BEM-VINDOS!

PARAHYBA    BRASIL    MARÇO   2024

Este é o nosso BLOG, onde você conhecerá um pouco do ARTISTA e da sua OBRA, navegando nos generosos DEPOIMENTOS sobre a minha trajetória durante esses 48 anos de ATIVIDADE ARTÍSTICA E EXPOSIÇÕES e também em inúmeras REPORTAGENS na mídia. Acompanhará os projetos que estou realizando agora: PARAHYBAVISTA; JOÃO & MARIA; FLORESTA ARDENTE QUEIMADAS. Poderá acessar nossa GALERIA VIRTUAL, como me acompanhar no INSTAGRAM, no TWITTER e visitar a MINHA CIDADE...

Respire fundo e vá mergulhando... Siga o blog e dê uma espiadinha nas novidades que publico. Sem pressa... Foram anos de trabalho meticuloso para chegar até aqui, pertinho de você...


 VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL


Melhor visualizar em um computador/notebook/tablet, na versão para web

Postagem em destaque

A ARTE PRIMEVA DA HUMANIDADE: XAMÃ - PINTURA E FÉ NA CAVERNA!

sexta-feira, 23 de março de 2012

GOVERNADOR JOÃO AGRIPINO

Mais uma imagem resgatada para o nosso catálogo, desta feita graças a delicada atenção de Maria de Lourdes Bonavides Mariz Maia, que enviou-me há pouco tempo as fotos do retrato que pintei do seu pai. É com alegria que o deixo devidamente catalogado.
Bruno Steinbach. "Governador João Agripino".
Óleo/tela, 100 x 80 cm. 19 de setembro de 1999. Engenho Santo Amaro, Santa Rita, Paraíba, Brasil.
Coleção: Maria de Lourdes Bonavides Mariz Maia. Recife, Pernambuco, Brasil.

   João Mariz Maia (depois João Agripino Filho) nasceu em Brejo do Cruz, Paraíba, em 1 de março de 1914. Filho de João Agripino Maia de Vasconcelos II e Angelina Mariz Maia, pertencia a famílias de grande influência política e econômica no estado da Paraíba, com origens no sertão paraibano, mais precisamente em Catolé do Rocha e no norte-riograndense, a família Maia. Também pertencia a outra importante família da Paraíba, com raízes em Sousa, os Mariz. Era irmão de Tarcisio Maia que foi Governador do Rio Grande do Norte no período 1975-1979, primo de Lavosier Maia que também foi Governador do Estado do Rio Grande do Norte entre 1979-1982, tio do Senador José Agripino Maia (DEM-RN), que foi prefeito de Natal (1979-1982) e duas vezes Governador do Rio Grande do Norte (1983-1986 e 1991-1994), primo do ex-governador da Paraíba Antonio Mariz. Também era primo e cunhado do chefe político absoluto de Catolé do Rocha, coronel José Sergio Maia de Vasconcelos, que foi prefeito de Catolé do Rocha por 4 mandatos. Começou seus estudos na Escola D. Higina e posteriormente foi estudar em João Pessoa, capital do estado, no Liceu Paraibano.

   Prestou vestibular para Direito e formou-se Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Recife, foi líder estudantil, fazendo parte do grupo que se opunha ao integralismo e ao nazismo. Foi professor primário, promotor público no Rio Grande do Norte e na Paraíba, e advogado de pequenos camponeses.
João Agripino foi procurador da prefeitura do Brejo do Cruz, promotor público do Jardim do Seridó e um dos fundadores da União Democrática Nacional (UDN), candidatou-se nessa legenda, pelo seu estado, em 1946, cumprindo sucessivos mandatos, até 1961. Licenciou-se, nesse ano, para ser o primeiro titular do Ministério de Minas e Energia, permanecendo no cargo durante o governo Jânio Quadros, de 31 de janeiro a 25 de agosto de 1961, voltando à câmara federal. Foi reeleito e, em 1962, elegeu-se ao Senado. Foi governador da Paraíba de 31 de janeiro de 1966 a 15 de março de 1971; diretor do Banco Industrial de Campina Grande; ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) (1973), do qual foi presidente. Com a volta do pluripartidarismo, filiou-se, em 1981, ao Partido Popular (PP), e, com a incorporação deste ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), elegeu-se, nessa legenda deputado federal, em 1982.

   
   Faleceu em 6 de fevereiro de 1988.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS
Entre em contato conosco, deixe aqui a sua opinião...
(Os comentários são moderados, logo que possível publicaremos a resposta)