Como prometi há algum tempo, eu fiz a foto junto ao quadro que foi doado por mim ao Hospital Laureano, em 1980, numa exposição coletiva beneficente organizada pela senhora Creusa Pires na sua mansão na Epitácio Pessoa. E eu não sabia porque é que eu fizera essa pintura desse jeito, bem diferente das outras coisas que fazia. Hoje eu sei, foi uma premonição: Esse cara sou eu!
BEM-VINDOS!
PARAHYBA
BRASIL JANEIRO 2026
Este é o nosso BLOG,
onde você conhecerá um pouco do ARTISTA e da sua OBRA, navegando nos generosos DEPOIMENTOS sobre a minha trajetória
durante esses 50 anos de ATIVIDADE ARTÍSTICA E EXPOSIÇÕES e
também em inúmeras REPORTAGENS
na mídia. Acompanhará os projetos que estou realizando agora: PARAHYBAVISTA; JOÃO & MARIA; FLORESTA ARDENTE QUEIMADAS.
Poderá acessar
nossa GALERIA VIRTUAL, me acompanhar no INSTAGRAM
e
visitar a MINHA CIDADE...
Respire fundo e vá
mergulhando... Siga o blog e dê uma espiadinha nas novidades que publico. Sem
pressa... Foram anos de trabalho meticuloso para chegar até aqui, pertinho de
você...
Postagem em destaque
terça-feira, 2 de dezembro de 2025
A SAGA DO OLHO CEGO: FACE A FACE
quarta-feira, 5 de novembro de 2025
JANELA LÚDICA
Bruno Steinbach Silva, "Cabo Branco, opus VI".
Acrílica/tela, 70 x 100 cm. 17 de julho de 2013.
João Pessoa, Paraíba, Brasil. Coleção: Lua Maia Pitanga. Esta é uma das obras patrocinadas que estarão na mostra PARAHYBAVISTA -AGONIA E ÊXTASE.
Patrocínio: Lua Maia Pitanga.
https://parahybavista.blogspot.com.br
Coleção Marcelo Steinbach Silva (in memoriam).
Rebatizado para "ASA BRANCA, opus I", a pedido do seu novo tutor, Klécius Leite Fernandes.
Acervo: Klécius Leite Fernandes.
Bruno Steinbach Silva. "Parahyba, opus I" (catálogo 547).
Acrílica/tela, 60 x 100 cm, 22 dez 2016. Parahyba, Brasil.
Coleção: Lourdes Bonavides Mariz Maia. Recife (PE).
Obra patrocínio Parahybavista.
Conheça o Projeto Parahybavista:
https://parahybavista.blogspot.com/
Bruno Steinbach Silva. "PARAHYBAVISTA (SANHAUÁ, PORTO DO CAPIM e VARADOURO), opus I". Painel em acrílica/tela,
Acervo: Tribunal de Justiça da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, Brasil.
Obra patrocínio PARAHYBAVISTA.
O artista adia ao máximo a hora da despedida da sua cria. Ele sabe que doravante é ao mundo que pertencerá a sua querida debutante...
"Em primeiro plano, os casebres do porto do capim. Depois, o casario antigo do varadouro. No alto, a igreja de São Frei Pedro Gonçalves. Mais à direita, ao fundo, a cidade alta e a Igreja de São Francisco."
Encomenda da amiga Fátima Bezerra para o Salão Nobre do Tribunal Pleno, anexo ao edifício do Tribunal de Justiça da Paraíba.
"Embora secularmente a culta mente tente,
é impossível ocultar da Luz a face dessa pobre gente;
um dia seu nobre silêncio, gritante ao sol poente,
certamente despertará bravamente a nossa civilização dormente."
