BEM-VINDOS!

PARAHYBA    BRASIL    ABRIL   2024

Este é o nosso BLOG, onde você conhecerá um pouco do ARTISTA e da sua OBRA, navegando nos generosos DEPOIMENTOS sobre a minha trajetória durante esses 50 anos de ATIVIDADE ARTÍSTICA E EXPOSIÇÕES e também em inúmeras REPORTAGENS na mídia. Acompanhará os projetos que estou realizando agora: PARAHYBAVISTA; JOÃO & MARIA; FLORESTA ARDENTE QUEIMADAS. Poderá acessar nossa GALERIA VIRTUAL, me acompanhar no INSTAGRAM e visitar a MINHA CIDADE...

Respire fundo e vá mergulhando... Siga o blog e dê uma espiadinha nas novidades que publico. Sem pressa... Foram anos de trabalho meticuloso para chegar até aqui, pertinho de você...


 VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL


Melhor visualizar em um computador/notebook/tablet, na versão para web

Postagem em destaque

A ARTE PRIMEVA DA HUMANIDADE: XAMÃ - PINTURA E FÉ NA CAVERNA!

sábado, 7 de março de 2020

EU E A LEI CANHOTO DA PARAÍBA: EPÍLOGO

Publicado em 07/03/2020


Quer saber de uma coisa? A secretaria de cultura do estado da Paraíba (o que está em minúscula é de propósito) abriu edital de convocação para novos candidatos ao REMA (Registro de Mestre das Artes), Lei nº 7.694, de 22 de dezembro de 2004, conhecida como "Lei Canhoto da Paraíba" (quem não sabe o que diabos é isso, clique no link). Pois bem, estou fodido de saúde e de bolso, atendo de sobra a todos os requisitos da bendita lei, que foi criada pela Assembleia Legislativa da Paraíba, por iniciativa do governo de Cássio Rodrigues da Cunha Lima, para beneficiar merecidamente nosso grande violonista que dá nome a referida lei, que estava acometido de um AVC, com um lado do corpo paralisado, passando por grandes dificuldades ...

Então comecei a me mexer, pois só abre nova vaga quando morre alguém. Procurei amigos que me orientaram e ajudaram - a quem agradeço a boa vontade. Ah! Mas quando se chega na burocracia... A fama de playboy, a história da família poderosa e meu passado na cadeia começaram a acovardar as "autoridades" de má vontade que legalmente poderiam provocar a minha candidatura (uma das exigências é que o candidato deve requerer ser indicado por alguma instituição listada no art 7º da supracitada "Lei Canhoto da Paraíba"). A secult é a primeira da lista, seguida da Assembleia Legislativa, do IPHAEP e demais ONGs e entidades sem fins lucrativos. Está lá na lei, claro como água. Mas a secult resolveu não mais provocar candidaturas, mesmo estando apta para tal na já referida lei (expressando interpretações equivocadas da lei e alterando a sua finalidade e procedimento - o que não lhes compete, pois apenas a Assembleia Legislativa tem essa competência, já que é uma lei estadual).

Aí começa uma "via crucis" para achar quem faça essa indicação... coisa que já tentei no passado via Assembleia e dei com os "burros nágua" - decepção, perda de tempo e de dinheiro com impressão de um monte de formulários, biografia, recortes de jornais, fotos de obras... Agora novamente uma dificuldade atrás da outra.... Muito "mi mi mi" com pessoas pedantes e chatas, e conversa mole... o bastante para o cara aqui notar que não teria a menor chance de tolerar e ser tolerado por essas pessoas; não, não conseguiria... pois nunca fui nem serei bajulador. Talvez por isso eu nunca tive apoio da dita "cultura oficiosa", que sempre me ignorou - apesar de divulgar a Paraíba para o mundo inteiro, mostrando o que fiz nesses 47 anos de trajetória artística através das minhas páginas públicas na internet - onde disponibilizo gratuitamente imagens de pinturas do PROJETO PARAHYBAVISTA, em alta resolução, para quem não pode comprar uma obra original possa imprimir reproduções, bastando fazer o download grátis na "nuvem":

Enfim, até aliviado, como quem tira um peso das costas, não vou mais atrás disso nem desse tipo de gente, muita chateação para receber míseros 2 salários mínimos e ficar sem liberdade, manobrado por gente muito aquém do valor que pensa que tem. "Mas eles passarão, eu passarinho..." 

Antes de sair humilhado com um "não" por medíocres burocratas oportunistas de plantão e depois virar demagógica estátua, como Augusto dos Anjos, eu superarei tudo isso, deixando para essa "cultura de panelinha" o meu protesto, "e que meu grito seja a revelação desse infinito que trago encarcerado em minh'alma":
- FODAM-SE!

"Sagarana na Pedra do Reino de Ariano Suassuna e Guimarães Rosa" (catálogo 494).
Pintura de Bruno Steinbach em óleo/tela, 80 x 163 cm. Dez 2012. João Pessoa, Paraíba, Brasil. Coleção: Peterson Martins. 

Leia a resenha completa:



domingo, 1 de março de 2020

PAI, A TERRA É REDONDA OU CHATA?

Bruno Steinbach. "Horóscopo" (Catálogo 2). Óleo/tela, 60x50 cm,1976, João Pessoa, Paraíba, Brasil. 
Coleção: José Alberto Kaplan e Márcia Steinbach Silva Kaplan, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
Deus olhou irado para baixo e respondeu com voz trovejante: 

- É esférica, imbecil!

- Iluminei parte da humanidade através das mentes de brilhantes cientistas, século após século,  afastando-a das trevas para onde os picaretas oportunistas orientados pelo capeta querem levá-la de volta: o obscurantismo da era medieval, quando a religião era usada para obter poder através do medo. 

- A Terra não é chata; chato é o idiota terraplanista que acredita nessas sandices e ainda paga a falsos pastores estelionatários que enganam os ignorantes em meu nome. Chato é aguentar gente assim usando meu nome em vão a serviço de poderosos egoístas que destroem tudo de maravilhoso que criei, que roubam os tesouros naturais da enorme maioria dos seres humanos, deixando-os morrerem de fome e de sede. Gente ruim que lucra com a guerra e com o fanatismo religioso. 

- Eu criei um mundo com a música, a arte, a natureza... um lugar que deveria ser de beleza, de felicidade e de prazeres. Mas subestimei o diabo, que criou a religião, com suas igrejas caçadoras de níqueis... e o livre arbítrio. 

- Tudo isso me intriga e me faz perguntar a mim mesmo: onde foi que eu errei?

Bruno Steinbach. "A mulher e o quadro"(Catálogo 151). Óleo/tela, 90x120 cm, 1990, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
Coleção: Leonardo Fontes Silva, João Pessoa, Paraíba, Brasil.