BEM-VINDOS!

PARAHYBA    BRASIL    MARÇO   2024

Este é o nosso BLOG, onde você conhecerá um pouco do ARTISTA e da sua OBRA, navegando nos generosos DEPOIMENTOS sobre a minha trajetória durante esses 48 anos de ATIVIDADE ARTÍSTICA E EXPOSIÇÕES e também em inúmeras REPORTAGENS na mídia. Acompanhará os projetos que estou realizando agora: PARAHYBAVISTA; JOÃO & MARIA; FLORESTA ARDENTE QUEIMADAS. Poderá acessar nossa GALERIA VIRTUAL, como me acompanhar no INSTAGRAM, no TWITTER e visitar a MINHA CIDADE...

Respire fundo e vá mergulhando... Siga o blog e dê uma espiadinha nas novidades que publico. Sem pressa... Foram anos de trabalho meticuloso para chegar até aqui, pertinho de você...


 VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL


Melhor visualizar em um computador/notebook/tablet, na versão para web

Postagem em destaque

A ARTE PRIMEVA DA HUMANIDADE: XAMÃ - PINTURA E FÉ NA CAVERNA!

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

A saúde do SUSto

SAÚDE À DERIVA


Em tratamento de dispneia grave, sintoma de doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema) ou câncer pulmonar, consegui requisições do meu oncologista do SUS para efetuar tomografias computadorizadas com contraste - uma do tórax e outra do pescoço, seios da face e órbita do olho (veja atestado médico e cópias das requisições mais embaixo. Fui na Unidade Médica das Praias protocolar as requisições para os referidos exames mas não foi possível, devido a utilização de contraste; depois de longa espera me mandaram para a secretaria municipal de saúde, protocolar lá um requerimento para o secretário municipal de saúde autorizar a realização dos exames - o que fiz de próprio punho (protocolo nº 19152, de 18/10/2017). Me informaram que o processo está na diretoria de regulação da secretaria e que eu seria chamado por uma ligação telefônica. Até agora nada. Liguei dia 24 e alegaram que estão fazendo licitação pública para aquisição do contraste (?!). Mandaram ligar mais tarde... Já tentei ligar para a diretoria de regulação e nada (3218 9882). 

Isso é um absurdo! Já fui operado de câncer de tireoide em 2012 e de pele em 2015 e sobrevivi; estou tratando uma neoplasia no olho direito e agora uma suspeita de câncer nos pulmões - que só tem chances mínimas de cura se detectado no início, pela tomografia com contraste. Atravesso uma fase de extrema dificuldade financeira, mas tenho ainda fé e forças para lutar pela vida - porém a incompetente burocracia e a má vontade dos gestores do SUS estressam mais que a doença.

Estou fazendo a minha parte: 2 meses sem fumar... sem usar adesivo, sem remédio para amenizar a crise de abstinência... apenas fazendo a minha parte com vontade.

Mas falta o SUS fazer a parte dele...

Caso a demora continue ou neguem a autorização para a realização dos exames, vou brigar na justiça pelos meus direitos.

Publico aqui este meu apelo pois na luta contra o câncer não há tempo a perder.


O ATESTADO MÉDICO E AS REQUISIÇÕES SUS NÃO ATENDIDAS
Um absurdo o desrespeito da secretaria municipal de saúde ao paciente e ao médico que requisitou os exames - afinal, um coordenador de oncologia de um hospital credenciado pelo SUS não merece respeito?







SUS: SEMPRE COM PROBLEMAS DE GESTÃO



Para o professor Paulo Hoff, titular de Oncologia e Radiologia da Faculdade de Medicina da USP, a questão dos problemas técnicos e da má distribuição é resultado de uma má gestão dos recursos financeiros. “Não tem justificativa. É obrigação do gestor local manter a estrutura e equipamentos adequados.”

Não sou eu que afirmo. Quem afirma são médicos, professores de medicina, técnicos de radiologia, Conselho Federal de Medicina, etc.

Onde a gestão é eficiente os problemas são resolvidos ou minimizados, mesmo com falta de recursos causada pelo corte de verbas e/ou desvios da corrupção - a maior parte dela dos próprios gestores. São incontáveis os casos de instalações hospitalares, equipamentos e outros itens entregues pelo governo federal e abandonados por má gestão dos gestores locais. Mas não se fala apenas de gestores locais, os federais e estaduais também têm culpa no cartório, por erros na implementação regional. Mas a administração direta dos serviços do SUS é responsabilidade do gestor local, todos sabemos disso. E maus tratos com usuários, falta de gentileza com os pacientes, arrogância dos funcionários, falta de higiene nas instalações não são causados por falta de verbas - pois bastaria boa vontade dos gestores e de seus recursos humanos. Então se o gestor direto não tem condições de cumprir com as suas responsabilidades impostas por lei que se demita ou renuncie ao cargo - no caso de prefeitos. Se fica no cargo e não resolve é cúmplice e merece ser punido. Se funciona bem ou mal a responsabilidade é do gestor sim.

“Não tem justificativa. É obrigação do gestor local manter a estrutura e equipamentos adequados.”





PAPO RETO SOBRE CÂNCER: SENTINDO NA PELE.

GESTÕES DA DEMAGOGIA!



