BEM-VINDOS!

PARAHYBA    BRASIL    ABRIL   2024

Este é o nosso BLOG, onde você conhecerá um pouco do ARTISTA e da sua OBRA, navegando nos generosos DEPOIMENTOS sobre a minha trajetória durante esses 50 anos de ATIVIDADE ARTÍSTICA E EXPOSIÇÕES e também em inúmeras REPORTAGENS na mídia. Acompanhará os projetos que estou realizando agora: PARAHYBAVISTA; JOÃO & MARIA; FLORESTA ARDENTE QUEIMADAS. Poderá acessar nossa GALERIA VIRTUAL, me acompanhar no INSTAGRAM e visitar a MINHA CIDADE...

Respire fundo e vá mergulhando... Siga o blog e dê uma espiadinha nas novidades que publico. Sem pressa... Foram anos de trabalho meticuloso para chegar até aqui, pertinho de você...


 VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL


Melhor visualizar em um computador/notebook/tablet, na versão para web

Postagem em destaque

A ARTE PRIMEVA DA HUMANIDADE: XAMÃ - PINTURA E FÉ NA CAVERNA!

domingo, 3 de maio de 2020

NA SEGURANÇA DA CAVERNA




FIQUEM EM CASA

Seguindo as orientações das autoridades sanitárias do mundo inteiro, estou em "afastamento social" desde o dia 15 de março. Como moro sozinho, estou fazendo realmente "isolamento total", pois não recebo ninguém aqui na caverna e eu mesmo faço todas as tarefas, como sempre. Ia fazer uma nova cirurgia no olho que tem uma neoplasia recorrente, mas resolvi adiar, esperar que passe o "pico" dessa pandemia e apareça algum medicamento que realmente combata o vírus e não nos mate (veneno mata o vírus... mas mata a gente junto como efeito colateral) Vacina ainda demorará no mínimo uns seis meses... Então, no meu caso - cardiopata e "véio" - é melhor me isolar e apenas sair em caso de muita necessidade, e bem equipado com EPIs. Faço a minha parte, que Deus nos ajude.

O problema na visão é grave e me causa muito incômodo: ardência quase constante, inchaço, visão muito turva e fotofobia, o que me impede de pintar há muito tempo. interrompi a terceira quimioterapia tópica com colírio de mitomicina, pois a solução é a cirurgia. Mas, como já disse, resolvi aguardar e vou aguentando com a medicação receitada - que não resolve mas atenua os sintomas, evitando que eu saia na carreira feito um doido.

Então, sem novidades pictóricas, convido vocês para um passeio virtual pelos meus catálogos (imagens links mais embaixo) e aproveito para lembrar que há imagens em alta resolução para impressão que disponibilizei gratuitamente - é só ir lá, pescar e mandar imprimir canecas, camisetas, gravuras e "canvas" (impressão em tela, tecido de algodão). Se puder, faça uma doação de alimentos e/ou material de limpeza para uma instituição de idosos ou para uma associação de comunidade carente.

Clica na imagem e vá buscar seu brinde
Se possível, fique em casa e visite nossos catálogos. Assim você se protege do coronavírus e dos idiotas que o espalham (aqueles que colocam as nossas vidas em risco, pois insistem em descumprir as recomendações das autoridades sanitárias, circulando nos condomínios e em outros locais sem as máscaras de proteção e se aglomerando). Muito cuidado com os idiotas, pois eles são muitos.

Faça agora a sua viagem lúdica...

CATÁLOGO DE BRUNO STEINBACH
Clica aqui para visitar

PINTURAS, DESENHOS E GRAVURAS

Aqui estão pinturas e gravuras de 1974 a 2020. Muita coisa se perdeu do que foi produzido nesses 46 anos de atividade artística. Algumas obras interessantes não foram encontradas. Mas, apesar de resumido, o nosso catálogo atinge o objetivo de montar um mosaico com os diversos caminhos que trilhei, sem medo de errar, nesse fascinante redemoinho de formas, cores e conceitos que é o mundo da pintura. Sempre busquei o aperfeiçoamento técnico, a excelência, como meio de transmitir de forma simples, honesta e duradoura aquilo que realmente importa na vida - a emoção, o amor. 

