A estética hiper-regional na literatura brasileira.
Convite para o lançamento do livro "OS SERTÕES INFINITOS DE ROSA E SUASSUNA:
a estética hiper-regional na literatura brasileira".
Visita a página do evento e clica em "participar":
Está pronto o livro do amigo Peterson Martins, sobre a presença do hiper-regional nas obras de Ariano Suassuna e Guimarães Rosa. Em breve, nas melhores livrarias do Brasil.
Eu tive o prazer e a honra de pintar para ele o painel cuja foto ilustra a capa do livro. Ele, generoso, fez questão de incluir minha foto com a biografia na “orelha” do livro, que além do trabalho acadêmico, mostra uma interessante entrevista com o escritor Ariano Suassuna.
Sobre a obra:
A capa do livro de Peterson Martins: “Os Sertões Infinitos de Rosa e Suassuna”
“A operação de Peterson Martins consiste em formalizar a tradução respectiva dos dois escritores em pauta para construir uma metateoria, um empreendimento da sua lavra. Tal é um dos traços de inovação do pesquisador: ele começa por investir discursivamente o espaço do Sertão (Homem e Natureza) dotando-o de um discurso análogo ao texto social da dita “maioria silenciosa”, desde o dia que descobriu uma tradição tida por genuína no engenho dos compadres Ariano e Guimarães. Dessas duas matrizes constitutivas do seu material discursivo do Sertão, ele leva à luz um Sertão que Fala com eles e pela mediação deles com ele.”
(Prof. PhD. Sébastien Joachim – premiado pelo Governo Francês, em 2002, com a Chevalier De l´Ordre Dês Palmes Académiques)
Sobre a pintura:
Bruno Steinbach. “Sagarana na Pedra do Reino de Ariano Suassuna e Guimarães Rosa”. Pintura em óleo/tela, 80 x 163 cm, encomendada pelo amigo Peterson Martins para ilustrar a capa do seu livro "OS SERTÕES INFINITOS DE ROSA E SUASSUNA: a estética hiper-regional na literatura brasileira".
Dez 2012. João Pessoa, Paraíba, Brasil.
Coleção: Peterson Martins. João Pessoa, Paraíba, Brasil.
Um grande encontro de grandes homens:
Ariano Suassuna e Peterson Martins!
Peterson escreveu o livro “Os Sertões Infinitos de Rosa e Suassuna” (sobre os pontos de convergência estética entre Ariano e Guimarães Rosa, tema da sua tese de doutorado) e foi presentear o colega com uma reprodução em tecido da pintura que tive a honra de fazer para a capa do livro (painel enorme, veja o original mais embaixo).
Recado que recebi de Peterson:
”Bruno Steinbach Silva, Ariano Suassuna disse que foi um dos presentes mais honrosos que recebeu. Ficou maravilhado com sua obra! Tá vendo, meu amigo, eu te falei. Ele chamou “brincando” a composição de “Santíssima Trindade“.
"Ignore aqueles que não gostam do que você faz, pois não sabem porque não gostam...
Escute aqueles que gostam, pois sabem porque gostam!"
(Ariano Suassuna, ao receber o presente do meu amigo Peterson Martins - uma reprodução em giclée da pintura que fiz para a capa do seu livro "Os Sertões Infinitos de Rosa e Suassuna").
SERVIÇO:
Local: O Sebo Cultural
Data: 26 de julho de 2013, às 19:00hs
Av. Tabajaras, nº 848, centro
João Pessoa, Paraíba, Brasil.