BEM-VINDOS!

PARAHYBA    BRASIL    MARÇO   2024

Este é o nosso BLOG, onde você conhecerá um pouco do ARTISTA e da sua OBRA, navegando nos generosos DEPOIMENTOS sobre a minha trajetória durante esses 48 anos de ATIVIDADE ARTÍSTICA E EXPOSIÇÕES e também em inúmeras REPORTAGENS na mídia. Acompanhará os projetos que estou realizando agora: PARAHYBAVISTA; JOÃO & MARIA; FLORESTA ARDENTE QUEIMADAS. Poderá acessar nossa GALERIA VIRTUAL, como me acompanhar no INSTAGRAM, no TWITTER e visitar a MINHA CIDADE...

Respire fundo e vá mergulhando... Siga o blog e dê uma espiadinha nas novidades que publico. Sem pressa... Foram anos de trabalho meticuloso para chegar até aqui, pertinho de você...


 VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL


Melhor visualizar em um computador/notebook/tablet, na versão para web

Postagem em destaque

A ARTE PRIMEVA DA HUMANIDADE: XAMÃ - PINTURA E FÉ NA CAVERNA!

terça-feira, 31 de março de 2015

EXPOSIÇÕES E REPORTAGENS


PERFIL DO ARTISTA
BRUNO STEINBACH SILVA nasceu no dia 27 de agosto de 1958, na cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Neto de Alemães e de Portugueses, filho de pai paraibano e de mãe baiana, com tempero bem brasileiro. Dedicou-se logo cedo à pintura, como autodidata. Em 1976 realizou sua primeira exposição de pintura, na Galeria Pedro Américo, da Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa-PB). Em 1977 ganha o prêmio de melhor pintura na Coletiva Universitária de Artes Plásticas da Paraíba, no Museu de Arte Moderna de Campina Grande-PB. No mesmo ano, ingressa no curso de Licenciatura Plena em Letras e, posteriormente, no de Bacharelado em Filosofia Plena, ambos na UFPB. 

Em 1978 realiza sua primeira exposição individual na Reitoria da UFPB, com desenhos e gravuras onde a temática social era um claro protesto contra o regime militar da época. 

Em 1998 realizou uma exposição individual de grande repercussão no meio sócio-cultural do Rio Grande do Norte, a Mostra “Nômades Amantes do Tempo” (Pinturas Eróticas), que inaugurou a Galeria de Arte do Museu Municipal de Mossoró. As matérias positivas publicadas nos jornais, quase que diariamente, levaram-no a ser convidado para expor as obras na Capitania das Artes, Fundação Cultural da Prefeitura de Natal. 

Em 2002, pinta o retrato do Presidente Epitácio Pessoa, obra inaugurada em sessão solene no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, onde foi instalada. Bruno é convidado a ocupar a tribuna da Casa, onde faz um discurso sobre a vida de Epitácio Pessoa e é aplaudido de pé pelos presentes. No mesmo ano, pinta o retrato do Deputado José Mariz, para o Plenário do qual é o Patrono. 

Em 2004 realiza a exposição retrospectiva “Steinbach 30 anos de Pintura”, com cerca de 50 obras, do primeiro quadro a óleo à atualidade, no Casarão 34, Centro Cultural de João Pessoa. 

Em junho de 2006 é convidado a participar da Exposição Coletiva de Pintura “Artistas Brasileiros 2006”, mostra organizada pelo Senado Federal, objetivando catalogar e expor os artistas (pintores) mais expressivos da atualidade em seus respectivos Estados. Bruno foi representando a Paraíba. A exposição foi no Salão Negro do Congresso Nacional, com abertura presidida pelo Presidente do Senado, Renan Calheiros, em solenidade muito prestigiada pela sociedade em geral e pelo corpo diplomático sediado no Distrito Federal. O evento foi um sucesso, com a participação de 60 artistas de todo o Brasil e cerca de 10.000 visitantes. Esse evento abriu-lhe novos horizontes profissionais, tanto no Brasil como no exterior. 

Especialista na pintura a óleo/tela, Bruno é um artista estilisticamente nômade, percorrendo todos os lugares que a sua imaginação criadora permite, sempre buscando o aperfeiçoamento e criando novas técnicas, mostrando a beleza do seu requinte profissional, seja nos retratos ou nos quadros sensuais, nas paisagens ou nas naturezas mortas. Seu nome é citado em livros e há inúmeras reportagens sobre sua vida em revistas e jornais do Brasil. Os quadros de Steinbach adornam paredes sofisticadas da Europa, Estados Unidos e Canadá, integrando coleções particulares dos aficcionados da arte. 

