BEM-VINDOS!

PARAHYBA    BRASIL    MARÇO   2024

Este é o nosso BLOG, onde você conhecerá um pouco do ARTISTA e da sua OBRA, navegando nos generosos DEPOIMENTOS sobre a minha trajetória durante esses 48 anos de ATIVIDADE ARTÍSTICA E EXPOSIÇÕES e também em inúmeras REPORTAGENS na mídia. Acompanhará os projetos que estou realizando agora: PARAHYBAVISTA; JOÃO & MARIA; FLORESTA ARDENTE QUEIMADAS. Poderá acessar nossa GALERIA VIRTUAL, como me acompanhar no INSTAGRAM, no TWITTER e visitar a MINHA CIDADE...

Respire fundo e vá mergulhando... Siga o blog e dê uma espiadinha nas novidades que publico. Sem pressa... Foram anos de trabalho meticuloso para chegar até aqui, pertinho de você...


 VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL


Melhor visualizar em um computador/notebook/tablet, na versão para web

Postagem em destaque

A ARTE PRIMEVA DA HUMANIDADE: XAMÃ - PINTURA E FÉ NA CAVERNA!

terça-feira, 1 de outubro de 2019

ARTISTA TEM SERVENTIA?


AFINAL, QUAL A “SERVENTIA” DOS ARTISTAS?
Nesses tempos nublados que vivemos, onde ser intransigente, ignorante e idiota é o comportamento vigente da maioria, sobrou pra nós – pobres artistas. Palermas publicam a todo instante asneiras de todo tipo contra nós. Farei aqui uma tentativa quase inútil de defesa, pois a grande maioria desses tipos é de analfabetos funcionais e não entenderão o texto. Mas, por favor, não nos confundam nem comparem com essa turma que faz “performances” depravadas de cagões e exibicionistas de bilola e de furico – aquilo nada tem de arte, é só safadeza mesmo. Mas, sigamos na dura tarefa de tentar desidiotizar o idiota…
Para quem não sabia, foi um artista sumério quem inventou a roda, 3.500 anos antes de Cristo,  ao construir um primitivo e tosco torno para fazer suas peças de cerâmica (modelo usado até hoje por certos artesãos, movido pelos pés).
Para quem não sabia, foi outro artista (Leonardo Da Vinci) quem idealizou – entre outras coisas – o rolamento, o submarino, o avião, o planador, o para-quedas, o helicóptero e a “câmara escura” – ideia que depois veio a tornar-se a câmera fotográfica inventada por outro artista, Daguerre e que nosso fotógrafo Sebastião Salgado usa tão bem (famoso no mundo inteiro como artista e ambientalista – entre outras coisas, plantou 2 milhõesde árvores e transformou zona morta numa floresta no Brasil). Enfim, tantos e infindáveis exemplos…
Saiba mais sobre essa “mágica” de Sebastião Salgado…

Para quem não sabia, a arte movimenta capital e gera impostos mais que a indústria automobilística – empregando mais gente. Mantém editoras especializadas, fábricas e lojas de material técnico, gráficas, galerias de arte, museus, instituições culturais, seguradoras, financeiras, transportadoras, artesãos, moldureiros… e nós outros – os artistas, responsáveis por tudo acontecer, oferecendo beleza, esclarecimento e entretenimento para as pessoas. Quando alguém compra uma obra de arte – a boa e velha pintura de cavalete, uma gravura, um desenho, uma escultura, uma cerâmica – está alimentando toda essa cadeia produtiva, que não tem nada de inútil e nem de supérflua – ao contrário de inúmeras porcarias “conceituais” financiadas que andam soltas por aí. É mister zelar por ela, pois a arte não tem dono – apenas tutor, pois se compra o objeto e não a imagem – a propriedade intelectual, que é do artista e da humanidade. E aqui estou me limitando apenas aos colegas artistas plásticos; já imaginou a enormidade imensurável da contribuição da Arte se formos incluir também a literatura, o cinema, a música, o teatro, a dança, o circo?
Enfim, permitindo-me o uso do lugar-comum, nada substitui o talento, o dom da artesania – por mais que os infiéis tentem… Essa sabedoria em manipular corretamente os materiais é o que nos torna alquimistas, intérpretes do divino, responsáveis pela materialização do mundo espiritual, Xamãs. O resto é conversa fiada. Não nos confundam com a turma de certas “performances” depravadas de cagões e exibicionistas de bilola e de furico.
Infelizmente, pouquíssima gente metida a besta sabe disso; hoje em dia, principalmente nas bandas de cá, a maioria dos “projetos” de interiores visa a colocação de objetos industrializados, com suas paredes patinadas ou com frisos e reentrâncias, praticamente impossibilitando a aposição de uma obra de arte, numa obscura falta de conhecimento e de respeito com os artistas da terra.
Agradeço se leu até aqui. Volte sempre!
Aquele abraço!


Clique na imagem acima ou copie e cole este link e vá buscar grátis estampas virtuais de pinturas com paisagens da Paraíba e imprima suas canvas, gravuras, camisetas e canecas. É de GRAÇA! Não tem "pegadinha" - o nome disso é generosidade. Agora, se você também é uma pessoa generosa, toda doação de qualquer quantia será bem-vinda!

Gratuito para quem não pode pagar, 
apoiado por quem pode e quer doar.

Afinal, estou cedendo o ©copyright de várias imagens em alta resolução (300 dpi) para quem não pode comprar uma obra original possa imprimir a sua reprodução – de graça!
Qualquer um poderá ir lá na "nuvem" (OneDrive) buscar a imagem virtual que quiser e mandar imprimir (nas empresas especializadas – camisarias e gráficas rápidas da sua escolha) reproduções em canvas (impressão giclée sobre telas), gravuras, camisetas e canecas - independentemente de doar ou não doar.


Bom Proveito!

Agradecemos se puder e quiser fazer uma doação de qualquer quantia para ajudar nosso trabalho gratuito de divulgação da nossa terra e da nossa gente.

VOLTE SEMPRE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS
Entre em contato conosco, deixe aqui a sua opinião...
(Os comentários são moderados, logo que possível publicaremos a resposta)