BEM-VINDOS!

PARAHYBA    BRASIL    MARÇO   2024

Este é o nosso BLOG, onde você conhecerá um pouco do ARTISTA e da sua OBRA, navegando nos generosos DEPOIMENTOS sobre a minha trajetória durante esses 48 anos de ATIVIDADE ARTÍSTICA E EXPOSIÇÕES e também em inúmeras REPORTAGENS na mídia. Acompanhará os projetos que estou realizando agora: PARAHYBAVISTA; JOÃO & MARIA; FLORESTA ARDENTE QUEIMADAS. Poderá acessar nossa GALERIA VIRTUAL, como me acompanhar no INSTAGRAM, no TWITTER e visitar a MINHA CIDADE...

Respire fundo e vá mergulhando... Siga o blog e dê uma espiadinha nas novidades que publico. Sem pressa... Foram anos de trabalho meticuloso para chegar até aqui, pertinho de você...


 VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL


Melhor visualizar em um computador/notebook/tablet, na versão para web

Postagem em destaque

A ARTE PRIMEVA DA HUMANIDADE: XAMÃ - PINTURA E FÉ NA CAVERNA!

sábado, 27 de julho de 2019

MÁRCIA STEINBACH SILVA KAPLAN - A GUERREIRA SERTANEJA SE ENCANTOU

Minha irmã se encantou e foi ocupar um lugar no céu como a estrela que sempre foi.
* 30/11/1941 em Pombal - PB
+ 10/07/2019 em João Pessoa - PB


Retrato de Márcia Steinbach Silva Kaplan (opus 552).
Bruno Steinbach Silva: Infogravura, 25 julho 2019.
Impressão em canvas, 100 x 80 cm.

Coleção: Ana Elvira Steinbach Torres, USA.

"Márcia Steinbach Silva Kaplan é sinônimo de amor, paixão, generosidade, conhecimento, coragem, inteligência, beleza, alegria, cultura, bondade, justiça, amizade. Deixou um legado diferenciado, de inestimável valor humano para todos que tiveram o privilégio de conhecê-la, sementes que vão florescer e gerar frutos por muitas gerações."
( Isabella Campos Perazzo)

HOMENAGENS PÓSTUMAS

Márcia Kaplan, no seu sétimo dia


"Márcia Kaplan, já por duas vezes, teve sétimo dia: o primeiro, em vida, depois de ter nascido; o segundo, depois de ter morrido, ocasião na qual publico esta crônica em sua homenagem. Mulher esplêndida como uma flor de mandacaru; de alva à rubra, avermelhou -se de tanto sangue a aumentar-lhe a pressão, até morrer do coração. Bela, como uma flor de cardeiro, como o matuto chama a do mandacaru. Dizem as abelhas que nela há doçura de mel. Lamento que, no mandacaru, essa flor dure apenas uma noite, contudo defendia-se com espinhos contra quem tentasse arrancá-la das suas origens. Mas, diferente dos espinhos, a flor sabe sorrir, a agradar qualquer perdão. Diziam que ela era sensível, porque, do palco à cozinha, tinha adquirido afabilidade da música do companheiro, compositor Maestro Kaplan.

Pedra dos “Stein” (bach), Márcia continua polida, mais afável do que nunca. A lhaneza do trato, que tinha em vida, acentuou-se depois da morte. Morreu!? Sente-se um querente desejo de que ela não tenha morrido. Essa crescente vontade junta-se à fé, força de levantar Lázaro do túmulo, ressuscitando-o, de corpo e alma, para voltar a ser como antes entre nós, e melhor, uma flor de cardeiro sem espinhos, ou, se com espinhos, no céu, os espinhos não furam, porque ninguém desrespeita os jardins dos semiáridos paradisíacos. E, sobretudo, porque, naquela perfeita república, a cidade é, como diz Santo Agostinho, uma cidade de Deus, contrapondo-se à cidade dos homens. Nessa nova cidadania, Márcia não sofrerá constrangimentos como estamos a padecer, neste país de absurdos e de desatinos políticos. Neste sentido, reitero aos amigos e às amigas a consolação dita por seu irmão Bruno: “Ela precisava descansar!” Partiu, deixando sua jovialidade com o filho João, e sua beleza, com a esplendorosa filha Ana Elvira. Bem é assim a vida na família das cactáceas.

Espontânea! Adorava nos contar proezas e tiradas do seu pai Doutor Isaías Silva: de que jeito foi educada e como deveria ser “bem-educada”, mesmo em ocasiões adversas ou, se necessário, metamorfosear-se de flor a espinho. Márcia era assim, alegre presença onde estivesse, não era uma designação comum no universo das nossas amizades. Escrevo porque sei que ela está lendo, pois nunca deixou de comentar minhas crônicas e elogiá-las acima do merecimento do modesto cronista e sem temer o que chamava de “crítica invejosa”. Sabia como ninguém o trajeto dos meus trabalhos, das minhas prestações de serviço, a estimular-me: “Por onde você passou, realizou e deu certo!” Acreditava no que ouvia porque ela era sincera e amiga. Admirava seu espírito de luta, sorrindo com doçura, mas pronta para a briga; se sozinha, marchava com a coragem de um batalhão; se perdesse a batalha, chorava contra nossas fraquezas ou pela possibilidade de novamente lutar. No combate, na derrota ou na vitória, Márcia era fenomenal.

Sempre tive curiosidade de saber seu quotidiano. Encantava-me o relato das suas coisas surpreendentes, sobretudo quando narradas por ela própria. Saberemos como isso prosseguir, pois Márcia imprimiu sua memória e sempre será fácil seu retorno. Nesse sétimo dia, por decisão própria, queimada, já se igualou à vontade de Kaplan, no crematório. Cumpriu literalmente o “memento, homo, quia pulvis es et in pulverem reverteris”, o que os anjos traduzem: “lembra-te, homem, que és pó e em pó hás de tornar”. Com certeza, suas amigas e seus amigos, em procissão com a família, semearão esse seu pó para que, juntado ao de Kaplan, na terra universitária onde ensinaram, fertilize duas belas e humanas árvores a propiciarem-nos sombra, a alimentarem-nos com seus bem-aventurados frutos. Todas as vezes que passarmos por aquele bosque, sentiremos a sensação agradável da fragrância dessa flor e desse casal amigo. Convém lembrar, no Diálogos dos Mortos, Fontenelle: “É verdade que não se pode encontrar a pedra filosofal, mas é bom que a busquem”.
(Damião Ramos Cavalcanti)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS
Entre em contato conosco, deixe aqui a sua opinião...
(Os comentários são moderados, logo que possível publicaremos a resposta)