Hoje reside em João Pessoa, Paraíba, onde possui ateliê de pintura e continua vivendo unicamente de sua arte, que mostra regularmente em viagens pelo Brasil. 


EXPOSIÇÕES (1976 - 2011):

Veja imagens e reportagens na página do Google...



As Principais Exposições

 Parahybavista - Urbe & Orbe. 2010Individual (infogravuras com paisagens da Paraíba). De 15 a 31 de julho de 2010. Área de lazer do SESC/centro. João Pessoa, Paraíba, Brasil. Composta de um álbum de gravuras com paisagens da capital e arredores, sendo a primeira etapa do projeto Parahybavista (em andamento). Agradecimento aos parceiros, em especial a Joaquim Norberto Sales (Panificadoras Bonfim)  


Mulheres em Evidência. 2008. Uma homenagem à mulher (Individual, pinturas de retratos de mulheres influentes e de destaque em diversos segmentos da sociedade paraibana). Organizada pelo Governo da Paraíba, através da Sub-secretaria de Cultura, com produção de  Rosanna Chaves,  em   reverência ao  chamado Mês da  Mulher. A exposição faz parte do “Projeto Cultura no Centro”, que realiza anualmente eventos  culturais  no  centro  histórico  da  cidade. De 06 a 30 de março, Casarão dos Azulejos, sala Tomás Santa Roza, João Pessoa, Paraíba.


 Artistas Brasileiros 2006. Mostra organizada pelo Senado Federal, objetivando catalogar e expor os artistas (pintores) mais expressivos da atualidade em seus respectivos Estados. Eu fui representando a Paraíba. A exposição foi no Salão Negro do Palácio do Congresso Nacional(Brasília - DF), com abertura presidida pelo Presidente do Senado, Renan Calheiros, em solenidade muito prestigiada pela sociedade em geral e pelo corpo diplomático sediado no Distrito Federal. O evento foi um sucesso, com a participação de 60 artistas de todo o Brasil e cerca de 10.000 visitantes. "Jamais esquecerei a maneira digna e carinhosa com que fui tratado por todos no Congresso Nacional. Em um difícil momento de recomeço, foi um aval de peso para a minha retomada do meu lugar ao sol... " Um agradecimento especial a Érica e José William Chianca, pelas imagens e pelo apoio.


 Retrospectiva "Steinbach - 30 Anos de Pintura". 2004(pinturas e gravuras). De 05 a 26 de novembro de 2004. Salão Pedro Américo, Casarão 34 - Fundação Cultural de João Pessoa -FUNJOPE, João Pessoa,  Paraíba,  Brasil. Pinturas, retratos e gravuras, desde o primeiro quadro até os trabalhos recentes. Após tantos anos ausente, um doce e vitorioso regresso, com sabor de sucesso! Minha gratidão  aos meus familiares e amigos - pelo apoio e divulgação. Agradecimento especial ao meu irmão Eduardo Machado Silva (produtor executivo e patrocinador do projeto - aqui nenhum centavo veio de dinheiro público) e aos colecionadores, que prontamente emprestaram as obras para a exposição.

 Nômades Amantes do Tempo. 1998. Individual (Pinturas),1998, no Museu Municipal de Mossoró -Museu Municipal Jornalista Lauro da Escóssia, e na Fundação Cultural Capitania das Artes, respectivamente em Mossoró e em Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. "Duas exposições importantes para o meu recomeço da carreira e da vida. Minha eterna gratidão a todas as pessoas generosas de Mossoró, pelo voto de confiança, pelo estímulo e pelo indispensável apoio que me foram dados de maneira tão dignamente incondicional, ao me aceitarem e me adotarem como filho da terra, durante os anos em que lá vivi, mesmo cientes da situação de apenado em que me encontrava. É para essas maravilhosas criaturas que dedico esta página, que somente está sendo elaborada agora por conta da sua enorme generosidade naquela época - agradecimento muitíssimo especial para France..."

EXPOSIÇÕES (1976 - 2011):
Veja imagens e reportagens na página do Google...

1976.
·       Coletiva durante o I Festival de Verão de Areia (Desenho). Areia, Paraíba, Brasil. 
·       Coletiva “4 Artistas Novos” (Pintura). 1976. Galeria de Arte Pedro Américo, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

1977.
·       Coletiva “Artistas Gaúchos e Paraibanos” (Pintura). II Festival de Verão de Areia, Teatro Minerva, Areia, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

1978
·       Coletiva Universitária de Artes Plásticas da Paraíba” (Prêmio UFPB de Pintura). Museu de Arte Moderna Assis Chateaubriant, Campina Grande, Paraíba, Brasil. 
·       “II Salão Nacional Universitário de Artes Plásticas”. Centro de Cultura da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.1978 
·       I Exposição Individual (Desenhos a bico de pena e óleo/cartão). 1978. Centro de Cultura da UFPB, João Pessoa, Paraíba, Brasil. 
·       Coletiva “Arte Nova” (Desenhos e Pinturas). Centro de Cultura da Universidade Federal da Paraíba/UFPB.

