: PARAHYBAVISTA; JOÃO & MARIA; FLORESTA ARDENTE QUEIMADAS. Poderá acessar nossa GALERIA VIRTUAL, me acompanhar no INSTAGRAM e visitar a MINHA CIDADE...

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A ARTE PRIMEVA DA HUMANIDADE: XAMÃ - PINTURA E FÉ NA CAVERNA!

COMO FOTOGRAFAR UMA PINTURA



    Até meados da década de 90, fiz muitas pinturas sem o devido registro para catálogo. Épocas difíceis, filmes e revelações caríssimos e complicados, falta de experiência, enfim, muitas se "perderam da minha vista"... 

    Por isso, vez por outra, insisto pedindo aqui que meus colecionadores me enviem fotos de qualidade (feitas por profissional, em alta resolução, para evitar os erros comuns que se vê na imagem abaixo, à esquerda) juntamente com os dados da obra (técnica, tamanho em cm, data, título e nome completo do "dono"), para a devida inclusão no nosso catálogo. Isso é para defender o interesse deles mesmos, pois, no futuro, poderão necessitar de uma autenticação e eu não estarei mais por esses lados...
Na imagem acima: "Abraço, opus II" (cat 333). 
Óleo/tela, 100 x 80 cm, 2004, João Pessoa, Paraíba, Brasil.   
Coleção: José Caitano de Oliveira 


Enviar a imagem em alta resolução (300 DPI) para meu e-mail: 
brunosteinbachsilva@gmail.com


Caso não consiga um fotógrafo profissional, veja aqui umas dicas:

Preparando-se para fotografar a obra: 

Comprar ou pedir emprestado uma boa câmera digital . 
• Verifique se a câmera está totalmente carregada e não se esqueça o cartão de memória. 
• Sua câmera deve ter algumas definições básicas: 
• Capacidade de selecionar ISO (sempre usar a configuração ISO mais baixa. Quanto maior o número ISO mais granulada a imagem. Alguns recomendam um ajuste de 200 ISO). 
• Boa Auto Focus 
• Capacidade de ajustar o balanço de brancos A definição do balanço do branco faz os objetos brancos aparecem em branco em suas imagens. O ajuste do balanço automático é a opção mais simples 
• Comprar ou pedir emprestado um tripé. Um tripé é a maneira ideal para que você possa se certificar de que sua câmera esteja alinhada ao trabalho artístico, além de evitar tremores. 

Definir a cena para fotografar a obra: Posicionamento 

Bruno Steinbach. "A mulher e o quadro". 
Óleo/tela, 90x120 cm, 1990, Presídio do Róger, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
Coleção: Leonardo Fontes Silva, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

• Preste atenção para a forma como você está posicionando a obra. 
• Evite sombras e enquadramento confuso, certificando-se de que a peça está nivelada contra a parede. 
• Sempre que possível, você deve preencher o quadro com o seu trabalho, tentando não mostrar qualquer fundo. 
• Quando o seu trabalho artístico não é retangular ou 3-D manter o fundo simples, sem distrações. 
• Enquadrar a peça contra uma cor neutra - branco é o fundo perfeito. Fundos coloridos podem alterar a cor da obra. 

Iluminação 

Bruno Steinbach. "PARAHYBAVISTA (SANHAUÁ, PORTO DO CAPIM e VARADOURO), opus I".
Painel em acrílica/tela, 120 x 194 cm. Parahyba, dezembro de 2013.
Acervo: Tribunal de Justiça da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, Brasil.
Obra patrocínio PARAHYBAVISTA.

A iluminação é extremamente importante quando se toma uma fotografia de alta qualidade de um trabalho artístico. Ela pode ter um enorme impacto sobre quase todos os aspectos da imagem resultante. 