Fiel a minha própria verdade, nunca me preocupei com tendências estéticas da hora, com as suas “panelas” repletas de elucubrações inócuas e abstratas, seguidas de polêmicas discussões que se prolongam até o inferno esfriar, quando e onde a vaidade e a arrogância se escondem disfarçadas em supostas ideias originais. Refugiei-me em minha caverna, longe desses quixotescos e às vezes dantescos revolucionários e de seus discursos; Troquei a conversa fiada pela atitude, o verbo pela imagem.

A internet possibilitou-me a estreia no mundo virtual como um artista sonhador e solitário na sua arte, soltando "esse grito que é a revelação desse infinito que trago encarcerado em minh'alma"... Sim, estou muito feliz por saber que o que pinto e escrevo está sendo visto por pessoas do mundo inteiro. Satisfeito pelo êxito dessa jornada, chegando até o centro do objetivo de toda essa trajetória: o seu coração! E isso me estimula e me impulsiona para o alto, acima do muro erguido pelo mesquinho estabelishement e pelos seus hipócritas servos, transgredindo suas normas de invisibilidade mas me mantendo com os pés no chão. A isso eu chamo de crescimento, de superação...

A arte é a materialização do mundo espiritual, o artista o seu alquimista. É assim desde os tempos primevos, com os xamãs artistas em suas cavernas, intérpretes e mensageiros do Divino. A Arte está acima do humano, do material, do mero objeto de manipulações. Portanto, a opinião “responsável” da crítica e o apoio "oficial" não me interessam…
Dessa "Torre de Babel" em que se transformou o mercado de arte e dessa "crítica" eu quero distância. Sempre fui independente, eu mesmo divulgo e vendo o que pinto, sem intermediários e sem precisar da aprovação de nenhum "curador" pedante. Pinto o que quero, quando quero e para quem eu quero. Tenho um público de amigos fiéis que sempre patrocinam os meus projetos, o que me permite viver modesta e decentemente sem necessitar estar "passando o bajulador chapéu" pelas instituições do governo, pois não tenho a menor vocação para "bobo da corte"... O que quero é ver alguém ardendo no fogo que eu próprio ateei! As obras criadas por mim, ou através de mim, não são objetos de decoração. Tampouco dependem de complicados conceitos para serem captadas pelos sentidos do observador. O que pinto são emoções materializadas em imagens duradouras para serem guardadas, muito bem guardadas, na memória e no coração das pessoas.
Pessoas como você, que está aqui agora!

OS RETRATOS DE BRUNO STEINBACH

Clica aqui para visitar
Durante muito tempo era a pintura que cumpria o papel utilitário do registro da realidade, expediente que desde o século XIX foi “ocupado” pela fotografia. Mas, mesmo após o surgimento e predomínio da fotografia - e sua posterior banalização -a arte do retrato pintado a óleo sobre tela manteve o seu espaço na história das artes plásticas, seja pela durabilidade inconteste dessa técnica como por sua qualidade estética ímpar- com suas múltiplas possibilidades estilísticas, além do exclusivo charme “aristocrático” de se ter a imagem de um membro da família, ou de uma personalidade histórica, perpetuada pelos hábeis pincéis de um renomado artista. Também pintei alguns retratos em minha trajetória profissional. Muitos por afinidade sentimental, outros por encomenda, como forma de conseguir o suporte financeiro necessário para continuar essa prazerosa porém árdua jornada pelo universo da pintura. A seguir, veremos uma amostra dessa minha outra face: Os Retratos!

EXPOSIÇÕES DE BRUNO STEINBACH
Clica aqui para visitar
Aqui temos algumas imagens das principais exposições de Bruno Steinbach, eventos que tiveram grande importância na minha vida pessoal e profissional.  Particularmente, destaco a mostra itinerante "Nômades DE do Tempo", por ser um marco da minha "reentrada na atmosfera terrestre", e a coletiva de pintura “Artistas Brasileiros 2006”, mostra organizada pelo Senado Federal, objetivando catalogar e expor os artistas (pintores) mais expressivos da atualidade em seus respectivos Estados. Eu fui representando a Paraíba. A exposição foi no Salão Negro do Palácio do Congresso Nacional (Brasília - DF). com abertura presidida pelo Presidente do Senado, Renan Calheiros, em solenidade muito prestigiada pela sociedade em geral e pelo corpo diplomático sediado no Distrito Federal. O evento foi um sucesso, com a participação de 60 artistas de todo o Brasil e cerca de 10.000 visitantes.   
   
