BEM-VINDOS!

PARAHYBA    BRASIL    JANEIRO   2025

Este é o nosso BLOG, onde você conhecerá um pouco do ARTISTA e da sua OBRA, navegando nos generosos DEPOIMENTOS sobre a minha trajetória durante esses 50 anos de ATIVIDADE ARTÍSTICA E EXPOSIÇÕES e também em inúmeras REPORTAGENS na mídia. Acompanhará os projetos que estou realizando agora: PARAHYBAVISTA; JOÃO & MARIA; FLORESTA ARDENTE QUEIMADAS. Poderá acessar nossa GALERIA VIRTUAL, me acompanhar no INSTAGRAM e visitar a MINHA CIDADE...

Respire fundo e vá mergulhando... Siga o blog e dê uma espiadinha nas novidades que publico. Sem pressa... Foram anos de trabalho meticuloso para chegar até aqui, pertinho de você...


 VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL


Melhor visualizar em um computador/notebook/tablet, na versão para web

Postagem em destaque

A ARTE PRIMEVA DA HUMANIDADE: XAMÃ - PINTURA E FÉ NA CAVERNA!

domingo, 14 de abril de 2013

Ariano Suassuna e Peterson Martins

Um grande encontro de grandes homens:
Ariano Suassuna e Peterson Martins!


Peterson escreveu o livro "Os Sertões Infinitos de Rosa e Suassuna" (sobre os pontos de convergência estética entre Ariano e Guimarães Rosa, tema da sua tese de doutorado) e foi presentear o colega com uma reprodução em tecido da pintura que tive a honra de fazer para a capa do livro (painel enorme, veja o original e a capa do livro, mais embaixo).


Recado que recebi de Peterson:
 "Bruno Steinbach Silva, Ariano Suassuna disse que foi um dos presentes mais honrosos que recebeu. Ficou maravilhado com sua obra! Tá vendo, meu amigo, eu te falei. Ele chamou "brincando" a composição de "Santíssima Trindade".



BELEZA!


Bruno Steinbach. "Sagarana na Pedra do Reino de Ariano Suassuna e Guimarães Rosa".
Pintura em óleo/tela, 80 x 163 cm. Dez 2012. João Pessoa, Paraíba, Brasil.
Coleção: Peterson Martins. João Pessoa, Paraíba, Brasil.




A capa do livro de Peterson Martins: "Os Sertões Infinitos de Rosa e Suassuna"
Está pronto o livro do amigo Peterson Martins, sobre a presença do hiper-regional nas obras de Ariano Suassuna e Guimarães Rosa. Em breve, nas melhores livrarias do Brasil.
Eu tive o prazer e a honra de pintar para ele o painel cuja foto ilustra a capa do livro. Ele, generoso, fez questão de incluir minha foto com a biografia na "orelha" do livro, que além do trabalho acadêmico, mostra uma interessante entrevista com o escritor Ariano Suassuna.

Sobre a obra:
“A operação de Peterson Martins consiste em formalizar a tradução respectiva dos dois escritores em pauta para construir uma metateoria, um empreendimento da sua lavra. Tal é um dos traços de inovação do pesquisador: ele começa por investir discursivamente o espaço do Sertão (Homem e Natureza) dotando-o de um discurso análogo ao texto social da dita “maioria silenciosa”, desde o dia que descobriu uma tradição tida por genuína no engenho dos compadres Ariano e Guimarães. Dessas duas matrizes constitutivas do seu material discursivo do Sertão, ele leva à luz um Sertão que Fala com eles e pela mediação deles com ele.”
(Prof. PhD. Sébastien Joachim - premiado pelo Governo Francês, em 2002, com a Chevalier De l´Ordre Dês Palmes Académiques)









Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS
Entre em contato conosco, deixe aqui a sua opinião...
(Os comentários são moderados, logo que possível publicaremos a resposta)