BEM-VINDOS!

PARAHYBA    BRASIL    ABRIL   2024

Este é o nosso BLOG, onde você conhecerá um pouco do ARTISTA e da sua OBRA, navegando nos generosos DEPOIMENTOS sobre a minha trajetória durante esses 50 anos de ATIVIDADE ARTÍSTICA E EXPOSIÇÕES e também em inúmeras REPORTAGENS na mídia. Acompanhará os projetos que estou realizando agora: PARAHYBAVISTA; JOÃO & MARIA; FLORESTA ARDENTE QUEIMADAS. Poderá acessar nossa GALERIA VIRTUAL, me acompanhar no INSTAGRAM e visitar a MINHA CIDADE...

Respire fundo e vá mergulhando... Siga o blog e dê uma espiadinha nas novidades que publico. Sem pressa... Foram anos de trabalho meticuloso para chegar até aqui, pertinho de você...


 VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL


Melhor visualizar em um computador/notebook/tablet, na versão para web

Postagem em destaque

A ARTE PRIMEVA DA HUMANIDADE: XAMÃ - PINTURA E FÉ NA CAVERNA!

RESTAURANDO UMA PINTURA

RESTAURANDO UM BEIJO

Um "passo a passo" da restauração que estou fazendo em uma pintura de minha autoria, de 1991, da coleção de Inaldo Leitão. A obra foi severamente danificada, em um acidente de translado. Aqui mostro os procedimentos.



OBS:

Se você não for um restaurador profissional, não faça isso em obras de terceiros, que exigem tratamentos por profissionais de restauração, com sofisticados recursos tecnológicos e  microscópicos procedimentos que duram anos.

Neste caso, a obra foi pintada por mim e isso me dá a segurança e autonomia necessárias para concluir o trabalho sem alterar as características originais da obra.

Passo 1:

Limpeza  aplicação de solução contra fungos e bactérias.

Diagnóstico. Escolha do melhor tratamento.

PASSO 2

Remendar as perfurações pela parte posterior da tela. Usei aqui recortes de tecido de algodão do tipo aproximado do utilizado na confecção da tela. Apliquei camadas generosas de super cola pano Acrilex, tanto na tela como no retalho a ser colado rejuntando os quatro cantos de cada remendo para vedar e evitar possíveis falhas. Pressionei ambos os lados da tela com recortes de acrílico, para fixar o "curativo", com cuidado para não danificar ainda mais a pintura. Não houve necessidade de retirar a tela da moldura pois poderia danificar ainda mais. 



PASSO 3
Depois de colados os remendos (PASSO 2), preenchi as suas bordas, como uma moldura, com "Acrilpuff", uma tinta para relevo em tecidos, que evitará que as bordas do "curativo" levantem com o tempo.
Agora é esperar 24 horas para iniciar a preparação da superfície da pintura e iniciar a sua restauração (48 hs).


PASSO 4

Decorridas as 24 hs da etapa anterior ("remendos" na parte posterior da tela), agora preparo a superfície da pintura para a sua restauração, daqui a 24 hs.

Apliquei com espátula gesso acrílico branco, bem espesso, para corrigir a superfície da pintura dos arranhões e dos "baixos-relevos"  das partes que foram remendadas por trás

Após 24 horas, lixarei gentilmente esses "retoques" e lhes farei uma texturização aproximada da textura da tela.



PASSO 5

Decorridas mais 24 horas da etapa anterior (retoques com gesso acrílico), agora lixei gentilmente as partes engessadas, aplicando mais uma fina camada de gesso onde fiz os remendos, colocando um retalho de tela para texturizar o mais próximo possível da original. Um curativo (rss). 

Após 24 horas, retirarei esses curativos e iniciarei os retoques na pintura.




PASSO 6

Decorridas mais 24 hs da etapa anterior, retoquei os "curativos" de gesso acrílico branco com toques de tinta a óleo diluída em terebentina, com tons aproximados aos da pintura. Como o proprietário da obra não pretende trocar a moldura original, pois todo o material foi confeccionado dentro de um presídio - inclusive a pintura, sendo também um registro dessa época, preferi fazer a restauração sem retirar a tela, para "não mexer com quem está quieto".... Afinal, são 24 anos já de pintada, sem nunca ter dado fungos ou cupins. "É madeira que cupim não rói" (rss).

Agora, esperar umas 72 hs para dar o acabamento final à pintura, aplicando um verniz semi fosco de retoque, após alguns dias da sua secagem.




NOTA

Esta etapa foi realizada em maio de 2015.

Infelizmente o trabalho foi interrompido (assim como várias outras encomendas) por problemas de saúde: primeiro a piora de uma neoplasia que já vinha tratando há anos no olho direito, que me causa dores e muita fotofobia; depois um princípio de enfisema pulmonar seguido de um infarto agudo do miocárdio, que me obrigou a submeter-me a uma revascularização total do miocárdio com a colocação de 3 pontes Safena e duas mamárias; em seguida veio a pandemia de COVID-19, quando, seguindo rigorosamente as orientações da ciência, voluntariamente resolvi praticar um isolamento social total e radical desde maio de 2020 - portanto não passava nem na frente de clínicas nem de hospitais. 

Agora estou retomando várias obras inacabadas encomendadas já há bastante tempo. Esta é uma delas. Ainda bem que posso contar com a confiança e a paciência dos amigos e amigas que apreciam e colecionam o meu trabalho.


PASSO 7

Restauração concluída!

Depois dos retoques finais, a tinta seca ao toque (esperei 30 dias), apliquei um verniz de retoque acrílico fosco, que não reage quimicamente com a tinta a óleo, formando uma película protetora que poderá ser removida sem causar danos à pintura em uma possível restauração futura.  Restaurei também a moldura original, atendendo ao pedido do tutor do quadro.

Como a obra é de minha autoria e estava bastante danificada, muito desbotada e com várias perfurações - inclusive com algumas áreas muito afetadas por algum produto abrasivo que impossibilitava a visualização de alguns detalhes da pintura original e o seu restauro preciso - trabalhei com maior liberdade, tornando-a mais vívida e acrescentando alguns detalhes, me mantendo porém fiel ao estilo e às limitações técnicas que eu tinha na época que criei a obra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS
Entre em contato conosco, deixe aqui a sua opinião...
(Os comentários são moderados, logo que possível publicaremos a resposta)