1981.
·       Coletiva “Arte Paraibana 80”. VI Festival de Verão de Areia, Areia, Paraíba, Brasil. 
·       “Coletiva de Artes Plásticas”. VII Festival de Verão de Areia. Areia, Paraíba, Brasil. 

1982 
·       Coletiva “O Cartaz no Teatro” (Cartaz da Peça “Donzela Joana”). Sala Almeida Júnior, Galeria Prestes Maia, São Paulo, São Paulo. 
·       “Coletiva de Aniversário da Galeria Gamela (Pinturas). João Pessoa, Paraíba, Brasil

1983 
·       Coletiva de Inauguração da Galeria Transarte (Pinturas). João Pessoa, Paraíba, Brasil. 
·       Coletiva no Espaço Cultural (Serigrafias). João Pessoa, Paraíba, Brasil. 
·       Coletiva na Galeria Gamela (Serigrafias). João Pessoa, Paraíba, Brasil. 
·       Coletiva “A Magia dos Dias” (Pinturas). Galeria Portinari, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

1984 
·       “Coletiva de Artistas Nordestinos” (Pinturas). Escritório de Arte , João Pessoa, Paraíba, Brasil.· 
·       I Coletiva CEF de Artistas Paraibanos” (Pinturas e Painel). Caixa Econômica Federal da Paraíba/Galeria Transarte, João Pessoa, Paraíba, Brasil. 
·       Coletiva de Artes Plásticas (Pinturas). Galeria Archidy Picado, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

1985 
·       Coletiva , Galeria Transarte (Pinturas). João Pessoa, Paraíba, Brasil. 
·       Coletiva de Artistas Paraibanos “De Todas As Cores” (Pinturas). Exposição beneficente em prol do Hospital Padre Zé. Espaço Novo, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

1986 
·       Coletiva de Artes Plásticas em benefício da “Casa do Candango” (Pinturas). Brasília, DF, Brasil. 
·       Coletiva “Artistas Paraibanos” (Pinturas). Hotel Garvey Park, Brasília, DF, Brasil. 
·       “I Coletiva Pernambucana Galeria de Arte” (Pinturas). Hotel Vila Rica, Porto Velho, Ro, Brasil.

1987 
·       Coletiva na Pernambucana Galeria de Arte (Pintura). João Pessoa, Paraíba, Brasil. 
·       Coletiva “Pintores da Década de 80” (Pintura). Teatro Santa Roza, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

1988 
·       Coletiva “ 3 Artistas Paraibanos” (Pinturas). Inauguração da Galeria de Artes Plásticas do SESC, João Pessoa, Paraíba, Brasil. 
·       ·Coletiva “Arte Atual Paraibana” (Pintura). Espaço Cultural, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

1989 
·       Individual “Sintese” (Pinturas). Escritório de Arte da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil. 
·       Coletiva na Galeria de Arte do SESC/Pb, João Pessoa, Paraíba, Brasil.1990 
·       Mostra de Presidiários (Pintura). Festa das Neves, João Pessoa, Paraíba, Brasil. Exposição Beneficente em prol do menor carente. 
·       Coletiva (pintura). Jangada Clube, João Pessoa, Paraíba, Brasil. Mostra beneficente em prol do Projeto Vivência – Cultura no Presídio. 
·       Coletiva “II Arte Atual Paraibana” (Pintura). Espaço Cultural, João Pessoa, Paraíba, Brasil. 
·       Coletiva de Inauguração da Galeria de Arte Sol Nascente (Pintura). João Pessoa, Paraíba, Brasil.

1991 
·       Individual “Retalhos de um verão” (Pinturas). Galeria de Arte Sol Nascente, João Pessoa, Paraíba, Brasil.1993 
·       Individual de inauguração da Steinbach Galeria de Arte (Pinturas). João Pessoa, Paraíba, Brasil.

