BEM-VINDOS!

PARAHYBA    BRASIL    ABRIL   2024

Este é o nosso BLOG, onde você conhecerá um pouco do ARTISTA e da sua OBRA, navegando nos generosos DEPOIMENTOS sobre a minha trajetória durante esses 50 anos de ATIVIDADE ARTÍSTICA E EXPOSIÇÕES e também em inúmeras REPORTAGENS na mídia. Acompanhará os projetos que estou realizando agora: PARAHYBAVISTA; JOÃO & MARIA; FLORESTA ARDENTE QUEIMADAS. Poderá acessar nossa GALERIA VIRTUAL, me acompanhar no INSTAGRAM e visitar a MINHA CIDADE...

Respire fundo e vá mergulhando... Siga o blog e dê uma espiadinha nas novidades que publico. Sem pressa... Foram anos de trabalho meticuloso para chegar até aqui, pertinho de você...


 VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL


Melhor visualizar em um computador/notebook/tablet, na versão para web

Postagem em destaque

A ARTE PRIMEVA DA HUMANIDADE: XAMÃ - PINTURA E FÉ NA CAVERNA!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

BRASÍLIA EM CHAMAS: A BARBÁRIE INVADE A PRAÇA DA NAÇÃO

Um dia de vergonha nacional

Em 2014 pintei este painel quando também vivíamos um momento de ebulição política na Nação. Considerado por muitos como uma premonição dos tempos tenebrosos que se seguiriam até o dia primeiro de janeiro de 2023.

Mas a pintura continua atual, diria até atemporal, diante dos escabrosos fatos ocorridos neste triste domingo (08 de janeiro) quando a barbárie e a ignorância atentaram contra a democracia e a civilização. Criminosos vândalos trogloditas e idiotas  obscurantistas manipulados por terroristas de extrema direita depredaram os edifícios símbolos dos três poderes da Nação, causando absurdos danos aos belíssimos prédios criados por Oscar Niemeyer, tombados como patrimônio nacional de todo o povo brasileiro, e ao seu acervo de valiosas obras de arte, em imperdoável desrespeito às Instituições que formam a Democracia brasileira. 

Acima, pintura "As Mulatas", de Di Cavalcanti, que apesar de estar entre dois vidros de proteção, foi danificada com sete perfurações a faca (nos locais em que a imagem foi marcada com círculos vermelhos).

E também roubaram várias obras de arte e muitos objetos, equipamentos e documentos valiosos do patrimônio público durante a baderna. Vários manifestantes deixaram rastro da sua imundície, defecando e urinando sobre móveis e documentos nos gabinetes e auditórios das Instituições.

Clique na imagem

 O que são esses idiotas além de golpistas? São ladrões, canalhas e falsos patriotas paspalhões, seguidores de um tosco psicopata fascista, covarde e mentiroso, um patife que muito provavelmente orquestrava um golpe de Estado, com a sua curriola, tudo à distância e em segurança. Uma escória que envergonha a nossa bandeira e a camisa da nossa seleção de futebol que insistem em emporcalhar usando como se fossem de sua propriedade. 

Veja tudo no G1


Crime e Castigo 

A pintura "Brasília em Chamas" realmente é uma premonição... Ainda se faz necessário dedetizar nosso país para nos livrarmos de toda essa parte imprestável da sociedade brasileira - o que há de mais podre, tosco, sórdido e fétido entre o povo brasileiro. 

Tomara que a Themis retire definitivamente a venda dos olhos  e use com determinação a espada da Justiça que repousa sobre o seu colo, punindo com todo o rigor essa massa de manobra e os verdadeiros responsáveis que financiaram todo esse ato terrorista - que também fornecem fartos suprimentos e equipamentos para esses acampamentos de palermas desocupados espalhados por quase todas as grandes cidades do Brasil durante meses, com alimentos e toda uma estrutura de verdadeiros acampamentos de campanha - idiotas usados como disfarce para esconder a real função desses locais: base para a logística do golpe de Estado. Investigar e punir também as autoridades de todos os escalões encarregadas da segurança pública e que prevaricaram por omissão culposa ou dolosa - a começar pelo governador do Distrito Federal!

