BEM-VINDOS!

PARAHYBA    BRASIL    MARÇO   2024

Este é o nosso BLOG, onde você conhecerá um pouco do ARTISTA e da sua OBRA, navegando nos generosos DEPOIMENTOS sobre a minha trajetória durante esses 48 anos de ATIVIDADE ARTÍSTICA E EXPOSIÇÕES e também em inúmeras REPORTAGENS na mídia. Acompanhará os projetos que estou realizando agora: PARAHYBAVISTA; JOÃO & MARIA; FLORESTA ARDENTE QUEIMADAS. Poderá acessar nossa GALERIA VIRTUAL, como me acompanhar no INSTAGRAM, no TWITTER e visitar a MINHA CIDADE...

Respire fundo e vá mergulhando... Siga o blog e dê uma espiadinha nas novidades que publico. Sem pressa... Foram anos de trabalho meticuloso para chegar até aqui, pertinho de você...


 VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL


Melhor visualizar em um computador/notebook/tablet, na versão para web

Postagem em destaque

A ARTE PRIMEVA DA HUMANIDADE: XAMÃ - PINTURA E FÉ NA CAVERNA!

quarta-feira, 1 de julho de 2015

PONTA DO CABO BRANCO: ONDE O SOL AINDA NASCE PRIMEIRO!

A Paraíba, com sua fascinante história e com a riqueza da sua cultura  (além da turmalina paraíba, considerada a pedra preciosa mais rara e cara do mundo), sempre teve um importante papel no desenvolvimento do Brasil. Artistas, cientistas, escritores e poetas paraibanos de escol deixaram a sua contribuição para que nossa terra se tornasse conhecida e respeitada além mar. A sua geografia também é um fator de interesse pela nossa região, com a sua beleza natural, suas sinuosas serras e suas lindas praias, onde a barreira do Cabo Branco e a Praia do Seixas se sobressaem, conhecidas mundialmente como o ponto mais oriental das Américas – fazendo da Paraíba o lugar “onde o sol nasce primeiro”.

Sempre com o pensamento de “não fazer pinturas parecidas com paisagens, mas pintar paisagens que se pareçam com pinturas”, fiz algumas obras tendo a Ponta do Cabo Branco como tema, cuja barreira e arredores estão entregues ao abandono nas últimas décadas pelo descaso das autoridades e pela ingratidão do homem com a natureza que o cerca. 

Vamos às imagens...



Bruno Steinbach Silva. "Cabo Branco, opus VIII". Acrílica/tela, 80 x 100 cm. 
Julho de 2015, Parahyba, Brasil.
Coleção: Geisa Galvão Ribeiro. João Pessoa, Paraíba.



Bruno Steinbach. "Ponta do Cabo Branco, opus IV".
Acrílica/tela, 144 x 270 cm, abril de 2012.
João Pessoa, Paraíba, Brasil. 
Acervo: SESC PARAÍBA /Centro de Turismo e Lazer Sesc Cabo Branco 
(av. Cabo Branco, João Pessoa, Paraíba, Brasil).



Bruno Steinbach. "Ponta do Cabo Branco, opus III".
Acrílica/tela, 140 x 250 cm, janeiro de 2012. 
Parahyba, Paraíba, Brasil. 
Acervo do artista.


Bruno Steinbach Silva, "Cabo Branco, opus VI".
Acrílica/tela, 70 x 100 cm. 17 de julho de 2013. 
João Pessoa, Paraíba, Brasil. 
Coleção: Lua Maia Pitanga.


Bruno Steinbach. "Cabo Branco, Opus I".
Infogravura / papel sulfite, 29,7 x 42 cm, 2009. 
João Pessoa, Paraíba, Brasil.
Vizinho à Praia do Seixas, ponto mais oriental das américas, localizado na cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, nordeste do Brasil.
"Onde o sol nasce primeiro e os amantes se encontram".


Bruno Steinbach. "Cabo Branco, Opus II". 
Infogravura / papel couchê, 29,7 x 42 cm, 2009. Parahyba, Brasil.


Bruno Steinbach. "Cabo Branco, opus V".
 Infogravura/papel sulfite 180 gr, 29,7 x 42 cm, ago 2012, 
Parahyba, Paraíba, Brasil


Bruno Steinbach. "Ponta do Cabo Branco". 
Infogravura/papel sulfite 180 gr fosco, 29,7 x 42 cm, 2009, Parahyba, Brasil.




Bruno Steinbach."Cabo Branco, visto da Praia do Seixas". 
Óleo/tela, 50x70 cm, dez 2006, João Pessoa, Paraíba, Brasil. 
Coleção: Marcelo Steinbach Silva (in memoriam).



CABO BRANCO

O Cabo Branco me encantando,
e eu na caverna o Cabo Branco pintando...
A lua cheia me tentando,
e eu aqui encantado o meu sonho realizando...
A vida fugaz lá fora me cantando,
e eu as cores do Cabo Branco amarrando...
O sol nascente toda a praia escaldando,
e eu aqui com as pinceladas de vida sonhando...
Sonhando vou preparando meu coquetel de tintas,
pois quem sonha conta histórias distintas...
Quem tem histórias distintas pra contar,
tem sempre um Anjo lindo a escutar...
O Cabo Branco então me vence,
e com maravilhosa beleza me convence...
Agora me despeço deste lugar,
e como escolhido lá vou navegar...
Navegante da vida e amante do mar,
mergulhando no mundo com desejo de amar!
Mas lá fora não estou vendo...
O belo lugar que ando imaginando.
Aquele Cabo Branco que agora eu estou pintando.
Onde o sol nasce primeiro com os amantes se abraçando...
Mas a barreira está desabando...
O lixo do descaso se acumulando...
Malfeitores na mata se entocando,
a quase todos pelo medo afastando...
Eu por lá continuo andando...
Ainda está lindo e encantando...
Mas, até quando?


*****


The White Cape me charming,
and I cave painting ... the Cape Blanco
The full moon tempting me,
and here I am realizing my dream enchanted ...
The fleeting life outside me singing
and I colors of Cabo Branco tying ...
The rising sun along the beach, scalding,
and here I am with the strokes of life dreaming ...
Dreaming'm preparing my cocktail of paints,
as distinct dreamer tells stories ...
Those who have different stories to tell,
always has a beautiful angel to listen ...
Cape Blanco then I win,
and wonderful beauty convinces me ...
Now I say goodbye to this place
chosen and how there'll sail ...
Navigator of life and lover of the sea,
diving in the world with the desire to love!
But out there I'm not seeing ...
What I've been imagining.
That Cabo Branco now I'm painting.
Where the sun rises first with lovers embracing ...
But the cliff is crumbling ...
The neglect of garbage piling up ...
Malefactors hiding in the forest,
almost all the fear away ...
I keep walking around there ...
It's still beautiful and enchanting ...
But until when?



Grupo Amigos da Barreira (GAB) convocou a sociedade de João Pessoa para uma caminhada pela revitalização da barreira do Cabo Branco, com a finalidade de constatar o real estado de abandono do local. O evento aconteceu no dia 10 de janeiro de 2015.
Veja como foi o evento...
Abrace você também essa ideia, participe do grupo AMIGOS DA BARREIRA.

Bruno Steinbach durante caminhada em defesa da preservação do Cabo Branco, promovida pelo GAB (Grupo de Amigos da Barreira), no dia 10 de janeiro de 2015.










Artist Sites:

mailto:brunosteinbachsilva@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS
Entre em contato conosco, deixe aqui a sua opinião...
(Os comentários são moderados, logo que possível publicaremos a resposta)