1998 
·       Individual “Nômades Amantes do Tempo” (Pinturas). Museu Municipal de Mossoró, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil. Individual itinerante,1998, no Museu Municipal de Mossoró - Museu Municipal Jornalista Lauro da Escóssia, e na Fundação Cultural Capitania das Artes, respectivamente em Mossoró e em Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. "Duas exposições importantes para o meu recomeço da carreira e da vida. Minha eterna gratidão a todas as pessoas generosas de Mossoró e aos parentes e amigos pelo voto de confiança, pelo estímulo e pelo indispensável apoio que me foram dados de maneira tão dignamente incondicional, ao me aceitarem e me adotarem como filho da terra, durante os anos em que lá vivi, mesmo cientes da situação de apenado em que me encontrava. É para essas maravilhosas criaturas que dedico esta página, que somente está sendo elaborada agora por conta da sua enorme generosidade naquela época - agradecimento muitíssimo especial para France..."; 

2002.
·       Aposição do Retrato do Presidente Epitácio Pessoa, em sessão solene no Plenário da Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba. ocupou a tribuna para falar da pintura e da vida de Epitácio Pessoa, quando foi aplaudido de pé pelos presentes. João Pessoa, Paraíba, Brasil. 
·       Aposição do Retrato do Deputado José Mariz, em sessão solene no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

2004 
·       Retrospectiva “Steinbach – 30 Anos de Pintura” (Pinturas).Salão Pedro Américo, Casarão 34 – Fundação Cultural de João Pessoa – FUNJOPE, João Pessoa, Paraíba, Brasil. De 05 a 26 de novembro de 2004.

2006 
·       Coletiva “Arte Postal SESC ”, SESC Centro, João Pessoa – Paraíba, Brasil. 
·       Coletiva“Artistas Brasileiros 2006” (Pintura). De 21 de junho a 14 de julho, Salão Negro do Palácio do Congresso Nacional, Brasília, DF, Brasil. Em junho de 2006 Bruno Steinbach é convidado pelo Senador José Targino Maranhão para participar da exposição coletiva de pintura “Artistas Brasileiros 2006”, mostra organizada pelo Senado Federal, objetivando catalogar e expor os artistas (pintores) mais expressivos da atualidade em seus respectivos Estados. Bruno foi representando a Paraíba. A exposição foi no Salão Negro do Congresso Nacional, com abertura presidida pelo Presidente do Senado, Renan Calheiros, em solenidade muito prestigiada pela sociedade em geral e pelo corpo diplomático sediado no Distrito Federal.O evento foi um sucesso, com a participação de 60 artistas de todo o Brasil e cerca de 10.000 visitantes.

2007 
·       Coletiva em homenagem ao “Dia Internacional da Mulher”, integrando o projeto Cultura no Centro, na sala de exposições Tomás Santa Roza, no Casarão dos Azulejos. De 08 a 30 de março, João Pessoa – Paraíba, Brasil. 
·       Coletiva “Arte Postal SESC II”, 8 de maio, SESC Centro, João Pessoa – Paraíba, Brasil. * Coletiva “Múltiplos”, na sala de exposições Tomás Santa Roza, no Casarão dos Azulejos. De 15 a 30 de maio, João Pessoa – Paraíba, Brasil. 
·       Coletiva “Expoentes da Arte Paraibana” , Casarão 34, Funjope.De 17 de maio a 18 de julho, João Pessoa – Paraíba, Brasil.Coletiva * “Das Neves – Uma História” , organizada pela prefeitura da cidade, através da Funjope, como parte da programação da Festa das Neves. Casarão 34, Agosto , João Pessoa, Paraíba, Brasil. 
·       Coletiva “Mostra Paraibana de Mini-gravuras”, organizada pelo Clube da Gravura da Paraíba. De 15 de outubro a 15 de novembro, Casarão 34 – Funjope, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

2008 
·       Individual “Mulheres em Evidência”, uma homenagem à mulher. Pinturas de retratos de mulheres influentes e de destaque em diversos segmentos da sociedade paraibana. Organizada pelo Governo da Paraíba, através da Sub-secretaria de Cultura, com produção de Rosanna Chaves, em reverência ao chamado Mês da Mulher. A exposição faz parte do “Projeto Cultura no Centro”, que realiza anualmente eventos culturais no centro histórico da cidade. De 06 a 30 de março, Casarão dos Azulejos, sala Tomás Santa Roza, João Pessoa, Paraíba. 
·       “I Bienal Pequenos Formatos”. Coletiva. Participa como convidado.Área de Lazer, Sesc centro, João Pessoa, Paraíba. De 13 a 31 de maio de 2008 ). 
·       “Caravana de cultura da Paraíba” De abril a dezembro de 2008 Festival itinerante de cultura, percorrendo várias regiões do estado da Paraíba com exposições do acervo do FIC – Fundo de incentivo à Cultura, Coletiva dos artistas paraibanos Bruno Steinbach, Fran Lima, Guy Joseph, Joalisson Cunha, Clóvis Júnior, Dadá Venceslau, Paulo Aurélio, Sayonara Melo, Shiko, Wilson Figueiredo, Flávio Tavares, Chico Dantas, Ivanusa Pontes, Alexandre Filho, Tito Lobo, Régis Cavalcanti, Fred Svendsen, entre tantos outros. E mais: Oficinas de elaboração de projetos culturais, exibição e debates dos projetos “Cinema nas Ruas” e “Cinema na Escola”. Realização: GOVERNO DA PARAÌBA (Subsecretaria de Cultura) 
·       “1ª Mostra de Arte Contemporânea Paraibana”. Coletiva de Inauguração da Estação Cabo Branco – Estação Ciência, Cultura & Artes. De 3 de julho a 31 de Agosto de 2008 ).