(Bruno Steinbach Silva
"Mais uma obra saindo do forno. Parabéns, Bruno Steinbach Silva, por essa mágica hiper-real que você extrai dos elementos - as águas e as cores parecem jorrar da junção paradoxal. Nessa releitura em que as casas humildes parecem beber o Sanhauá - a justiça divina do artista - são as mais iluminadas e de cores mais vivas. Assim como Polibio Alves, você extrai a beleza e o lirismo dos marginalizados, levando-nos ao êxtase sinestésico apesar da exclusão social dos desfavorecidos, metonimicamente, representados por suas casas."
(Peterson Martins, Professor UEPB - Campus V. Doutorado em Estudos da Linguagem)
Bruno Steinbach. "A mulher e o quadro". Óleo/tela, 90 x 120 cm, 1990, Presídio do Róger, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
segunda-feira, 1 de setembro de 2025
SETEMBRO EM OBRAS
![]() |
| "RETRATO DA MENINA" (Encomenda de Fátima Maranhão) |
![]() |
| "O Boxeador". 100 x 80 cm, acrílica/tela, 02/10/2025. João Pessoa-PB, Brasil. Coleção: Francisco Azevedo (Kiko). |
terça-feira, 5 de agosto de 2025
PARABÉNS PARAÍBA! 440 ANOS
![]() |
![]() |
| Bruno Steinbach. "Parahyba, opus I" (cat 547). Acrílica/tela, 60 x 100 cm, 22 dez 2016. Parahyba, Brasil. Coleção: Lourdes Bonavides Mariz Maia. Obra patrocínio Parahybavista. |
sexta-feira, 1 de agosto de 2025
GRATIDÃO
![]() |
| Acompanhado pelo meu irmão camarada Sérgio Lopes, amigo de todas as horas e todas as jornadas. |
![]() |
Recebendo a visita dos excelentes cirurgiões que me operaram: Dr Ary Serrano e seu filho Dr Daniel Serrano. |
![]() |
Com uma recuperação fantástica, recebi alta no dia seguinte e saí andando, ouvindo uma certa pianista que eu aprecio muito... |
terça-feira, 1 de julho de 2025
FACE A FACE
Pintura que fiz em 1980 e que não sabia por onde andava. Graças a gentileza do amigo Helio Santiago Mendes - que me enviou a imagem um dia desses, poderei juntá-la às demais do nosso catálogo. Segundo ele, a pintura está no excelente Hospital Napoleão Laureano (referência no tratamento do Câncer, em João Pessoa, Paraíba).
Pelo estilo, até parece que eu estava prevendo as tantas cirurgias a que me submeti e as que ainda terei que me submeter, brevemente, lá mesmo - inclusive os tubos lembram muito as pontes Safena que colocaram em mim. Por outro lado, também pode ser o rosto do Anjo que sempre me protege.
quinta-feira, 1 de maio de 2025
O TRABALHO NA OBRA DE PORTINARI
No dia do trabalho, faço meu registro aqui de um grande trabalhador da arte da pintura e duas magníficas obras entre tantas outras que nosso grande artista dedicou ao trabalho e aos trabalhadores.
Cândido Portinari: "O lavrador de café". 1934, óleo/tela, 100 x 81 cm.
Acervo do MASP.
domingo, 2 de março de 2025
ESTOU PIRATA NESTE CARNAVAL
Bem guardado aqui na nau
Nem sou cafuçu nem zé mané
E enfrento qualquer maré
(vou continuar enchendo o saco aqui até resolverem esse problema do meu olho)
A responsabilidade do Estado de garantir o acesso integral do indivíduo à saúde
https://www.jusbrasil.com.br/artigos/o-dever-do-estado-de-custear-o-tratamento-em-hospital-particular/225965116
Assim, pode se destacar que a despesa com a internação do paciente em hospital particular (aqui em João Pessoa há vários que realizam esse procedimento inclusive com convênio com o SUS) diante da falta de vaga ou especialista para proceder o tratamento coberto pelo SUS em hospital público deverá ser arcada pelo ente público, não eximindo-o da indenização por danos morais, que deverá ser fixada respeitando a extensão e gravidade.
A ausência de médicos especialistas não pode, e nem deve, implicar na espera do paciente por tratamento. Não é tolerável que o paciente tenha sua vida colocada em risco para que sejam desembaraçados procedimentos burocráticos, devendo ser tomadas todas as medidas cabíveis para o fornecimento do tratamento adequado.
Portanto, se por falta do atendimento médico adequado em hospital municipal, por exemplo, seja pela inexistência de unidade de terapia intensiva, ou na omissão da transferência do paciente para outro hospital, o mesmo vier, no caso mais gravoso, falecer, o dano deve ser compensado.
MEU CASO:
OLHO CEGO, INFLAMADO COM DOR CRÔNICA
Após várias idas e vindas, de filas e esperas, de abril até outubro, o ambulatório de plástica ocular do HULW negou-se a realizar o procedimento a que tenho direito, que qualquer especialista em plástica ocular deve realizar e que é coberto pelo SUS: a enucleação (que é a retirada total do globo ocular) recomendando informalmente (nem fizeram a regulação oficial) minha ida para outro Estado (para o Hospital das Clínicas de Recife, quando a médica indicada para o procedimento, titular do ambulatório de plástica ocular no Hospital das Clínicas de Recife, já me comunicou a impossibilidade de me operar devido ao agendamento estar preenchido com enorme demanda de crianças com retinoblastoma que já estão há mais tempo na fila de espera). Depois disso, no dia 19 de dezembro de 2024 consegui uma consulta na USF Timbó 1 e a médica solicitou o encaminhamento classificado como URGENTE VERMELHO para um oftalmologista e para triagem oncológica. Vejam a morosidade e descaso da burocracia da citada USF onde sou cadastrado: apenas no dia 30 de janeiro de 2025 fui chamado na já citada USF para receber a documentação que eu deveria ainda levar na regulação da secretaria de saúde municipal para que eles então agendassem um dia para um especialista em oftalmologia. Fiquei sem notícias até o dia 18 de fevereiro quando recebi um e-mail da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde me avisando que eu tinha uma consulta agendada pela regulação do SUS municipal para o departamento de oftalmologia do HULW no dia 17 de fevereiro - isso mesmo, não digitei errado; me enviaram da Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde um e-mail no dia 18 de fevereiro me comunicando uma consulta no dia 17 de fevereiro (!?). Então eu teria que procurar uma máquina de viajar no tempo para poder comparecer a consulta (e insistem em me enviar para um local que não faz o tratamento que preciso, ignorando a recomendação da médica para me enviar uma triagem oncológica no Hospital Napoleão Laureano).
O caso é grave: tenho dor crônica e suspeita de câncer em tumor na conjuntiva palpebral.
Paciência tem limite!
Então, quem tiver "culpa no cartório", prepare o lombo para levar as varadas da Justiça!
PIMENTA NO OLHO DOS OUTROS...
É REFRESCO!
Esse é um dos adagios populares mais verdadeiros que eu conheço.
(vou continuar enchendo o saco aqui até resolverem esse problema do meu olho).
Ah! Não vamos perturbar os Santos e as Santas - agradeço muito as orações mas o que eu preciso é de alguém que pressione a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa a resolver o meu problema e parar de ficar me embromando (a regulação), querendo me mandar para Recife-Pernambuco, quando aqui existem vários hospitais que poderão fazer o procedimento que é coberto pelo SUS!
Outra coisa: o procedimento que preciso fazer no meu olho é complexo; primeiro preciso fazer uma biópsia excisional no tumor conjuntivo palpebral. Se não for maligno, terei "apenas" que retirar totalmente o globo ocular (enucleação). Mas se o resultado for maligno, além do globo ocular terei que retirar todas as partes moles ao redor do olho, inclusive as pálpebras.
