BEM-VINDOS!

PARAHYBA    BRASIL    ABRIL   2024

Este é o nosso BLOG, onde você conhecerá um pouco do ARTISTA e da sua OBRA, navegando nos generosos DEPOIMENTOS sobre a minha trajetória durante esses 50 anos de ATIVIDADE ARTÍSTICA E EXPOSIÇÕES e também em inúmeras REPORTAGENS na mídia. Acompanhará os projetos que estou realizando agora: PARAHYBAVISTA; JOÃO & MARIA; FLORESTA ARDENTE QUEIMADAS. Poderá acessar nossa GALERIA VIRTUAL, me acompanhar no INSTAGRAM e visitar a MINHA CIDADE...

Respire fundo e vá mergulhando... Siga o blog e dê uma espiadinha nas novidades que publico. Sem pressa... Foram anos de trabalho meticuloso para chegar até aqui, pertinho de você...


 VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL


Melhor visualizar em um computador/notebook/tablet, na versão para web

Postagem em destaque

A ARTE PRIMEVA DA HUMANIDADE: XAMÃ - PINTURA E FÉ NA CAVERNA!

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

CRIME AMBIENTAL: LIXÕES E QUEIMADAS

 LIXO E QUEIMADAS

João Pessoa, Paraíba.

(Timbó/Bancários, 30/12/2022)

Sábado passado, véspera de Natal, aproximadamente às 16 horas, comecei a sentir um terrível mau cheiro de fumaça tóxica, vinda de queimada de lixão do lado da mata Atlântica - que é área de proteção ambiental,  ao lado do meu quintal e da janela do meu quarto, separada apenas pelo muro eletrificado do condomínio e pelo que "protege" um pequeno trecho da mata. Mais a leste, acerca de 2,2 km, após a floresta, está a avenida panorâmica que percorre a barreira do Cabo Branco, começando na avenida Beira-Rio até a Estação Ciências e o farol do Cabo Branco, Ponta do Seixas, etc.

Com dificuldade para respirar, pois tenho um princípio de enfisema pulmonar (que graças a Deus e a um excelente médico pneumologista está sob controle) decidi ir ao local descobrir o que é que estava acontecendo, fazer um registro dos locais onde colocam lixo em vários  trechos entre a entrada do bairro Timbó em direção ao bairro Bancários, beirando a mata até o campo de futebol mais acima, com lixão enorme vizinho a creche e a uma cozinha solidária. Esses lixões são regularmente incendiados, provocando uma poluição com fumaça altamente tóxica que leva vários idosos a procurarem hospitalização - além do risco de propagação de um incêndio de grandes proporções na supracitada mata (aquela que fica entre o conjunto Castelo Branco, a UFPB e o bairro Bancários).


Assista abaixo ao vídeo de introdução:


Clique na imagem abaixo e assista  ao vídeo que produzi com o celular no local e na hora da queimada
:

Ontem (29) por volta das 13 horas voltei ao local da queimada registrada acima e fiz novamente todo o percurso a pé, mostrando vários outros focos pequenos onde colocam todo tipo de lixo: isopor, borracha, plástico, etc e tacam fogo, com o risco de propagar um incêndio de grandes proporções na área de preservação ambiental, que inclusive tem algumas granjas no meio e algumas casas. Então, além do prejuízo ambiental, colocam em risco várias vidas e o fumaceiro altamente tóxico iria atingir a UFPB e o Hospital Universitário que lá se localiza, no outro extremo da mata. 

Assista ao vídeo:

O Ministério Público deve tomar providência e eu vou encaminhar esse link aqui dessa publicação para aquela Instituição - não vou perder tempo enviando para a prefeitura nem para o órgão (ir)responsável pela limpeza urbana, pois o caminhão do lixo passa aqui quase todos os dias, pelo percurso que mostro nos vídeos... sabem exatamente onde estão os lixões e nada fazem!

Assista ao vídeo:

Como falei no vídeo de introdução o local lá embaixo é área de risco, mas graças a Deus cheguei em casa. Mais abaixo vou colocar umas imagens da rua onde estão a escola do ensino fundamental, a creche e a cozinha solidária que ficam ao lado do lixão com mais de 100 m de comprimento que separa a cozinha do campo de futebol. A prefeitura poderia fazer nessa área do lixão um apoio para o campo, como uma arquibancada simples de concreto, um vestuário, banheiros... pois todos os domingos acontecem jogos de futebol de excelente nível, com times de empresas, padronizados - tudo bem organizado.

Já no outro lixão, próximo ao "girador" do Timbó (aquele em que eu registrei a queimada) tudo indica que é um terreno particular; então, que se notifique e multe o proprietário e o obrigue na forma da lei a cuidar do seu terreno - ou desaproprie e faça alguma coisa de útil nele.

Mais abaixo, no final, algumas imagens e alguns recortes que fiz do Google Maps para facilitar a localização dos principais lixões e focos de incêndio na área, que eu numerei de 1 e 2, sendo 1 o do campo de futebol e o 2 o que fica lá embaixo, próximo à rotatória de acesso ao bairro Timbó. Mas entre um ponto e outro existem muito lixo principalmente dentro da mata e vários pequenos focos de fogo. Isso é toda semana. 😡

Esperando que em 2023 tenhamos esse grave problema e crime ambiental resolvido, desejo a todos muita saúde e muitas alegrias principalmente pelo país se livrar daquele capeta tibufu que estava ocupando os palácios no Planalto e da Alvorada, acabando com o nosso Brasil e com a nossa imagem no resto do mundo.


AS IMAGENS DE LOCALIZAÇÃO 















Feliz 2023!







Um comentário:

COMENTÁRIOS
Entre em contato conosco, deixe aqui a sua opinião...
(Os comentários são moderados, logo que possível publicaremos a resposta)