Um dia de vergonha nacional
Em 2014 pintei este painel quando também vivíamos um momento de ebulição política na Nação. Considerado por muitos como uma premonição dos tempos tenebrosos que se seguiriam até o dia primeiro de janeiro de 2023.
Mas a pintura continua atual, diria até atemporal, diante dos escabrosos fatos ocorridos neste triste domingo (08 de janeiro) quando a barbárie e a ignorância atentaram contra a democracia e a civilização. Uma turba de criminosos vândalos trogloditas e idiotas obscurantistas manipulados por terroristas de extrema direita depredaram os edifícios símbolos dos três poderes da Nação, causando absurdos danos aos belíssimos prédios criados por Oscar Niemeyer, tombados como patrimônio nacional de todo o povo brasileiro, e ao seu acervo de valiosas obras de arte, em imperdoável desrespeito às Instituições que formam a Democracia brasileira.
Depois de colocar ordem na casa, há que se investigar e punir com o máximo rigor da lei esses fascínoras degenerados - tanto para os que foram flagrados como para os que estão ocultos nas sombras, espalhados pelo Brasil e alhures, que ainda estão conspirando, planejando e financiando a prática de isolados atos de terrorismo, tentando destruir a nossa democracia e impor um regime autoritário de extrema direita.
Como já dito, o projeto terrorista fascista foi interrompido e o "golpe de Estado" fracassou, vencido pela força Constitucional e pela lealdade dos honrados brasileiros que a defendem. Desde ontem (1) todos os Três Poderes estão em pleno e harmônico funcionamento. A Democracia venceu o autoritarismo, a Civilização reprimiu a barbárie.
Mas até quando?
Para que isso jamais se repita e que a Democracia e a Constituição Brasileiras jamais sejam vilipendiadas, há que se investigar, se julgar e se punir exemplarmente, com o maior rigor que a lei permitir, todos os responsáveis por aqueles atos de terrorismo: tanto os que participaram ativamente da invasão e depredação - a turba de "zumbis" idiotas manipulados e os extremistas violentos - como os mentores e financiadores do mal sucedido plano de golpe de estado que ainda estão impunemente conspirando e soltos por aí, uma escória oriunda do submundo da política e que transita livremente na esgotosfera social, representando o que há de pior no povo brasileiro...
SEM ANISTIA!
Finalmente pacificados, há que se cumprir a promessa e reconstruir a Nação depressa, pois a fome tem muita pressa e é isso que mais a todos interessa!