DESPEDIDA
Após 71 dias de brava luta contra a covid-19, o paraibano agora descansa em paz, deixando uma rica e digna biografia de homem público decente e competente, como empresário, como deputado, como governador do Estado da Paraíba e como Senador da República.
Aos familiares, meus sinceros sentimentos.O RETRATO DE JOSÉ MARANHÃO
Bruno Steinbach: "Retrato do Governador José Maranhão" (Cat 314). Óleo/tela, 160 x 144 cm, 2002, João Pessoa, Paraíba, Brasil. Coleção: José Targino Maranhão. |
Pintei o seu retrato (na imagem acima) em 2002, um presente que eu e Josué Guedes levamos em sua casa no Altiplano - a obra foi uma parceria entre eu (fiz a pintura), Josué (forneceu a tela e o transporte) e o então presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba Gervásio Bonavides Mariz Maia (pagou a moldureira com verba pessoal, do próprio bolso).
COMOÇÃO
Muita comoção defronte a residência do senador, com amigos, parentes e centenas de admiradores à espera da chegada do seu corpo - trazido pelos bombeiros - do Palácio da Redenção (onde houve um velório público) para uma cerimônia íntima na casa da família. Na praça em frente, com o retrato que pintei de Zé exposto ao público, realizou-se uma missa campal, quando a desembargadora Fatima Cavalcanti fez emocionante depoimento. Depois, o cortejo seguiu para Araruna, onde foi sepultado.
Veja o vídeo do JPB 2ª EDIÇÃO da TV CABO BRANCO:
ARTISTAS BRASILEIROS 2006
Em junho de 2006 fui surpreendido por um telefonema com uma excelente notícia: a pedido da sua esposa e minha amiga Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão, fui convidado pelo Senador José Targino Maranhão para participar da exposição coletiva de pintura “Artistas Brasileiros 2006”, mostra organizada pelo Senado Federal, objetivando catalogar e expor os artistas (pintores) mais expressivos da atualidade em seus respectivos Estados. A exposição foi no Salão Negro do Congresso Nacional, com abertura presidida pelo Presidente do Senado, Renan Calheiros, em solenidade muito prestigiada pela sociedade em geral e pelo corpo diplomático sediado no Distrito Federal. O evento foi um sucesso, com a participação de 60 artistas de todo o Brasil e cerca de 10.000 visitantes.
Bruno Steinbach entre os Senadores Renan Calheiros e Efraim Moraes, na solenidade de abertura da exposição. |
O Presidente do Senado Renan Calheiros e esposa, o Senador José Maranhão e Bruno Steinbach. |
O artista, o senador José Maranhão, o advogado José William Chianca e Márcia Steinbach Silva Kaplan. |
A minha participação no evento me garantiu uma reentrada na "atmosfera" da qual estivera afastado por um longo tempo... o que me fez grato ao casal por toda a vida.
Veja mais no site: