Sem Título, Catálogo (43)
Óleo/tela, 90 x 60 cm, 1980. João Pessoa, Paraíba, Brasil.
Acervo do Hospital Napoleão Laureano. João Pessoa, Paraíba, Brasil.
Pintura que fiz em 1980 e que não sabia por onde andava. Graças a gentileza do amigo Helio Santiago Mendes - que me enviou a imagem um dia desses, poderei juntá-la às demais do nosso catálogo. Segundo ele, a pintura está no excelente Hospital Napoleão Laureano (referência no tratamento do Câncer, em João Pessoa, Paraíba).
Pelo estilo, até parece que eu estava prevendo as tantas cirurgias a que me submeti e as que ainda terei que me submeter, brevemente, lá mesmo - inclusive os tubos lembram muito as pontes Safena que colocaram em mim. Por outro lado, também pode ser o rosto do Anjo que sempre me protege.
Remexendo no meu baú de memórias, não consegui lembrar como a obra foi parar lá. Mas lembro que na época participei de várias exposições beneficentes para alguns hospitais da minha cidade - pode ter sido isso ou alguém adquiriu e fez alguma doação. Mas o interessante é que em breve me encontrarei face a face com a obra, na sua casa, em enigmático encontro do criador com a criatura. Escrevi mais acima que a pintura poderia ser o meu Anjo protetor, mas agora eu penso que pode ser a minha própria imagem, trazida até mim pelo túnel do tempo nesses momentos alucinógenos que acontecem durante a criação: Esse cara sou eu!
Premonição?
* Atualmente estou aguardando uma cirurgia de retirada total do globo ocular e tudo que o cerca, pois é um câncer - e piorou muito com o surgimento de um tumor também na pálpebra inferior... é dor pra lascar! Comecei essa nova luta para conseguir uma cirurgia pelo SUS em 2024 e foram mais de 20 "viagens" para lá e para cá, feito bola de ping pong, mas finalmente consegui ser encaminhado para o local certo: o Hospital Napoleão Laureano, no dia 28 de abril passado, onde estou fazendo os exames pré-operatórios e provavelmente depois do retorno a nova consulta com o cirurgião de cabeça e pescoço, em agosto próximo, espero realizar a bendita cirurgia que me livre da dor e do carcinoma espinocelular bem agressivo confirmado pela biópsia, que já deveria ter sido diagnosticado e tratado há mais tempo por outros médicos mas ninguém quis "segurar o pepino" e ficaram me embromando (principalmente as burocracias internas de um hospital público considerado referência em oftalmologia e que nada fez por este meu olho), me devolvendo sempre para a burocracia da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SUS), que depois de muita demora (principalmente da USF onde eu sou infelizmente cadastrado devido ao meu endereço residencial) e outras tantas "viagens" me encaminhavam novamente para o destino errado... Deu trabalho para eu sair desse círculo vicioso, pois não fui bajular nenhum político nem pedir favor aos médicos amigos nem aos da família. Isso após recorrer várias vezes aos canais de ouvidoria do SUS, tanto Federal quanto municipal, fazendo sugestões e enfim reclamações todas bem fundamentadas - isso finalmente iluminou um bem intencionado funcionário da central de regulação municipal, que me ouviu e estabeleceu um canal direto comigo, sem ter que passar pelas hostilidades da unidade de saúde.
Paciência.
Paciência, resiliência e fé.
Já enfrentei bichos piores e venci; já pulei fogueiras maiores e ainda estou aqui...