BEM-VINDOS!

PARAHYBA    BRASIL    MARÇO   2024

Este é o nosso BLOG, onde você conhecerá um pouco do ARTISTA e da sua OBRA, navegando nos generosos DEPOIMENTOS sobre a minha trajetória durante esses 48 anos de ATIVIDADE ARTÍSTICA E EXPOSIÇÕES e também em inúmeras REPORTAGENS na mídia. Acompanhará os projetos que estou realizando agora: PARAHYBAVISTA; JOÃO & MARIA; FLORESTA ARDENTE QUEIMADAS. Poderá acessar nossa GALERIA VIRTUAL, como me acompanhar no INSTAGRAM, no TWITTER e visitar a MINHA CIDADE...

Respire fundo e vá mergulhando... Siga o blog e dê uma espiadinha nas novidades que publico. Sem pressa... Foram anos de trabalho meticuloso para chegar até aqui, pertinho de você...


 VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL


Melhor visualizar em um computador/notebook/tablet, na versão para web

Postagem em destaque

A ARTE PRIMEVA DA HUMANIDADE: XAMÃ - PINTURA E FÉ NA CAVERNA!

sábado, 9 de abril de 2016

LEI CANHOTO DA PARAÍBA (REMA): ESTÃO QUERENDO PIORAR


A LEI "CANHOTO DA PARAÍBA" NÃO É BOLSA FAMÍLIA, DEPUTADO!
HÁ PROJETO EM GABINETE PARLAMENTAR PARA ALTERAR A LEI, PREJUDICANDO OS VERDADEIROS MESTRES DAS ARTES

Estão querendo modificar para beneficiar apenas artistas populares - populares no sentido de artesãos, artistas de rua e ligados ao folclore. Ideia absurda essa levada ao parlamentar, pois o próprio músico que dá nome à referida lei - e que foi o seu primeiro beneficiado - era um exímio violonista, conhecido no Brasil inteiro. O benefício é pequeno e atende apenas a 52 pessoas, com dois salários mínimos mensais - só beneficiando novos candidatos quando morre alguém. Muito pouco para quem fez muito.

O site do governo raramente atualiza as informações sobre a REMA. É tudo um mistério.

O ponto é o fato de quererem alterar a lei para beneficiar apenas aqueles oriundos da "cultura popular", do "folclore" - demagogia assistencialista para uso político entre os seus eleitores, sem dúvida.

A lei deveria ser modificada sim, mas para ampliar o número de beneficiários - retirando-se a limitação de vagas - e aumentar o valor do benefício, que é irrisório. Se o projeto de reforma da lei for aprovado, os verdadeiros mestres das artes ficarão de fora. Apenas aqueles que os "donos da verdade" aprovarem terão direito.

Pois eu vou me candidatar. Preencho todos os requisitos legais e estou em dificuldades financeiras - além do câncer. Já sei que vai ser mais uma batalha se esse projeto desse deputado for aprovado, pois não sou artista de rua e nem moro em lajedos. Mas ninguém poderá afirmar que a pintura não é arte tradicional - as cavernas com pinturas rupestres que o digam.

Todo e qualquer artista paraibano que prove a sua atividade artística reconhecida por mais de 20 anos tem o direito ao benefício, se estiver em dificuldades financeiras e/ou de saúde. Mesmo que venha "das elites" ou que seja um artista erudito...

A "Lei Canhoto da Paraíba" não é uma "Bolsa Família"!

Vamos compartilhar, artistas mestres das artes!

Bruno Steinbach. "Sagarana na Pedra do Reino de Ariano Suassuna e Guimarães Rosa" (Catálogo 494). Pintura em óleo/tela, 80 x 163 cm. 
Dez 2012. João Pessoa, Paraíba, Brasil. 
Coleção: Peterson Martins. João Pessoa, Paraíba, Brasil


"LEI CANHOTO DA PARAÍBA"

Apenas 2 salários mínimos para quem dedica toda uma vida a cultura de sua terra e ainda tem que se submeter a avaliações e receber "uma esmola", como um auxílio não extensivo para a viúva ou filho menor após a morte...

Por que não equiparar com o salário de um vereador ou de um deputado?

Ao contrário dos primitivos homens das cavernas, que zelavam pelos seus xamãs pintores, a nossa sociedade "civilizada" não respeita e nem sabe cuidar dos seus artistas.
UMA VERGONHA!

Saiba mais sobre a lei:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS
Entre em contato conosco, deixe aqui a sua opinião...
(Os comentários são moderados, logo que possível publicaremos a resposta)