2009 
·       “III Arte Postal SESC-Pb”. Coletiva. Participa como convidado. Área de Lazer, Sesc centro, João Pessoa, Paraíba. Dia 26 de maio de 2009. O III Arte Postal SESC-PB faz parte das atividades do VI FAVIP-Festival de Artes Visuais da Paraíba, realizado de 19 de maio a 5 de junho de 2009, na área de lazer do SESC-CENTRO João Pessoa.Uma realização do SESC-PB em parceria com a ASSOCIART. 
·       COLETÂNEA PARAIBANA . Estação Ciência, Cultura e Artes (Estação Cabo Branco). De 26 de agosto a 27 de outubro de 2009. João Pessoa, Paraíba, Brasil. Coletiva com mais de 160 artistas paraibanos, do século XIX aos dias atuais.

2010 
·       MEMÓRIA DA GRAVURA EM SERIGRAFIA NA PARAÍBA: 1980-2010. “Andy Wahrol pegou a serigrafia para desbancar aquela atmosfera de aura da arte”. É o que diz Dyógenes Chaves, artista que assina a curadoria da mostra coletiva Memória da Gravura em Serigrafia na Paraíba: 1980-2010 cuja abertura será nesta quinta-feira (10) na Usina Cultural Energisa. Participam 20 artistas, de duas gerações diferentes, cujos trabalhos – 30 gravuras – dão um panorama da utilização da serigrafia na realização de gravuras. Na oportunidade, haverá o lançamento da terceira edição da revista Pessoa (no detalhe), realizada com patrocínio do BNB de Cultura. Integram a mostra: Alberto Dias, Alcides Ferreira, Bruno Steinbach, Chico Dantas, Chico Ferreira, Chico Pereira, Didier Tisseyre, Dory Focke, Dyógenes Chaves, Elpídio Dantas, Fred Svendsen, Flávio Tavares, José Altino, Kaká SantaCruz, Marcos Pinto, Miguel dos Santos, Pedro Osmar, Raul Córdula, Régis Cavalcanti, Rodolfo Athayde. 
·       PARAHYBAVISTA – URBE & ORBE. Individual. Composta de um álbum de gravuras com paisagens da Paraíba.De 15 a 31 de julho de 2010. Localização: Sesc/centro, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

2011 
·       “FESTIVAL DE ARTES PLÁSTICAS”. Coletiva (infogravuras com paisagens da Paraíba). Realizado pelo Projeto Arte na Contemporaneidade: Pensamento, Criação e Ato. De 18 a 19 de março de 2011. Localização: Palácio das Artes, Campina Grande, Paraíba, Brasil. 
·       “POETICIDADE”. Individual (Pinturas). Em uma homenagem prestada ao artista pelo SESC, a mostra integra a programação do VIII Festival de Poesia Encenada do Sesc. De 05 a 08 de abril de 2011. Área de Lazer do SESC – Centro. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

2012
·       Inauguração da Galeria de Arte do SESC CABO BRANCO e Salão de Artes Visuais (João Pessoa-PB, 3 de agosto de 2012).
·       “Exposição Acervo Sesc Paraíba 2014 (SESC Cabo Branco, João Pessoa-PB).


Atelier:
Rua Bel. Irenaldo de Albuquerque Chaves, 201, Residencial Val Paraíso, Bloco E, aptº 421.
Aeroclube.  João Pessoa, Paraíba, Brasil.  CEP: 58. 036-460 .
Telefone: (83) 3506 9501
Celulares: (83) 86609282  Oi / 99518663 TIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS
Entre em contato conosco, deixe aqui a sua opinião...
(Os comentários são moderados, logo que possível publicaremos a resposta)