As Principais Exposições:

   *  Parahybavista - Urbe & Orbe. 2010. Individual (infogravuras com paisagens da Paraíba). De 15 a 31 de julho de 2010. Área de lazer do SESC/centro. João Pessoa, Paraíba, Brasil. Composta de um álbum de gravuras com paisagens da capital e arredores, sendo a primeira etapa do projeto Parahybavista (https://picasaweb.google.com/101520420212157489852/ABERTURADAEXPOSICAOPARAHYBAVISTAURBEORBEFASE1SESCCENTROJUL2010?authuser=0&feat=directlink). ~
Agradecimento aos parceiros, em especial a Joaquim Norberto Sales (Panificadoras Bonfim).PATROCÍNIO: PANIFICADORAS BONFIM, RESTAURANTE GULLIVER, LABORATÓRIO MAURÍLIO DE ALMEIDA. APOIO: 1ª FROTA RENT A CAR (Locadora de Veículos), CASA JORGE MOLDURAS, SOTECA, CABO BRANCO FM.

   *  Mulheres em Evidência. 2008. Uma homenagem à mulher (Individual, pinturas de retratos de mulheres influentes e de destaque em diversos segmentos da sociedade paraibana). Organizada pelo Governo da Paraíba, através da Sub-secretaria de Cultura, com produção de  Rosanna Chaves,  em   reverência ao  chamado Mês da  Mulher. A exposição faz parte do “Projeto Cultura no Centro”, que realiza anualmente eventos  culturais  no  centro  histórico  da  cidade. De 06 a 30 de março, Casarão dos Azulejos, sala Tomás Santa Roza, João Pessoa, Paraíba
(http://brunosteinbach.wordpress.com/atividade-e-exposicoes/mulheres-em-evidencia-2008/).

   *  Artistas Brasileiros 2006. Mostra organizada pelo Senado Federal, objetivando catalogar e expor os artistas (pintores) mais expressivos da atualidade em seus respectivos Estados. Eu fui representando a Paraíba. A exposição foi no Salão Negro do Palácio do Congresso Nacional (Brasília - DF), com abertura presidida pelo Presidente do Senado, Renan Calheiros, em solenidade muito prestigiada pela sociedade em geral e pelo corpo diplomático sediado no Distrito Federal. O evento foi um sucesso, com a participação de 60 artistas de todo o Brasil e cerca de 10.000 visitantes. "Jamais esquecerei a maneira digna e carinhosa com que fui tratado por todos no Congresso Nacional. Em um difícil momento de recomeço, foi um aval de peso para a minha retomada do meu lugar ao sol... " Um agradecimento especial a Érica e José William Chianca, pelas imagens e pelo apoio
( http://artistasbrasileiros2006brunosteinbach.blogspot.com/ ).

   *  Retrospectiva "Steinbach - 30 Anos de Pintura". 2004. (pinturas e gravuras). Salão Pedro Américo, Casarão 34 - Fundação Cultural de João Pessoa - FUNJOPE, João Pessoa,  Paraíba,  Brasil. Pinturas, retratos e gravuras, desde o primeiro quadro até os trabalhos recentes. Após tantos anos ausente, um doce e vitorioso regresso, com sabor de sucesso! Minha gratidão  aos meus familiares e amigos - pelo apoio e divulgação. Agradecimento especial ao meu irmão Eduardo Machado Silva (produtor executivo e patrocinador do projeto - aqui nenhum centavo veio de dinheiro público) e aos colecionadores, que prontamente emprestaram as obras para a exposição
(https://picasaweb.google.com/101520420212157489852/RETROSPECTIVASTEINBACH30ANOSDEPINTURA?authuser=0&feat=directlink ). 

   *  Nômades Amantes do Tempo. 1998. Individual (Pinturas),1998, no Museu Municipal de Mossoró - Museu Municipal Jornalista Lauro da Escóssia, e na Fundação Cultural Capitania das Artes, respectivamente em Mossoró e em Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. "Duas exposições importantes para o meu recomeço da carreira e da vida. Minha eterna gratidão a todas as pessoas generosas de Mossoró, pelo voto de confiança, pelo estímulo e pelo indispensável apoio que me foram dados de maneira tão dignamente incondicional, ao me aceitarem e me adotarem como filho da terra, durante os anos em que lá vivi, mesmo cientes da situação de apenado em que me encontrava. É para essas maravilhosas criaturas que dedico esta página, que somente está sendo elaborada agora por conta da sua enorme generosidade naquela época - agradecimento muitíssimo especial para France...";
(https://picasaweb.google.com/101520420212157489852/NomadesAmantesDoTempo?authuser=0&feat=directlink )

