BEM-VINDOS!

PARAHYBA    BRASIL    JANEIRO   2025

Este é o nosso BLOG, onde você conhecerá um pouco do ARTISTA e da sua OBRA, navegando nos generosos DEPOIMENTOS sobre a minha trajetória durante esses 50 anos de ATIVIDADE ARTÍSTICA E EXPOSIÇÕES e também em inúmeras REPORTAGENS na mídia. Acompanhará os projetos que estou realizando agora: PARAHYBAVISTA; JOÃO & MARIA; FLORESTA ARDENTE QUEIMADAS. Poderá acessar nossa GALERIA VIRTUAL, me acompanhar no INSTAGRAM e visitar a MINHA CIDADE...

Respire fundo e vá mergulhando... Siga o blog e dê uma espiadinha nas novidades que publico. Sem pressa... Foram anos de trabalho meticuloso para chegar até aqui, pertinho de você...


 VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL


Melhor visualizar em um computador/notebook/tablet, na versão para web

Postagem em destaque

A ARTE PRIMEVA DA HUMANIDADE: XAMÃ - PINTURA E FÉ NA CAVERNA!

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Quando a Arte "rouba" a cena.

Criança sabe o que olhar...


Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba recebe visita de estudantes de Itabaiana (2016, antes da reforma) que ficaram fascinados com as pinturas dos retratos do Presidente Epitácio Pessoa e do Deputado José Mariz - patronos da Casa e do Plenário, respectivamente.

As obras foram pintadas por mim em 2002, sob encomenda do então presidente da Casa Deputado Gervásio Bonavides Mariz Maia (falecido em 18 de agosto de 2007), para servirem de inspiração e exemplo para os demais ocupantes daquele plenário.



Estudantes de Itabaiana visitando o plenário da Assembleia, em 2016). 
Esses sim, parlamentares inocentes.
Mas a maioria nem vê os quadros, nem conhece a história dos personagens, nem segue os seus exemplos e muito menos sabe quem os pintou.


O novo plenário da Assembleia, reformado em 2018. 
As pinturas continuam lá, solitárias em meio a tanta gente. 

A aposição do retrato do Presidente Epitácio Pessoa foi realizada em sessão solene, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, onde foi instalada, com apresentação do coral da Casa e descerramento da bandeira do Brasil que cobria o retrato de Epitácio (realizado em conjunto pelas deputadas Iraê Lucena e Olenka Maranhão), tudo registrado na ata da sessão inaugural. Fui convidado a ocupar a tribuna da Casa, onde fiz um discurso sobre a vida de Epitácio Pessoa e fui aplaudido de pé pelos presentes.
As obras estão datadas e assinadas por mim.


Também pintei o retrato de Gervásio Maia (o pai). 

O retrato foi um presente que os funcionários da Assembleia Legislativa deram a Gervásio, como uma homenagem pela sua gestão, quando ele deixou a presidência daquela Casa. Eles cotizaram-se e me encomendaram a pintura. Pintei com muito carinho, pois além de primo e amigo, lhe tinha muita estima e consideração (pela solidariedade que sempre teve comigo), além de admirá-lo pelo seu caráter e pela sua honradez. Grande Homem público, de uma estirpe rara nos nossos dias..."



Bruno Steinbach. "Retrato de Gervásio Maia". 
Meu primo e amigo, grande homem público, falecido cedo demais... 
Óleo / tela, 100 x 80 cm, 2002, João Pessoa, Paraíba, Brasil. 
Doado pela família para o acervo da Assembleia da Paraíba. 






"Repouso"

Mais uma obra catalogada

Em época dificílima da minha vida, em 1990, um amigo foi pessoalmente me visitar na cadeia e me encomendou esta pintura. Dias depois, enviou-me de presente um lindo par de tênnis de couro branco, de marca famosa e caríssima (talvez tenha notado que os meus já estavam com "meia-sola" (rss).

Pronto, meu amigo: nossa pintura está devidamente catalogada para a posteridade!

*Espero não ter me enganado nas dimensões, pois nas suas anotações não constavam as medidas. Fiz pela memória.

Abraço e mais uma vez muito obrigado!

Bruno Steinbach Silva: "Repouso". 
Óleo/tela, 70 x 120 cm. 18 de janeiro de 1990. 
Presídio do Róger, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
Coleção: Carlos Leitão (Fortaleza-CE).

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

"Alegria alegria!"

 Uma pintura guardada na memória de toda uma geração. Pintada na p     arede interna de um dos bares mais movimentados da Jampa dos anos 80 - point dos anos 80 em João Pessoa, concentração de gente bonita e interessante, na praia de manaíra (ficava ali na curva onde hoje é o MAG SHOPPING). Foi demolido, junto com o antigo Hotel Manaíra, para a construção do excelente shopping center que lá está hoje. A pintura só existe nas agradáveis lembranças daqueles e daquelas que o frequentavam - e no nosso catálogo, que graças a boa vontade de amigos conseguimos resgatar a imagem da pintura.

   
 O bar era dos amigos queridos Noaldo AraujoAneli FalcaoTeresa Neuman. Frequentei muito e namorei muito... foram muitas emoções (rss). Lembro que varamos a noite fazendo serão para terminar a pintura em tempo para a inauguração no dia seguinte - movidos a muita "cuba libre" e camarões.              
 Jamais esquecerei aqueles tempos e aquelas maravilhosas pessoas. 

 Sinto saudades. Muitas saudades.