Campanhas do governo para prevenção da doença são uma macabra gozação. Como prevenir-se dessa doença se os exames fundamentais para o diagnóstico precoce são negados ou muito tardiamente liberados? O câncer de pulmão, por exemplo, só tem chance de tratamento se for detectado precocemente, antes de se manifestar - o que só é possível com um caro exame de PET-SCAN (tomografia por emissão de positrons), que é dificultado e/ou negado pelos gestores do SUS (apesar de estar incorporado ao sistema, por lei e por portaria do Ministério da Saúde), e, se liberado por ordem judicial, já é tarde e a Inês é morta. E assim por diante, também nos procedimentos autorizados - como as tomografias de mama - e em todos os demais procedimentos de média e de alta complexidade - a demora é o principal vilão. A burocracia, a incompetência e a corrupção matam mais que a doença.

Chega de hipocrisia!

Parem de roubar e vão trabalhar!





OS PACIENTES DO SUS PRECISAM PERDER A PACIÊNCIA!

Já está mais que na hora dos gestores responsáveis pela péssima qualidade da saúde pública no Brasil (SUS) serem punidos e afastados - como manda a constituição brasileira e as leis ordinárias, notadamente a "lei do câncer". Chega de tantas desculpas esfarrapadas dessas impunes autoridades incompetentes e/ou corruptas.

Fila, mau atendimento, demora para marcação de exames e dificuldade de acesso a tratamentos são alguns dos problemas do SUS, mas há meios de enfrentá-los. O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) listou os principais órgãos para a solução das situações indesejadas pelas quais os usuários do SUS podem passar e, quando possível, os endereços que poderão ajudá-lo a localizar os responsáveis nos estados e municípios. Há inclusive modelos de cartas, representações ao Ministério Público e ações judiciais para facilitar a reivindicação do seu direito. 

O SUS não é caridade. O SUS é financiado pelos impostos que todos nós pagamos, através do ISS, ICMS, IPI, Cofins, etc.

Já passa da hora da população se organizar para combater, desmascarar e punir esses gestores incompetentes - e muitas vezes corruptos.





Acesse pelo link abaixo e fique por dentro:



7 comentários:

  1. PING-PONG
    Terça-feira, 31/10/2017 (10:30 hs)
    Liguei para a diretoria de regulação; mandaram ligar para a secretaria municipal de saúde (disseram-me que o processo da requisição dos exames para as tomografias computadorizadas com contraste está lá). Liguei e falei com uma funcionária do gabinete do secretário. Falou que o processo ainda está na diretoria de regulação (?).
    Câncer de pulmão não espera...

    ResponderExcluir
  2. MAIS PING-PONG...
    Quarta-feira, 08/11/2017 (10:00 hs), ligaram do gabinete do secretário municipal de saúde perguntando se eu já havia feito as tomografias (!?). Ora, se o processo está lá, empancado, como eu poderia fazer os exames? Respondi que já havia feito a de tórax, pela solidariedade de uma amiga, que pagou em clínica particular. Ficaram de providenciar as outras...
    Até hoje estou esperando...
    Câncer não espera...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tomografia de tórax que fiz graças (à solidariedade de amigos) não apresentou sintomas de câncer nos pulmões - o laudo conclui enfisema moderado.

      Excluir
  3. Terça-feira, 21/11/2017 (10:42 hs).
    Ainda esperando comunicação da secretaria de saúde municipal de João Pessoa...

    ResponderExcluir
  4. Quarta-feira, 22/11/2017 (16:00 hs).
    Enviei outro requerimento para o secretário municipal de saúde de João Pessoa, reafirmando a necessidade urgente da realização dos exames e avisando que entrarei com processo judicial caso não tenha as minhas solicitações atendidas.

    ResponderExcluir
  5. Quinta-feira, 23/11/2017 (8:00 hs).
    Liguei agora para a secretaria municipal de saúde e fui informado que o processo ainda está no serviço social da secretaria, que AINDA NÃO FOI PARA A SALA DO SECRETÁRIO (!!).
    Um mês e cinco dias e ainda não deu para o requerimento "andar" de uma sala para outra no mesmo prédio?!

    ResponderExcluir
  6. Segunda-feira, 18/12/2017 (20:00 hs).

    A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR!
    Recém-chegado em casa, recebo na portaria documentação e um pacote com os 3 caríssimos contrastes para a realização das benditas tomografias que foram deixadas por emissário da secretaria municipal de saúde. As tomografias da órbita do olho, dos seios da face e do pescoço serão realizadas no próximo dia 20, às 9:00 hs, no Complexo Hospitalar de Mangabeira (trauminha), pelo SUS. E os contrastes, motivo de tanta complicação, levarei comigo. Quem tem boca vai a Roma...
    Então só me resta agradecer, principalmente a Sra. Rozuila Maura Cunha Sousa - que se empenhou e resolveu meu problema junto à secretaria municipal de saúde, me poupando de várias contrariedades. Fico na torcida para que providências como esta aconteçam também para tantos pacientes que esperam.
    Entonces, muito obrigado!

    Contraste: Henetix® Iobitridol, injetável, 300mg

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS
Entre em contato conosco, deixe aqui a sua opinião...
(Os comentários são moderados, logo que possível publicaremos a resposta)