Portanto, já fui diagnosticado pelos melhores oftalmologistas do nordeste, já sei qual é o tipo de procedimento que tenho que fazer, já sei aonde eu terei que ir para fazer e sei quem são os pouquíssimos médicos que poderão fazer (não preciso de consulta de nenhuma "oftalmologista denorex de primeira viagem" para me dizer o que é para eu fazer e passar um colírio - que faz a consulta olhando para o Google, não tem a menor noção do que é anamnese e portanto não tem paciência para ler o histórico clínico do paciente, que muitas vezes é extenso, mas no meu caso é muito bem feito e a médica aprenderia muito se lesse. Eu já fui nos melhores do nordeste e já sei o que é para ser feito, apenas não tenho mais dinheiro. Preciso é que me encaminhem para o Hospital Napoleão Laureano - lá é tudo pelo SUS e eles sabem o que fazer.
Ou no HBOL, lá existe um excelente oftalmologista de plástica ocular que faz todos esses procedimentos, inclusive eu já fiz uma consulta particular com ele.
Ou me encomendem uma pintura de R$ 25.000 que quando eu voltar a pintar terei o maior prazer de entregar.
Estão querendo me fazer de "mané", mas não sou cafuçu - sou um pirata guerreiro habituado a enfrentar as mais terríveis tempestades... E essa marolinha desses arrogantes incompetentes vou vencer com certeza.
Não peço nada além do que eu tenho total direito, já espero por isso há muito tempo e vou judicializar os responsáveis (preparem os lombos para levarem as varadas da Justiça).
RESUMO DA ÓPERA
Olho direito cego, intratável, com necrose de enxerto (resultado nefasto de um tratamento iniciado em 2016 e com duas cirurgias que não deram certo, uma em 2019 e outra em 2023), presença de tumor conjuntivo palpebral (com suspeita de carcinoma basocelular), inflamação/infecção e dores crônicas.
Recomendações especializadas para tratamento:
1- Cirurgia de biópsia excisional (recomendado) ou incisional no tumor conjuntivo palpebral.
2- Enucleação com colocação de esfera para posterior prótese (plástica ocular). Devido ao péssimo estado da esclera se torna impossível a evisceração. (conforme a titular do ambulatório de plástica ocular do departamento de oftalmologia do HULW da UFPB.
3- Em caso de malignidade no tumor conjuntivo palpebral a recomendação é exenteração (retirada total do globo ocular e das partes moles da órbita, incluindo as pálpebras, a depender da gravidade e da área afetada).
Quem quiser saber da história não pergunte nada a mim, clique nos links aí embaixo que está tudo bem explicadinho:
PIMENTA NO OLHO DOS OUTROS É REFRESCO
https://www.facebook.com/share/v/15xASuhJRt/
OLHO POR OLHO
https://brunosteinbachsilva.blogspot.com/2025/01/olho-por-olho.html
APELO AOS DE BOA VONTADE
https://www.facebook.com/share/v/1BbMJwJxhX/
RECADO PARA O PREFEITO DE JOÃO PESSOA
"Gentileza gera gentileza"
quarta-feira, 1 de janeiro de 2025
OLHO POR OLHO
![]() |
Bruno Steinbach: "Olho por olho". Óleo/tela, 100 x 80 cm, 1999. João Pessoa, Paraíba, Brasil. Coleção: Tito Lívio. João Pessoa, Paraíba, Brasil. |
Afinal, cego de um olho e com muita dor, estou no último degrau que é a fila da esperança... Esperança de não "ver" mais a dor.
Acredito que Santa Luzia e Santa Dulce (a Santa baiana soteropolitana conterrânea, contemporânea e amiga da minha mãe) darão uma forcinha, para que venham os chamados e a medicina resolva este meu problema. O importante é me livrar dessa dor, mesmo ficando caolho - Camões tinha um olho só, Lampião tinha um olho só e o grande herói de Israel Moshe Dayan tinha um olho só...😉




.jpg)
.jpg)


























.jpg)








.jpg)