EXPOSIÇÕES (1976- 2015):

1976
• Coletiva durante o I Festival deVerão de Areia (Desenho). Areia, Paraíba, Brasil.
• Coletiva “4 Artistas Novos” (Pintura). 1976. Galeria de Arte Pedro Américo, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
1977
• Coletiva “Artistas Gaúchos e Paraibanos” (Pintura). II Festival de Verão de Areia, Teatro Minerva, Areia, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
1978
• Coletiva Universitária de Artes Plásticas da Paraíba” (Prêmio UFPB de Pintura). Museu de Arte Moderna Assis Chateaubriant, Campina Grande, Paraíba, Brasil.
• “II Salão Nacional Universitário de Artes Plásticas”. Centro de Cultura da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.1978.
• I Exposição Individual (Desenhos a bico de pena e óleo/cartão). 1978. Centro de Cultura da UFPB, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
• Coletiva “Arte Nova” (Desenhos e Pinturas). Centro de Cultura da Universidade Federal da Paraíba/UFPB.
1981.
• Coletiva “Arte Paraibana 80”. VI Festival de Verão de Areia, Areia, Paraíba, Brasil..  
1982
• Coletiva de Artes Plásticas. VII Festival de Verão de Areia. Areia, Paraíba, Brasil
• Coletiva “O Cartaz no Teatro” (Cartaz da Peça “Donzela Joana”). Sala Almeida Júnior, Galeria Prestes Maia, São Paulo, São Paulo.
• Coletiva de Aniversário da Galeria Gamela (Pinturas). João Pessoa, Paraíba, Brasil
1983
• Coletiva de Inauguração da Galeria Transarte (Pinturas). João Pessoa, Paraíba, Brasil.
• Coletiva no Espaço Cultural (Serigrafias). João Pessoa, Paraíba, Brasil.
• Coletiva na Galeria Gamela (Serigrafias). João Pessoa, Paraíba, Brasil.
• Coletiva “A Magia dos Dias” (Pinturas). Galeria Portinari, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
1984
• “Coletiva de Artistas Nordestinos” (Pinturas). Escritório de Arte , João Pessoa, Paraíba, Brasil.
• I Coletiva CEF de Artistas Paraibanos” (Pinturas e Painel). Caixa Econômica Federal da Paraíba/Galeria Transarte, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
• Coletiva de Artes Plásticas (Pinturas). Galeria Archidy Picado, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
1985
• Coletiva , Galeria Transarte (Pinturas). João Pessoa, Paraíba, Brasil.
• Coletiva de Artistas Paraibanos “De Todas As Cores” (Pinturas). Exposição beneficente em prol do Hospital Padre Zé. Espaço Novo, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
1986
• Coletiva de Artes Plásticas em benefício da “Casa do Candango” (Pinturas). Brasília, DF, Brasil.
• Coletiva “Artistas Paraibanos” (Pinturas). Hotel Garvey Park, Brasília, DF, Brasil.
• Coletiva Pernambucana Galeria de Arte” (Pinturas). Hotel Vila Rica, Porto Velho, Ro, Brasil.
1987
• Coletiva na Pernambucana Galeria de Arte (Pintura). João Pessoa, Paraíba, Brasil.
• Coletiva “Pintores da Década de 80” (Pintura). Teatro Santa Roza, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
1988
• Coletiva “3 Artistas Paraibanos” (Pinturas). Inauguração da Galeria de Artes Plásticas do SESC, João Pessoa, Paraíba, Brasil. 
• Coletiva “Arte Atual Paraibana” (Pintura). Espaço Cultural, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
1989
• Individual “Sintese” (Pinturas). Escritório de Arte da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
• Coletiva na Galeria de Arte do SESC/Pb, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
1990
• Mostra de Presidiários (Pintura). Festa das Neves, João Pessoa, Paraíba, Brasil. Exposição Beneficente em prol do menor carente.
• Coletiva (pintura). Jangada Clube, João Pessoa, Paraíba, Brasil. Mostra beneficente em prol do Projeto Vivência – Cultura no Presídio.
• Coletiva “II Arte Atual Paraibana” (Pintura). Espaço Cultural, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
• Coletiva de Inauguração da Galeria de Arte Sol Nascente (Pintura). João Pessoa, Paraíba, Brasil
1991