• Use brilhante, iluminação natural indireta. 
• Lâmpadas fluorescentes luz natural também podem ser uma boa escolha, 
• Posicione as luzes e a obra de arte cuidadosamente antes de tirar a foto. 
• Certifique-se de que não há sombras que escondem partes da peça, e que não há problemas com alto contraste, que lhe dará uma imagem com manchas muito escuras ou muito claras que prejudicam a impressão da obra em si. 
• Suavizar o brilho e intensidade difundindo a fonte de luz. 
• Evite luz solar direta; além do fato de que provavelmente não é bom para a obra, luz direta do sol pode criar o que são conhecidos como "pontos quentes" em superfícies reflexivas. 
• Não use o Flash. 
Pintura de Bruno Steinbach Silva. "Aladiah e Hariel - amor nas dunas". 
Óleo s tela, 100 x 120 cm. Agosto de 2000, Camboinha-Cabedelo, Brasil.
Coleção: Aldro e Fabíola Grisi. João Pessoa, Paraíba, Brasil.
• Evite misturar fontes de luz, como lâmpadas de diferentes estilos - que emitem cores diferentes. 
• Se o trabalho que você está fotografando fica atrás do vidro, o melhor é tirar do vidro. Se não for possível você precisará ângulo da luz e câmera para minimizar a reflexão e brilho. 

Configuração da câmera para fotografar a obra de arte 

• Certifique-se de limpar a sua lente. Ter uma partícula de poeira sobre o vidro pode mexer com foco automático da câmera. 
• O tripé deve ser ajustado de modo que a câmera esteja na mesma altura que o centro da obra. 
• Se a obra precisa estar em uma inclinação para apoiar-se contra a parede, incline a câmera para coincidir com o seu ângulo.


• Defina a lente de zoom para que haja o mínimo de distorção (para a obra de arte bidimensional ângulos largos distorcem as imagens). 
• Posicione a câmera a uma certa distância do objeto, e em seguida, amplie, se necessário. Isso vai te dar muito mais controle sobre as imagens que você pode tomar e vai ajudá-lo a manter a sua própria perspectiva. 
• Você pode experimentar diferentes níveis de zoom para "cliques" diferentes. No entanto, note que quando a câmera muda de zoom óptico para zoom digital, você pode estar arriscando a nitidez e a qualidade geral da imagem.

Bruno Steinbach. "Parahyba e Sanhauá, opus I". Óleo/tela, 100 x 120 cm. 2005.
Coleção: Desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcante Maranhão. Paraíba, Brasil.
Série Parahybavista - Agonia e Êxtase.

• Defina o ISO para a configuração mais baixa (sempre usar a configuração ISO mais baixa. Quanto maior o número ISO mais granulada a imagem (veja como a imagem acima ficou granulada). Alguns recomendam um ajuste de 200 ISO). . 

Fotografando a obra de arte 
• Verifique se a câmera está firme no tripé. 
• Use o temporizador para que a foto seja tirada logo após ter pressionado o botão, de modo que você não vai causar acidentalmente tremidos na câmara. 
• Tire muitas fotos e escolha a melhor. Com a fotografia digital, você pode tirar muitas imagens sem aumentar a despesa ou mesmo a dificuldade da sessão. É uma boa ideia para tirar um monte de fotos, para que você possa escolher as melhores mais tarde. Você pode pensar que tem a foto perfeita, mas pode estar superexposta, ou, talvez, um movimento de alguma forma arruinou a imagem. Não confie na pré-visualização na tela de sua câmera - esta visualização é muitas vezes demasiado pequena para mostrar alguns dos detalhes mais importantes. 




Bruno Steinbach. "Parahyba, opus I".
Acrílica/tela, 60 x 100 cm, 22 dez 2016. Parahyba, Brasil. 
Coleção: Lourdes Bonavides Mariz Maia. Recife (PE).
Obra patrocínio Parahybavista.


Como se vê, fotografar com qualidade uma obra de arte requer um certo preparo - não basta apontar o celular e fazer uma foto.

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