A Cultura paraibana perdeu uma das suas grandes personalidades: O pianista, maestro, professor, compositor e escritor José Alberto Kaplan.
No dia 29 de junho de 2009 ele nos deixou, aos 74 anos de idade, vitimado pelos males de uma doença degenerativa rara que atingiu a sua medula e contra a qual lutara duramente por 11 anos. Seu corpo foi cremado, levado pelo éter, como uma música ao longe...
Argentino naturalizado brasileiro, Kaplan chegou à Paraíba em 1961, para dar aulas de piano na “Associação Campinense Pró-Arte”. Três anos mais tarde, fixou-se em João Pessoa, para ensinar piano no Setor de Artes da UFPB - do qual, por duas vezes, foi diretor. Sua contribuição para a Cultura e mais especificamente para a música erudita na Paraíba foi inestimável. Entre tantas realizações, idealizou a Orquestra de Câmara do Estado da Paraíba, da qual foi regente, o Festival de Verão de Areia - de repercussão nacional e foi um dos fundadores do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba, de onde foi professor. Compositor premiado nacionalmente, o maestro deixou inúmeras e valiosas obras, dentre as quais a “Cantata para Alagamar”, quando, segundo Luiz Augusto Crispim, “o maestro realizou a grande obra diante do seu mundo, e para além dos limites do seu tempo. Deixando pintado assim, na Paraíba, o seu próprio retrato. Retrato do artista quando eterno”. Escreveu livros de técnicas de ensino de piano e suas memórias, que foram registradas no livro “Caso me esqueça(m)” .
Tive o privilégio de conviver com ele. Homem de enorme carisma, íntegro, disciplinado e inteligentíssimo, de vasta cultura, com raciocínio rápido e aguçado senso de humor (certa feita, fazendo-lhe uma visita com minha namorada - que ele acabara de conhecer - iniciei aquela conversa boba de consolar doente. Ele estampou seu sorriso largo e disse: “Pimentum in anus outrem refrescus est”). Casado com a minha irmã Márcia, por duas vezes acolheu-me na sua casa - em dois difíceis momentos da minha vida. Incentivou a minha carreira, deu-me conselhos, sempre gentil e conciliador. Com a saudade ficará a minha gratidão.
Jamais esquecerei as tardes em que pintava em sua casa, ouvindo-o com os seus alunos ao piano, como uma música ao longe... BRAVO, MAESTRO. BRAVÍSSIMO!
Bruno Steinbach Silva
Castelo Branco, Paraíba, Brasil, 02 de julho de 2009.
Castelo Branco, Paraíba, Brasil, 02 de julho de 2009.
José Alberto Kaplan
José Alberto Kaplan nasceu em Rosário, Argentina, em 16 de julho de 1935 e faleceu em João Pessoa, em 29 de junho de 2009.
Pianista, professor, compositor e regente. Recebeu diversos prêmios, entre os quais o Diploma de Honra no VI Concurso Internacional de Piano Maria Canals (Barcelona, Espanha, 1960); o 2.º lugar (Funarte, Rio de Janeiro-RJ, 1979), e o 1.º Prêmio no I Concurso Brasileiro de Composição de Música Erudita (Funarte, Rio de Janeiro-RJ, 1978). Como pianista, atuou nas principais cidades da Argentina, Estados Unidos e do Brasil. Em 1972 formou o Duo de Piano a 4 mãos Kaplan-Parente, cujo objetivo principal foi a divulgação do repertório de autores brasileiros para esse tipo específico de formação camerística. Nos Estados Unidos, realizou 25 recitais sob o patrocínio dos Partners of America. Foi Regente Titular da Orquestra de Câmara do Estado da Paraíba (1974-1977), da Camerata Universitária da UFPB (1978-1980) e da Orquestra Sinfônica do Estado (1986). Também atuou como Regente do Coral Universitário Gazzi de Sá de 1983 a 1985.
Suas composições para Piano, Violão, Coro Misto e diferentes combinações instrumentais foram editadas por Editoras do Brasil, Chanterelle Verlag (Heidelberg - Alemanha) e Brazilian Music Enterprises (EUA). Várias de suas obras foram gravadas. Participou, como compositor convidado, das Bienais de Música Brasileira Contemporânea realizadas no Rio de Janeiro em 10 edições.
Como professor de Piano e Harmonia, foi convidado a participar dos mais importantes Festivais realizados no País: Ouro Preto (MG), Londrina (PR), Oficina de Música de Curitiba (PR), Vale Veneto (RS), Porto Alegre (RS) e no 1.º Festival Internacional de Música de Natal (RN). Também ministrou Cursos e Masterclasses em Belém (PA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Maceió (AL), Campinas (SP), Goiânia (GO), Porto Alegre e Pelotas (RS), a convite de Universidades e prestigiosas entidades musicais.
Idealizador e Diretor Artístico do "Festival de Verão de Areia" - realizado na cidade de Areia (PB) nos anos de 1976 e 1977.
As Câmaras Municipais das cidades de João Pessoa e de Areia e a Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba outorgaram-lhe títulos de cidadania nos anos de 1975, 1976 e 1995, respectivamente.
O Conselho Estadual de Cultura concedeu-lhe, em 1998, o "Diploma de Honra ao Mérito" pelos relevantes serviços prestados à cultura paraibana.
Foi professor de Piano e Matérias Teóricas (Harmonia Tonal, Contraponto e Estética) no Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba de 1964 a 1996, quando se aposentou. Reside no Brasil desde 1961, tendo adotado a cidadania brasileira em 1969.
A UFPB, por ocasião das solenidades de comemoração do seu cinquentenário, concedeu a José Alberto Kaplan o título de Professor Emérito e a Comenda Sapientia Aedificat da UFPB, em 2 de dezembro de 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTÁRIOS
Entre em contato conosco, deixe aqui a sua opinião...
(Os comentários são moderados, logo que possível publicaremos a resposta)