Já está mais que evidente que tudo isso que vem acontecendo ultimamente no Brasil se trata de um plano muito bem orquestrado pela extrema direita mundial, que objetiva desestabilizar e enfraquecer o Brasil no contexto geopolítico em que está. Um grupo extremamente poderoso e perigoso que deve ser combatido com chumbo grosso!

Um dia triste na história do Brasil, que nem durante a ditadura militar, quando os chamados subversivos de esquerda da luta armada eram perseguidos duramente, torturados e assassinados jamais praticaram um ato vergonhoso dessa natureza.

Em 2006 eu participei de um grande evento no Palácio do Congresso Nacional, convidado pelo então senador José Targino Maranhão (na verdade, o meu nome foi soprado ao ouvido do ilustre senador por sua esposa, a desembargadora Fátima Maranhão) para representar a Paraíba na exposição coletiva "Artistas Brasileiros 2006",  que reuniu artistas de todos os estados brasileiros no salão negro daquela Instituição, com abertura realizada pelo presidente do Senado Federal, com a presença do universo sócio cultural de Brasília, inclusive todo o corpo diplomático sediado naquela cidade. A Arte brasileira ocupou o Congresso nacional com charme, elegância, beleza e civilidade. Foi um momento memorável para minha carreira e para minha vida; fui recebido como um príncipe por gente civilizada e jamais esquecerei a forma tão digna com que fui tratado - mesmo recém saído (por indulto presidencial de Fernando Henrique Cardoso) do sistema prisional. 


A recordação do exposto acima, daqueles dias de convívio civilizado com pessoas interessantes naqueles lugares maravilhosos,  fez com que eu me chocasse ainda mais com o contraponto da barbárie ocorrida na "Praça dos Três Poderes", em Brasília, no último dia oito de janeiro. Fiquei pessoalmente ofendido com aquele ato terrorista causado pela violência e ignorância desse bando de idiotas negacionistas, fanáticos obscurantistas, vândalos extremistas... enfim, criminosos bolsonaristas golpistas tentando criar uma situação de caos generalizado, seguindo uma trama muito bem planejada e financiada por gente muito poderosa, objetivando causar uma intervenção militar para garantia da lei e da ordem. Uma horda nefasta e hipócrita que ofende a imagem dos nossos artistas e os valores da nossa cultura, negando a nossa história e disseminando mentiras e uma estética dos horrores. Estou particularmente desolado com o estrago feito nos três palácios, com os danos e destruição de obras de arte e objetos de valores imensuráveis. Me sinto ultrajado pelo desrespeito dessa corja rude e pervertida por estuprarem os símbolos das nossas Instituições e violentarem a nossa Democracia.


Mas estou principalmente com muita raiva e sem nenhum desejo de pacificação; o que eu quero é punição severa para essa canalha - tanto para os que foram flagrados como para os que estão ocultos nas sombras - espalhados  pelo Brasil e alhures, que ainda estão conspirando, planejando e financiando a prática de isolados atos de terrorismo, tentando destruir a nossa democracia e impor um regime autoritário de extrema direita.


O projeto terrorista fascista foi interrompido e o "golpe de Estado" fracassou, vencido pela Democracia.

Agora é a hora da Themis acordar, tirar a venda dos olhos e usar a sua espada com rigor!

SEM ANISTIA!


Na imagem acima:

Bruno Steinbach ao lado do painel "Brasília em Chamas". Pintura em acrílica/tela, 150 x 250 cm. 13 de outubro de 2014. Parahyba, Brasil.
Coleção: Inaldo Rocha Leitão.
Brasília - DF

Que a honradez e a valentia do nosso povo, do brasileiro comum, trabalhador e desbravador - aqui representado na belíssima escultura "Os Guerreiros", mais conhecida como Os Candangos, de Bruno Giorgi - consigam reconstruir essa Nação, que, mesmo estando em chamas, conta com a esperança da Phoenix e das Asas Brancas, apoiada pelo braço justo e forte da Themis.