BEM-VINDOS!

PARAHYBA    BRASIL    ABRIL   2024

Este é o nosso BLOG, onde você conhecerá um pouco do ARTISTA e da sua OBRA, navegando nos generosos DEPOIMENTOS sobre a minha trajetória durante esses 50 anos de ATIVIDADE ARTÍSTICA E EXPOSIÇÕES e também em inúmeras REPORTAGENS na mídia. Acompanhará os projetos que estou realizando agora: PARAHYBAVISTA; JOÃO & MARIA; FLORESTA ARDENTE QUEIMADAS. Poderá acessar nossa GALERIA VIRTUAL, me acompanhar no INSTAGRAM e visitar a MINHA CIDADE...

Respire fundo e vá mergulhando... Siga o blog e dê uma espiadinha nas novidades que publico. Sem pressa... Foram anos de trabalho meticuloso para chegar até aqui, pertinho de você...


 VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL


Melhor visualizar em um computador/notebook/tablet, na versão para web

Postagem em destaque

A ARTE PRIMEVA DA HUMANIDADE: XAMÃ - PINTURA E FÉ NA CAVERNA!

sábado, 23 de agosto de 2008

"Inventariadas as cicatrizes que lhe foram impostas, agora Bruno Steinbach emerge nas asas do tempo para presentear nossos olhos "



Paulo Linhares

Extraído de texto publicado no jornal GAZETA DO OESTE,
domingo, 21 de junho de 1998, Mossoró - Rn).


Talvez a mesma intolerância que um dia levou um Bruno à fogueira podou uma parte da vida de um outro Bruno, o Steinbach, segregando-o por mais de uma década nas enxovias do Estado,porém, não conseguindo destruir nele a paixão pelos mistérios das cores, das formas e dos sentidos tantos das cores e das formas.

Inventariadas as cicatrizes que lhe foram impostas, agora Bruno Steinbach Silva emerge nas asas do tempo para presentear nossos olhos, já tão fatigados pela mesmice da massificação cultural, com a luz de sua pintura, confessadamente arraigada em dois dos mais importantes estilos da pintura do século XX, o expressionismo e o surrealismo.

É bem verdade que mais próximo do primeiro que do segundo. Seu matiz é mais nitidamente expressionista. Entretanto, finda a arte de Steinbach sendo mesmo transitiva, estilisticamente nômade, porquanto o conjunto de sua obra é perpassado por diversos estilos, embora tenha como traço comum a desobediência (revolucionária) às restrições ditadas pelos estilos da pintura clássica. Além de estabelecer no processo de criação objetivos e sensibilidade muito próximos do artista no tocante à representação do mundo, em que a forma, a linha e a cor são trabalhadas independentemente de exigências temáticas, embora sem descambar para a abstração pura e simples.

Na pintura de Bruno Steinbach Silva o significado das coisas prevalece sobre a aparência., de modo que sua temática não traduz a realidade imediata, mas uma representação dela concebida pelo artista e que estaria mais próximo na transmissão da verdadeira natureza do objeto. É aí que reside o seu expressionismo como estilo mais marcante e que muito bem será explicitado nas obras que compõem a sua exposição “Nômades Amantes do Tempo” - que termina hoje no Museu Municipal.

Por isto tudo, vale a pena vê-la para sentir a pujança com que renasce o artista Bruno Steinbach Silva.



©

2 comentários:

  1. Parabéns pela sua arte, adorei!
    Grata pela visita ao meu blog, gosto muito de arte e visitas como a sua é sempre um prazer...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado!
    O prazer também é meu...
    Beijo!

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS
Entre em contato conosco, deixe aqui a sua opinião...
(Os comentários são moderados, logo que possível publicaremos a resposta)