BEM-VINDOS!

PARAHYBA    BRASIL    MARÇO   2024

Este é o nosso BLOG, onde você conhecerá um pouco do ARTISTA e da sua OBRA, navegando nos generosos DEPOIMENTOS sobre a minha trajetória durante esses 48 anos de ATIVIDADE ARTÍSTICA E EXPOSIÇÕES e também em inúmeras REPORTAGENS na mídia. Acompanhará os projetos que estou realizando agora: PARAHYBAVISTA; JOÃO & MARIA; FLORESTA ARDENTE QUEIMADAS. Poderá acessar nossa GALERIA VIRTUAL, como me acompanhar no INSTAGRAM, no TWITTER e visitar a MINHA CIDADE...

Respire fundo e vá mergulhando... Siga o blog e dê uma espiadinha nas novidades que publico. Sem pressa... Foram anos de trabalho meticuloso para chegar até aqui, pertinho de você...


 VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL


Melhor visualizar em um computador/notebook/tablet, na versão para web

Postagem em destaque

A ARTE PRIMEVA DA HUMANIDADE: XAMÃ - PINTURA E FÉ NA CAVERNA!

terça-feira, 26 de maio de 2015

VEJO...

Depois que eu e Klécius nos conhecemos, primeiro como paciente e médico, agora também como amigos, houve um resultado "sui generis" dessa interação: Cada vez mais me interesso por medicina e ele cada vez mais se dedica à internet, à arte e à literatura.
Maravilha!

UMA PINTURA PARA ARIANO
KLÉCIUS "DISSECA" A OBRA EM EXCELENTE TEXTO.


Excelente texto de Dr. Klécius Leite Fernandes​, publicado na revista TRIBUNA deste mês (revista TRIBUNA, PB, páginas 34/35), onde faz uma "dissecação" da pintura que fiz para meu amigo Peterson Martins​, que utilizou a imagem para a capa do livro que escreveu “Os Sertões Infinitos de Rosa e Suassuna” (sobre os pontos de convergência estética entre Ariano e Guimarães Rosa, tema da sua tese de doutorado).

Um grande encontro de grandes homens:
Ariano Suassuna e Peterson Martins!

Depois que escreveu o livro “Os Sertões Infinitos de Rosa e Suassuna” (sobre os pontos de convergência estética entre Ariano e Guimarães Rosa, tema da sua tese de doutorado) Peterson Martins foi visitar Ariano em sua casa para presentear o colega com uma reprodução em tecido – Giclée – da pintura que tive a honra de fazer para a capa do livro
Recado que recebi de Peterson:
”Bruno Steinbach Silva, Ariano Suassuna disse que foi um dos presentes mais honrosos que recebeu. Ficou maravilhado com sua obra! Tá vendo, meu amigo, eu te falei. Ele chamou “brincando” a composição de “Santíssima Trindade“.
Saiba mais:
http://brunosteinbachsilva.blogspot.com.br/search/label/ARIANO%20SUASSUNA

Agora mais um grande homem junta-se à turma: Klécius Leite Fernandes

Maravilha!


Transcrevo a seguir o belo texto de Klécius Leite Fernandes:

"Nesta obra, vejo arte e mais alguma coisa!
Vejo....
O flagelo da seca representado pela vaca magra! E no reflexo de suas costelas, vejo homens gordos, eloquentes e bem parecidos, mas eles não choram, não por não ter lágrimas, mas por não possuir sentimento!
Vejo...
Apesar de tudo, a valentia do povo sertanejo representado pelo vaqueiro com seu alazão nas brenhas da catinga entre os espinhos da jurema, do xiquexique e do mandacaru... Rasgado do castigo do dia, ainda tira o chapéu em sinal de respeito, agradecendo a oferenda divina!
Vejo....
A religiosidade e a sabedoria aqui representados pela sagrada escritura e pela árvore escriturada da vida, "a Sabedoria"... e ao contrário do que todos pensam, a sabedoria é bela, feminina e verde e sempre cresce com o passar das primaveras, deixando cair seu ensinamentos no outono!
Vejo...
O folclore que representa a manutenção dos bons costumes populares como o boi Bumba, procissões... E aqui , representado pelos tropeiros nordestinos onde o Paraibano pernambucano Ariano Suassuna lidera, trazendo na mão direita a lança da justiça!
Vejo....
As bandeirolas coloridas simulando um arco-íris envolta da fogueira de São João e que representam os festejos juninos, o verdadeiro natal desse povo aguerrido!
Vejo....
A multidão, carregando as imagens de santos, cangaceiros , símbolos e velas acesas, demonstrando o sincretismo religioso unido pelo respeito às crendices individuais!
Galhos de arruda, imagens sacras, cruzes, cartas ,promessas, lágrimas, devoção e choro dão um tom que os viajantes vem de diferentes pecados para um lugar que buscam, chamado salvação!...E é um caminho árduo e tortuoso e há quem ainda dobre seus joelhos, sentindo na carne aquilo que um dia foi sentido na alma!
Vejo...
Também, lá no fundo, um rio à beira de uma cidade, mesclando um centro histórico com prédios modernos arranhando o céu divino!
Vejo....
Finalmente, o artista que colocou na ponta do pincel tantos sentimento esparramados em sua obra, que não é só arte, mas inspiração divina!

Parabéns ao artista Bruno Steinbach Silva!"

Clica no link e veja a coluna:
http://issuu.com/estampapb/docs/revista_tribuna_ed._177/35?e=3702430%2F13107299

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS
Entre em contato conosco, deixe aqui a sua opinião...
(Os comentários são moderados, logo que possível publicaremos a resposta)