BEM-VINDOS!

PARAHYBA    BRASIL    MARÇO   2024

Este é o nosso BLOG, onde você conhecerá um pouco do ARTISTA e da sua OBRA, navegando nos generosos DEPOIMENTOS sobre a minha trajetória durante esses 48 anos de ATIVIDADE ARTÍSTICA E EXPOSIÇÕES e também em inúmeras REPORTAGENS na mídia. Acompanhará os projetos que estou realizando agora: PARAHYBAVISTA; JOÃO & MARIA; FLORESTA ARDENTE QUEIMADAS. Poderá acessar nossa GALERIA VIRTUAL, como me acompanhar no INSTAGRAM, no TWITTER e visitar a MINHA CIDADE...

Respire fundo e vá mergulhando... Siga o blog e dê uma espiadinha nas novidades que publico. Sem pressa... Foram anos de trabalho meticuloso para chegar até aqui, pertinho de você...


 VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL


Melhor visualizar em um computador/notebook/tablet, na versão para web

Postagem em destaque

A ARTE PRIMEVA DA HUMANIDADE: XAMÃ - PINTURA E FÉ NA CAVERNA!

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

NO MEIO DO CAMINHO TEM UMA PEDRA... TINHA UMA PEDRA NO MEIO DO CAMINHO!

UM DRAMA DA VIDA REAL
 


Estou sofrendo ataques pessoais, ameaças e incitação ao ódio contra mim, na abertura do perfil da proprietária das páginas abaixo, no orkut. Portanto, faz-se necessário este esclarecimento:

É lamentável. Peço desculpas a todos os visitantes deste blog, que vêm aqui para ver obras de arte e poesia, não coisas desse tipo. Jamais traria assunto tão desagradável à tona nesta página, apesar de todo o acontecido estar bem registrado na minha biografia (pois nunca pretendi "tapar o sol com uma peneira", sempre fui um homem de bem, transparente e que assume o que diz e faz). Mas a atitude dessa mulher (que não conheço e que nunca vi) me força a falar sobre esse tema horrível. Ela me acusa de assassino - sugerindo caso de impunidade - de bandido perigoso, me chama de "babaca", e ainda dá o endereço deste blog para as pessoas "conferirem o assassino"... (o "Fils de pute" ela já tirou do ar, mas tenho tudo salvo nos meus arquivos, caso ela retire tudo e depois venha a negar. Terei como provar). Ainda bem que deu esse endereço, talvez por burrice, dando assim a oportunidade para que se veja a minha trajetória de superação como homem e como artista, que nada tem de babaca e nem de bandido. É só navegar calmamente pelas páginas do blog, observando as "porcarias" que fiz e com quem andei durante esse tempo. Ou simplesmente "cole" o meu nome na busca do google e veja as reportagens de jornais e outras publicações on line. Aí sim, tire as suas conclusões!

OS FATOS.

