Criança sabe o que olhar...
Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba recebe visita de estudantes de Itabaiana (2016, antes da reforma) que ficaram fascinados com as pinturas dos retratos do Presidente Epitácio Pessoa e do Deputado José Mariz - patronos da Casa e do Plenário, respectivamente.
As obras foram pintadas por mim em 2002, sob encomenda do então presidente da Casa Deputado Gervásio Bonavides Mariz Maia (falecido em 18 de agosto de 2007), para servirem de inspiração e exemplo para os demais ocupantes daquele plenário.
As obras foram pintadas por mim em 2002, sob encomenda do então presidente da Casa Deputado Gervásio Bonavides Mariz Maia (falecido em 18 de agosto de 2007), para servirem de inspiração e exemplo para os demais ocupantes daquele plenário.
Estudantes de Itabaiana visitando o plenário da Assembleia, em 2016).
Esses sim, parlamentares inocentes.
Mas a maioria nem vê os quadros, nem conhece a história dos personagens, nem segue os seus exemplos e muito menos sabe quem os pintou.
O novo plenário da Assembleia, reformado em 2018.
As pinturas continuam lá, solitárias em meio a tanta gente.
A aposição do retrato do Presidente Epitácio Pessoa foi realizada em sessão solene, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, onde foi instalada, com apresentação do coral da Casa e descerramento da bandeira do Brasil que cobria o retrato de Epitácio (realizado em conjunto pelas deputadas Iraê Lucena e Olenka Maranhão), tudo registrado na ata da sessão inaugural. Fui convidado a ocupar a tribuna da Casa, onde fiz um discurso sobre a vida de Epitácio Pessoa e fui aplaudido de pé pelos presentes.
As obras estão datadas e assinadas por mim.
Também pintei o retrato de Gervásio Maia (o pai).
O retrato foi um presente que os funcionários da Assembleia Legislativa deram a Gervásio, como uma homenagem pela sua gestão, quando ele deixou a presidência daquela Casa. Eles cotizaram-se e me encomendaram a pintura. Pintei com muito carinho, pois além de primo e amigo, lhe tinha muita estima e consideração (pela solidariedade que sempre teve comigo), além de admirá-lo pelo seu caráter e pela sua honradez. Grande Homem público, de uma estirpe rara nos nossos dias..."
Bruno Steinbach. "Retrato de Gervásio Maia".
Meu primo e amigo, grande homem público, falecido cedo demais...
Óleo / tela, 100 x 80 cm, 2002, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
Doado pela família para o acervo da Assembleia da Paraíba.