BEM-VINDOS!

PARAHYBA    BRASIL    ABRIL   2024

Este é o nosso BLOG, onde você conhecerá um pouco do ARTISTA e da sua OBRA, navegando nos generosos DEPOIMENTOS sobre a minha trajetória durante esses 50 anos de ATIVIDADE ARTÍSTICA E EXPOSIÇÕES e também em inúmeras REPORTAGENS na mídia. Acompanhará os projetos que estou realizando agora: PARAHYBAVISTA; JOÃO & MARIA; FLORESTA ARDENTE QUEIMADAS. Poderá acessar nossa GALERIA VIRTUAL, me acompanhar no INSTAGRAM e visitar a MINHA CIDADE...

Respire fundo e vá mergulhando... Siga o blog e dê uma espiadinha nas novidades que publico. Sem pressa... Foram anos de trabalho meticuloso para chegar até aqui, pertinho de você...


 VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL


Melhor visualizar em um computador/notebook/tablet, na versão para web

Postagem em destaque

A ARTE PRIMEVA DA HUMANIDADE: XAMÃ - PINTURA E FÉ NA CAVERNA!

sábado, 1 de fevereiro de 2020

NOVO EDITAL DA LEI CANHOTO DA PARAÍBA- 2020

Governo abre edital para candidatos ao Registro dos Mestres das Artes (REMA) - "Lei Canhoto da Paraíba”



Abriram novas vagas agora e eu estou na batalha seguindo os procedimentos conforme a lei. E continuarei insistindo até morrer. Não moro em "loca" nem em favela, mas atendo os requisitos da Lei (que conheço de trás pra frente e até embaixo d'água). Não quero pôrra de estátua depois de morto... Já tentei uma vez ser indicado através da Assembleia Legislativa da Paraíba - uma das Instituições que podem indicar candidato ao REMA (Registro de Mestre das Artes, conhecida como "Lei Canhoto da Paraíba"). Depois soube pelo amigo que encaminhou o pleito que fui desdenhado pelo deputado a quem entregou vasto e caro dossiê (impresso às suas expensas). Enquanto sacudia o portfólio dentro de uma gaveta, disse que eu era "boa vida" e queria mamata, que não iria me ajudar. Até hoje fui ignorado, apesar de atender comprovadamente a todos os critérios da lei - inclusive "situação de carência econômica e social do(a) candidato(a)" - nunca levado em conta por causa da minha "fama" e da excelente situação financeira e social da minha família, que me ajuda como pode, no quesito moradia e medicamentos (os que uso o SUS não fornece).

Estou sem pintar desde 2016, por motivo de saúde (infarto com cirurgia radical de revascularização do miocárdio - com um longo período de recuperação e um "pouco" de depressão - e problemas recorrentes na visão - neoplasia), isso depois de superar um câncer de tireoide do tipo mais agressivo: carcinoma de células de Hürthle - e um de pele, próximo ao olho direito (basocelular). Estou absolutamente sem renda alguma. 




Acumulei 46 anos de atividade profissional reconhecida internacionalmente (levo o nome da Paraíba para o mundo inteiro, através dos sites que organizo e publico gratuitamente, divulgando minha arte e a minha terra... basta dar um clique no Google e comprovar)Enfim... 


Em 2004 realizei a exposição retrospectiva "STEINBACH - 30 ANOS DE PINTURA", no CASARÃO 34 (FUNJOPE). Um sucesso! Uma grata recordação de um importante momento da minha vida, bem registrado na longa entrevista para o programa "Prata da Casa", na TV ASSEMBLEIA.


Abri mão de direitos autorais de inúmeras imagens de obras minhas, que disponibilizo gratuitamente na "nuvem" em resolução de impressão para aqueles que não podem comprar uma original (aproveite e vá buscar a sua de GRAÇA).

Todo e qualquer artista paraibano que prove a sua atividade artística reconhecida por mais de 20 anos tem o direito ao benefício, se estiver em dificuldades financeiras e/ou de saúde. Mesmo que venha "das elites" ou que seja um artista erudito... o próprio Canhoto - para quem a lei foi criada - era famoso, não era artista de rua (dito da cultura tradicional popular) nem morava em comunidade, nem em favela, nem em loca embaixo de pedra. A "Lei Canhoto da Paraíba" não é uma "Bolsa Família"! E alguém conhece manifestação artística mais "tradicional" e antiga que a pintura? Meus primevos colegas pintores e xamãs pré-históricos - que embelezaram suas cavernas com suas pinturas, aqui no Seridó e no resto do mundo - respondem por mim...



Por enquanto sobrevivo graças a ajuda de familiares e alguns raros apoiadores do atelier. Mas até quando vou depender de caridade quando tenho direito a uma assistência legal e justa?

Resumo da resenha: mereço por comprovado mérito e necessidade. Vou morrer tentando... ou será que terei que morrer embaixo de um viaduto?


Veja mais no site do Governo do Estado:




VIVA CANHOTO!

Uma pequena amostra para quem não conhecia o Mestre Canhoto da Paraíba - que dá nome à lei nº 7.694 , de 22 de dezembro de 2004, o Registro de Mestre das Artes (REMA), para quem foi acertadamente CRIADA sendo ele merecidamente o seu primeiro beneficiário.




*Francisco Soares de Araújo (*Princesa Isabel, 19 de março de 1926 + Paulista, 24 de abril de 2008) foi um violonista e músico brasileiro. Era mais conhecido como Canhoto da Paraíba (e também por Chico Soares). Por ser canhoto, tocava com o violão invertido, mas sem inverter as cordas, pois precisava compartilhar o mesmo violão com seus irmãos, destros. Embora fosse filho de pai violonista, não teve a oportunidade de aprender com ele exatamente por ser canhoto. Canhoto aprendeu a tocar sozinho.