• Individual “Retalhos de um verão” (Pinturas). Galeria de Arte Sol Nascente, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
1993
• Individual de inauguração da Steinbach Galeria de Arte (Pinturas). João Pessoa, Paraíba, Brasil.
1998
• Individual “Nômades Amantes do Tempo” (Pinturas). Museu Municipal de Mossoró, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil. Individual itinerante,1998, no Museu Municipal de Mossoró - Museu Municipal Jornalista Lauro da Escóssia (escrito assim mesmo), e na Fundação Cultural Capitania das Artes, respectivamente em Mossoró e em Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. "Duas exposições importantes para o meu recomeço da carreira e da vida. Minha eterna gratidão a todas as pessoas generosas de Mossoró e aos parentes e amigos pelo voto de confiança, pelo estímulo e pelo indispensável apoio que me foram dados de maneira tão dignamente incondicional, ao me aceitarem e me adotarem como filho da terra, durante os anos em que lá vivi, mesmo cientes da situação de apenado em que me encontrava. É para essas maravilhosas criaturas que dedico esta página, que somente está sendo elaborada agora por conta da sua enorme generosidade naquela época - agradecimento muitíssimo especial para France..."; 
2002
• Aposição do Retrato do Presidente Epitácio Pessoa, em sessão solene no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba. ocupou a tribuna para falar da pintura e da vida de Epitácio Pessoa, quando foi aplaudido de pé pelos presentes. João Pessoa, Paraíba, Brasil.
• Aposição do Retrato do Deputado José Mariz, em sessão solene no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, Brasil. 
2004
• Retrospectiva “Steinbach – 30 Anos de Pintura” (Pinturas).Salão Pedro Américo, Casarão 34 – Fundação Cultural de João Pessoa – FUNJOPE, João Pessoa, Paraíba, Brasil. De 05 a 26 de novembro de 2004.
2006
• Coletiva “Arte Postal SESC ”, SESC Centro, João Pessoa – Paraíba, Brasil.
• Coletiva “Artistas Brasileiros 2006” (Pintura). De 21 de junho a 14 de julho, Salão Negro do Palácio do Congresso Nacional, Brasília, DF, Brasil. Em junho de 2006 Bruno Steinbach é convidado pelo Senador José Targino Maranhão para participar da exposição coletiva de pintura “Artistas Brasileiros 2006”, mostra organizada pelo Senado Federal, objetivando catalogar e expor os artistas (pintores) mais expressivos da atualidade em seus respectivos Estados. Bruno foi representando a Paraíba. A exposição foi no Salão Negro do Congresso Nacional, com abertura presidida pelo Presidente do Senado, Renan Calheiros, em solenidade muito prestigiada pela sociedade em geral e pelo corpo diplomático sediado no Distrito Federal.O evento foi um sucesso, com a participação de 60 artistas de todo o Brasil e cerca de 10.000 visitantes.
2007
• Coletiva em homenagem ao “Dia Internacional da Mulher”, integrando o projeto Cultura no Centro, na sala de exposições Tomás Santa Roza, no Casarão dos Azulejos. De 08 a 30 de março, João Pessoa – Paraíba, Brasil
• Coletiva “Arte Postal SESC II”, 8 de maio, SESC Centro, João Pessoa – Paraíba, Brasil.
• Coletiva “Múltiplos”, na sala de exposições Tomás Santa Roza, no Casarão dos Azulejos. De 15 a 30 de maio, João Pessoa – Paraíba, Brasil.
• Coletiva “Expoentes da Arte Paraibana” , Casarão 34, Funjope.De 17 de maio a 18 de julho, João Pessoa – Paraíba, Brasil.Coletiva * “Das Neves – Uma História” , organizada pela prefeitura da cidade, através da Funjope, como parte da programação da Festa das Neves. Casarão 34, Agosto , João Pessoa, Paraíba, Brasil.
• Coletiva “Mostra Paraibana de Mini-gravuras”, organizada pelo Clube da Gravura da Paraíba. De 15 de outubro a 15 de novembro, Casarão 34 – Funjope, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
2008
