BEM-VINDOS!

PARAHYBA    BRASIL    ABRIL   2024

Este é o nosso BLOG, onde você conhecerá um pouco do ARTISTA e da sua OBRA, navegando nos generosos DEPOIMENTOS sobre a minha trajetória durante esses 50 anos de ATIVIDADE ARTÍSTICA E EXPOSIÇÕES e também em inúmeras REPORTAGENS na mídia. Acompanhará os projetos que estou realizando agora: PARAHYBAVISTA; JOÃO & MARIA; FLORESTA ARDENTE QUEIMADAS. Poderá acessar nossa GALERIA VIRTUAL, me acompanhar no INSTAGRAM e visitar a MINHA CIDADE...

Respire fundo e vá mergulhando... Siga o blog e dê uma espiadinha nas novidades que publico. Sem pressa... Foram anos de trabalho meticuloso para chegar até aqui, pertinho de você...


 VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL


Melhor visualizar em um computador/notebook/tablet, na versão para web

Postagem em destaque

A ARTE PRIMEVA DA HUMANIDADE: XAMÃ - PINTURA E FÉ NA CAVERNA!

segunda-feira, 4 de abril de 2022

ARTISTA TEM SERVENTIA?

ARTE: CULTURA E MERCADO

NÃO SOMOS INÚTEIS!
Sim, nós ajudamos a carregar o Brasil  nas costas e o tornamos um lugar mais agradável e civilizado para todos. Não somos inúteis como muitos idiotas pensam.

Ultimamente nós artistas somos o alvo predileto dos incultos emergentes nesse circo de horrores que se tornou o Brasil.

Não somos ladrões, não somos corruptos. Os ladrões estão deitados nas camas da escória hipócrita que nos ofende e denigre. Os desvios de conduta na Lei Rouanet - que tanto nos culpam esses desinformados estúpidos, aconteceram pelo conluio de alguns produtores culturais desonestos e grandes empresas patrocinadoras, com a conivência - por inépcia, omissão e/ou corrupção - das instituições responsáveis que não efetuaram uma fiscalização eficaz ou aprovaram projetos absurdos. Apesar da citada lei ter sido criada com o intuito de auxiliar artistas com pouca visibilidade, na prática as coisas funcionam bem diferente: as grandes empresas patrocinadoras já têm os seus artistas prediletos em seus projetos prontos, que apresentam através de produtores culturais "laranjas". Artistas apadrinhados políticos também se beneficiam - apesar de serem os que menos recebem desse bolo. Aí todos já conhecemos a história: desvios de objetivos e projetos estapafúrdios sendo aprovados pelo antigo Minc, sem a devida fiscalização da execução, num grande conluio de "boca livre". 

Mas isso não justifica essa generalização que nos inclui - os artistas honestos, que somos a maioria - nessa safadeza. Nós nada temos a ver com isso.

AFINAL, QUAL A "SERVENTIA" DOS ARTISTAS?

Para quem não sabia, foi um artista sumério quem inventou a roda, 3.500 anos antes de Cristo, ao construir um primitivo e tosco torno para fazer suas peças de cerâmica (modelo usado até hoje por certos artesãos, movido pelos pés). Para quem não sabia, foi outro artista (Leonardo Da Vinci) quem idealizou o submarino, o avião, o helicóptero e a "câmara escura" - ideia que depois veio a tornar-se a primitiva câmera fotográfica inventada por outro artista, Daguerre. Enfim, tantos e infindáveis exemplos...
Peça arqueológica representando um oleiro
sumério trabalhando no torno

Não, não somos inúteis. Com a nossa alquimia - como mensageiros e interpretes do mundo espiritual, nós zelamos, alegramos e embelezamos o mundo com a materialização da nossa Arte. Economicamente somos responsáveis por uma gama de atividades que movimenta capital e gera impostos. Uma obra de arte é uma maravilha: Não polui, gera empregos, cultura e renda; alimenta a alma e valoriza com o passar do tempo. Vale mais que camionetes ou sofás.


Para quem não sabia, a arte movimenta capital e gera impostos no Brasil mais que a indústria automobilística - empregando mais gente e ajudando a economia - da indústria ao pequeno agricultor familiar. 
Mantém editoras especializadas, fábricas e lojas de material técnico, gráficas, galerias de arte, museus, instituições culturais, gravadoras, estúdios, casas de espetáculo, teatros, cinemas, seguradoras, financeiras, transportadoras, artesãos, moldureiros... e nós outros - os artistas, responsáveis por tudo acontecer, oferecendo beleza, esclarecimento e entretenimento para as pessoas. 


Quando alguém compra uma obra de arte - a boa e velha pintura de cavalete - uma gravura, um desenho, uma escultura, uma cerâmica... quando alguém compra um livro, um disco, assiste a uma peça de teatro, a um filme, a um espetáculo de dança, vai ao circo, a um show - esse alguém está alimentando toda essa cadeia produtiva. Não tem nada de inútil e nem de supérfluo - ao contrário de inúmeras porcarias "conceituais" financiadas que andam soltas por aí. Devemos zelar por ela, pois a arte não tem dono, mas tutor. Apenas se compra o objeto e não a imagem, a ideia - a propriedade intelectual, que é do artista e da humanidade.


Sim, nós ajudamos a carregar o Brasil (e o mundo) nas costas, tornando-os mais agradáveis e civilizados para todos.


Portanto, respeitem o Artista - ou vão para a ponte que caiu!


* Se quiser saber mais, vá espiar lá no bosque do nosso sítio (blog) e saia de lá mais sabido 🙂:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS
Entre em contato conosco, deixe aqui a sua opinião...
(Os comentários são moderados, logo que possível publicaremos a resposta)