BEM-VINDOS!

PARAHYBA    BRASIL    ABRIL   2024

Este é o nosso BLOG, onde você conhecerá um pouco do ARTISTA e da sua OBRA, navegando nos generosos DEPOIMENTOS sobre a minha trajetória durante esses 50 anos de ATIVIDADE ARTÍSTICA E EXPOSIÇÕES e também em inúmeras REPORTAGENS na mídia. Acompanhará os projetos que estou realizando agora: PARAHYBAVISTA; JOÃO & MARIA; FLORESTA ARDENTE QUEIMADAS. Poderá acessar nossa GALERIA VIRTUAL, me acompanhar no INSTAGRAM e visitar a MINHA CIDADE...

Respire fundo e vá mergulhando... Siga o blog e dê uma espiadinha nas novidades que publico. Sem pressa... Foram anos de trabalho meticuloso para chegar até aqui, pertinho de você...


 VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL


Melhor visualizar em um computador/notebook/tablet, na versão para web

Postagem em destaque

A ARTE PRIMEVA DA HUMANIDADE: XAMÃ - PINTURA E FÉ NA CAVERNA!

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Quando a Arte "rouba" a cena.

Criança sabe o que olhar...


Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba recebe visita de estudantes de Itabaiana (2016, antes da reforma) que ficaram fascinados com as pinturas dos retratos do Presidente Epitácio Pessoa e do Deputado José Mariz - patronos da Casa e do Plenário, respectivamente.

As obras foram pintadas por mim em 2002, sob encomenda do então presidente da Casa Deputado Gervásio Bonavides Mariz Maia (falecido em 18 de agosto de 2007), para servirem de inspiração e exemplo para os demais ocupantes daquele plenário.



Estudantes de Itabaiana visitando o plenário da Assembleia, em 2016). 
Esses sim, parlamentares inocentes.
Mas a maioria nem vê os quadros, nem conhece a história dos personagens, nem segue os seus exemplos e muito menos sabe quem os pintou.


O novo plenário da Assembleia, reformado em 2018. 
As pinturas continuam lá, solitárias em meio a tanta gente. 

A aposição do retrato do Presidente Epitácio Pessoa foi realizada em sessão solene, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, onde foi instalada, com apresentação do coral da Casa e descerramento da bandeira do Brasil que cobria o retrato de Epitácio (realizado em conjunto pelas deputadas Iraê Lucena e Olenka Maranhão), tudo registrado na ata da sessão inaugural. Fui convidado a ocupar a tribuna da Casa, onde fiz um discurso sobre a vida de Epitácio Pessoa e fui aplaudido de pé pelos presentes.
As obras estão datadas e assinadas por mim.


Também pintei o retrato de Gervásio Maia (o pai). 

O retrato foi um presente que os funcionários da Assembleia Legislativa deram a Gervásio, como uma homenagem pela sua gestão, quando ele deixou a presidência daquela Casa. Eles cotizaram-se e me encomendaram a pintura. Pintei com muito carinho, pois além de primo e amigo, lhe tinha muita estima e consideração (pela solidariedade que sempre teve comigo), além de admirá-lo pelo seu caráter e pela sua honradez. Grande Homem público, de uma estirpe rara nos nossos dias..."



Bruno Steinbach. "Retrato de Gervásio Maia". 
Meu primo e amigo, grande homem público, falecido cedo demais... 
Óleo / tela, 100 x 80 cm, 2002, João Pessoa, Paraíba, Brasil. 
Doado pela família para o acervo da Assembleia da Paraíba. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS
Entre em contato conosco, deixe aqui a sua opinião...
(Os comentários são moderados, logo que possível publicaremos a resposta)