• Individual “Mulheres em Evidência”, uma homenagem à mulher. Pinturas de retratos de mulheres influentes e de destaque em diversos segmentos da sociedade paraibana. Organizada pelo Governo da Paraíba, através da Sub-secretaria de Cultura, com produção de Rosanna Chaves, em reverência ao chamado Mês da Mulher. A exposição faz parte do “Projeto Cultura no Centro”, que realiza anualmente eventos culturais no centro histórico da cidade. De 06 a 30 de março, Casarão dos Azulejos, sala Tomás Santa Roza, João Pessoa, Paraíba.
• “I Bienal Pequenos Formatos”. Coletiva. Participa como convidado.Área de Lazer, Sesc centro, João Pessoa, Paraíba. De 13 a 31 de maio de 2008 ).
• “Caravana de cultura da Paraíba” De abril a dezembro de 2008 Festival itinerante de cultura, percorrendo várias regiões do estado da Paraíba com exposições do acervo do FIC – Fundo de incentivo à Cultura, Coletiva dos artistas paraibanos Bruno Steinbach, Fran Lima, Guy Joseph, Joalisson Cunha, Clóvis Júnior, Dadá Venceslau, Paulo Aurélio, Sayonara Melo, Shiko, Wilson Figueiredo, Flávio Tavares, Chico Dantas, Ivanusa Pontes, Alexandre Filho, Tito Lobo, Régis Cavalcanti, Fred Svendsen, entre tantos outros. E mais: Oficinas de elaboração de projetos culturais, exibição e debates dos projetos “Cinema nas Ruas” e “Cinema na Escola”. Realização: GOVERNO DA PARAÌBA (Subsecretaria de Cultura)
• “1ª Mostra de Arte Contemporânea Paraibana”. Coletiva de Inauguração da Estação Cabo Branco – Estação Ciência, Cultura & Artes. De 3 de julho a 31 de Agosto de 2008 ).
2009 
• “III Arte Postal SESC-Pb”. Coletiva. Participa como convidado. Área de Lazer, Sesc centro, João Pessoa, Paraíba. Dia 26 de maio de 2009. O III Arte Postal SESC-PB faz parte das atividades do VI FAVIP-Festival de Artes Visuais da Paraíba, realizado de 19 de maio a 5 de junho de 2009, na área de lazer do SESC-CENTRO João Pessoa.Uma realização do SESC-PB em parceria com a ASSOCIART.
• COLETÂNEA PARAIBANA . Estação Ciência, Cultura e Artes (Estação Cabo Branco). De 26 de agosto a 27 de outubro de 2009. João Pessoa, Paraíba, Brasil. Coletiva com mais de 160 artistas paraibanos, do século XIX aos dias atuais. 
2010
• "MEMÓRIA DA GRAVURA EM SERIGRAFIA NA PARAÍBA: 1980-2010" (Usina Cultural Energisa , João Pessoa-PB,  10 de junho).
• PARAHYBAVISTA – URBE & ORBE. Individual. Composta de um álbum de gravuras com paisagens da Paraíba.De 15 a 31 de julho de 2010. Localização: Sesc/centro, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
2011
• “FESTIVAL DE ARTES PLÁSTICAS”. Coletiva (infogravuras com paisagens da Paraíba). Realizado pelo Projeto Arte na Contemporaneidade: Pensamento, Criação e Ato. De 18 a 19 de março de 2011. Localização: Palácio das Artes, Campina Grande, Paraíba, Brasil. 
• “POETICIDADE”. Individual (Pinturas). Em uma homenagem prestada ao artista pelo SESC, a mostra integra a programação do VIII Festival de Poesia Encenada do Sesc. De 05 a 08 de abril de 2011. Área de Lazer do SESC – Centro. João Pessoa, Paraíba, Brasil.
2012
• Inauguração da Galeria de Arte do SESC CABO BRANCO e Salão de Artes Visuais (João Pessoa-PB, 3 de agosto de 2012).
2014
• Exposição Acervo Sesc Paraíba 2014 (SESC Cabo Branco, João Pessoa-PB).
• Exposição Coletiva: Retratos (de 20 de fevereiro a 20 de março de 2014, salão nobre do Teatro Alberto Maranhão (Natal - RN)
2015
• “Horizonte das Artes Visuais de Mossoró" (Galeria Joseph Boulier, Memorial da Resistência, de .27 de agosto a 30 de setembro, Mossoró-RN).
• “Horizonte das Artes Visuais de Mossoró". Em Pinacoteca Potiguar, Natal-RN (antigo Palácio do Governo do Rio Grande do Norte). Coletiva itinerante, de 11 de dezembro de 2015 a 11 de janeiro de 2016. Realização: Sociedade Amigos da Pinacoteca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS
Entre em contato conosco, deixe aqui a sua opinião...
(Os comentários são moderados, logo que possível publicaremos a resposta)