O acontecimento, aliás - vamos deixar de eufemismos - o crime aconteceu em 1988, numa briga de bar, onde os dois tios dessa pessoa me atacavam ( o que fiz foi em legítima defesa, em momento de violenta emoção, que, infelizmente, não foi acatada pelo Júri, influenciado pela pesada campanha promovida na imprensa por familiares das vítimas). Foi um julgamento polêmico, onde o que prevaleceu foi a influência das matérias publicadas diariamente pela imprensa local (muitas delas pagas). Não tive direito a novo júri, mesmo sendo réu primário e com bons antecedentes - que as vítimas não tinham - e apesar do resultado ser de 4 a 3... Por um voto não fui absolvido! Mas isso é ponto pacífico e já passou... Isso 21 anos atrás!
Sei que errei. Um erro terrível que me obriga a carregar um pesado fardo pelo resto da minha curta vida... Sinto imenso pesar pelo sofrimento causado às famílias envolvidas. Mas nada posso fazer! Não posso voltar no tempo. A única atitude que eu poderia tomar na época era justamente a que tomei: Responder pelo crime cometido!
Me apresentei à Justiça, fui condenado e CUMPRI A MINHA PENA!
Mais de 10 anos preso (só Deus sabe o que passei: a vigilância e a pressão acirradas e constantes dos familiares das vítimas para que meus direitos fossem negados, durante o cumprimento da pena...o que me obrigou e requerer a minha transferência para uma Instituição Prisional Agrícola em outro Estado, no meio do mato e longe dos filhos e da família. Um inferno em vida!).
Com bom comportamento e muita dedicação ao trabalho, fui indultado por merecimento pelo decreto do Sr. Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, em 2000, com alvará legal de extinção da punibilidade expedido pelo Douto Juizo competente e com parecer favorável do Representante do Ministério Público (duas laudas!), sendo perdoado e posto em total, indiscutível e irreversível liberdade! (veja a biografia).
Portanto não é mais um caso de impunidade
Houve o Jus Puniendi.
Saldei a minha dívida com a sociedade e retomei com imenso esforço a minha vida, enfrentando todo tipo de preconceito e lutando contra aqueles que teimam em me marginalizar (como é o caso dessa pessoa em questão). Continuei morando na minha cidade, de cabeça erguida como sempre esteve, mesmo no cárcere, onde jamais perdi a dignidade. Reiniciei as minhas exposições, retomei contatos, abri este blog, tudo com muita dificuldade e muito trabalho! Quem acompanha o blog já deve ter notado os horários das publicações...aqui nada tem hora para terminar: só acaba quando está pronto! Tenho trabalhado muito para retomar meu espaço... e devo dizer que estou conseguindo. Sem bajulações, sem pertencer a "arrogantes panelinhas" de galerias e deste ou daquele governo, enfim, mantendo toda a dignidade e independência estética e política que sempre tive, mesmo nos piores lugares e dias (ou anos) por onde e por que passei. Agradeço de todo o meu coração aos que me visitam aqui, com seus comentários positivos (e são muitos, já passamos os 11.800 visitantes!), pois isso é realmente o que importa ao verdadeiro artista - "ver alguém ardendo no fogo que ele próprio ateou". Que Deus continue a lhes dar essa grandeza de Espírito que se sobrepõe a todo tipo de sentimentos pequenos e mesquinhos.
Enfim,voltei para a mídia. Não por vaidade, mas por necessidade, pois todo artista tem que expor e se expor, são os ossos do ofício...
E isso ofendeu muito a essa criatura, que além de escrever ofensas contra mim ainda estende-as aos meus amigos e às autoridades constituídas, questionando a sua integridade! (sem falar das centenas de telefonemas anônimos que recebo, a toda hora). Estou livre desde o ano 2000. Por que essa arenga agora? Só pode ser por inveja e para se promover às minhas custas! Ou será que é para me intimidar?
O meu sucesso e a minha competência a incomodam, e está tentando de tudo para perturbar ainda mais a minha vida, tentando colocar os "internautas" contra mim. Não conseguirá! Jamais descerei ao mesmo nível. Mas sei me defender muito bem e saberei responder a quaisquer agressões que venha a sofrer, mesmo que da parte de "profissionais" (apesar de sabermos que da traição nem Jesus escapou).
Sei muito bem que nada justifica o que fiz... MAS JÁ FUI PUNIDO! O que é que ela quer mais? No Brasil não tem pena de morte e nem prisão perpétua.
Um dia todos que cumprem pena sairão... É a nossa realidade.
..
Mas ela esqueceu de falar da biografia dos tios...
.
...Que agora quer tornar "santos".
Um deles, o causador da confusão, já era condenado pela Justiça por roubo (Sua condenação consta nos autos processuais). Poderia descrever coisas bem mais graves, mas vou parar por aqui. Não descerei ao nível da ofensa, principalmente em relação a pessoas que já não podem se defender. Mas na minha sentença condenatória podemos ler: "as vítimas tinham um comportamento reprovável". Sinto imensamente ter que falar essas coisas de quem já morreu, e que Deus me perdoe. Mas não me resta opção.
Até compreendo o fato dela não conhecer o significado e toda a grandeza da palavra e do ato do perdão; isso só os espíritos evoluídos percebem, o que não é o seu caso.
Agora o que mais me preocupa é a atitude irresponsável dessa criatura que está querendo mesmo é aparecer, e pelo visto está conseguindo. Ela não está nem aí para os tios, que mal conheceu! (olhem as suas fotos no orkut e procurem alguma em que esteja ao menos triste...).
Esperarei que a equipe do orkut aja, antes de processá-la judicialmente pelas ofensas.
Antes, porém, farei um apelo:
- Pare com essa palhaçada. Com essa atitude leviana e irresponsável você está trazendo à tona fatos geradores de enormes sofrimentos , que ressuscitarão antigos ódios e ressentimentos que já machucaram demais ambas as famílias. No afã de destilar e inocular o seu veneno hereditário você pretende semear a discórdia? Pense nas consequências do seu gesto .
Pare de hipocrisia. Você tinha três ou quatro anos de idade quando tudo isso aconteceu e não convivia com seus tios. Então não venha querer passar a imagem de uma família unida e feliz destruída por mim: Uma ova!
E não serei hipócrita pedindo perdão... Nada devo a ninguém!
Da mesma forma que acatei e cumpri a punição, agora todos terão que se conformar com a minha liberdade, respeitando a minha privacidade e os meus direitos de cidadão, que foram totalmente retomados. A mesma Lei que me puniu agora me protege da ânsia de vingança, do preconceito e da discriminação de quem quer que seja.
Quer queiram ou não!
Menina! Depois que soube das suas ofensas, fui à sua página... vi que você é uma pessoa bonita, saudável, que está progredindo na vida, que tem muitos amigos... Então aproveite! Não se deixe envenenar e influenciar, entrando em uma guerra que não é sua! E muito menos da minha mãe, falecida há 43 anos e que você impensadamente ofendeu. Não alimente esse ódio contra uma pessoa que nunca te fez mal e que jamais fará! Lave a sua alma, livre-se desses sentimentos negativos e atrasados!
Enterre os seus mortos... e deixe os vivos viverem em paz!
..
Agora vou deixar de me preocupar com isso. Tenho muito o que fazer e pessoas maravilhosas para ocupar o meu tempo, que estou gastando com essa cria nefasta. Não ficarei mandando e nem recebendo recados e provocações, deixarei que a consciência dessa pessoa com coração de cobra e pele de cordeiro controle seus ímpetos. Ou a Justiça, se a ofensa continuar.
O que houve até aqui posso muito bem perdoar. Aliás, já perdoei.
Porque homem que é Homem o bicho nem pega e nem come...
.
"No meio do caminho tem uma pedra... Tinha uma pedra no meio do caminho!"


.

Um comentário:

  1. Caro senhor,

    fiquei estarrecida diante desse texto, li tb a sua biografia,

    todos tem direito de recomeçar!

    O que essa mulher está fazendo é uma guerra de nervos,
    que o senhor encontre a paz em caminhos mais amenos,

    boa sorte e sucesso sempre!

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS
Entre em contato conosco, deixe aqui a sua opinião...
(Os comentários são moderados, logo que possível publicaremos a resposta)