BEM-VINDOS!

PARAHYBA    BRASIL    ABRIL   2024

Este é o nosso BLOG, onde você conhecerá um pouco do ARTISTA e da sua OBRA, navegando nos generosos DEPOIMENTOS sobre a minha trajetória durante esses 50 anos de ATIVIDADE ARTÍSTICA E EXPOSIÇÕES e também em inúmeras REPORTAGENS na mídia. Acompanhará os projetos que estou realizando agora: PARAHYBAVISTA; JOÃO & MARIA; FLORESTA ARDENTE QUEIMADAS. Poderá acessar nossa GALERIA VIRTUAL, me acompanhar no INSTAGRAM e visitar a MINHA CIDADE...

Respire fundo e vá mergulhando... Siga o blog e dê uma espiadinha nas novidades que publico. Sem pressa... Foram anos de trabalho meticuloso para chegar até aqui, pertinho de você...


 VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL


Melhor visualizar em um computador/notebook/tablet, na versão para web

Postagem em destaque

A ARTE PRIMEVA DA HUMANIDADE: XAMÃ - PINTURA E FÉ NA CAVERNA!

domingo, 10 de julho de 2022

A MUDANÇA DE CAVERNA


A MUDANÇA  

Há um mês, no dia 10 de junho, terminei de empacotar todos os meus pertences para me mudar da antiga caverna onde passei os últimos nove anos: pinturas, livros, material de pintura e objetos pessoais; desmontei móveis pesadíssimos, cavalete, prancheta... Mais de 10 dias de uma trabalheira infernal com arranhões queimaduras e machucados de todo tipo. Mas consegui fazer tudo isso sozinho e tem uma imagem aí para mostrar como os pacotes ficaram bem feitos e tudo muito organizado. E eu perdi a barriga, fiquei bonitão e hoje eu estou conseguindo até dar pulo de cócoras, feito gia, quando antes nem me abaixar conseguia mais. Renasci, pronto para o que der e vier.


A mudança foi feita pelo velho amigo "Tomate", que eu conheci criancinha, com três anos de idade e hoje é um homem bem sucedido, empresário das mudanças (tem caminhão baú, caminhonete, carro novo e aluga kitnets), é um homem rico, mas continua meu escudeiro fiel e é sempre com ele que eu faço as mudanças. Eu vou dizer só uma coisa: até um cotoco de vela dentro de um copo de extrato de tomate eles trouxeram, não quebraram nem um copo, não desapareceu nada; eu vou deixar o contato dele aqui, porque eu não conheço ninguém melhor para fazer mudança grande e complicada e ele vem com uma equipe que dá até para ir para a guerra da Ucrânia (Marcílio Tomate - fretes e mudanças -  (83) 98727-7398).


Lá deixei amigos e recordações de uma vida intensa, com algumas emergências (como o infarto que tive, que me rendeu um mês e 15 dias de hospital entre a vida e a morte e mais uns meses de recuperação, parte deles na casa da minha irmã querida Márcia), mas com recordações de noites quentes de amor com lindas, elegantes e inteligentes mulheres, com quem eu tive a sorte e o prazer de compartilhar a mesma cama durante esse nove anos - de uma em uma, não foram todas de uma vez, e sempre escondidinho, da forma mais discreta possível; todas foram únicas enquanto durou 😉. Inclusive para evitar nostalgia pedi ao cirurgião que fez a revascularização do miocárdio que fizesse uma faxina no meu coração e retirasse todo o lixo que estivesse lá dentro e deixasse ele renovado e vago (riram muito enquanto me anestesiavam). Portanto, há vagas - embora por enquanto esteja fechado para balanço. ♥️


A CAVERNA SOSSEGO 

A mudança de caverna se deve à generosa oferta do meu irmão e da minha cunhada, que me cederam sem nenhum tipo de despesa um chalé maravilhoso que eles têm em um condomínio belíssimo aqui de Jampa -  falo disso nos meus agradecimentos no final desta publicação.

Uma coincidência bastante impressionante é que hoje faz exatamente três anos que a minha irmã Márcia Steinbach Silva Kaplan se encantou, exatamente no dia 10 de julho de 2019. Como eu não acredito em coincidências acredito que teve uma "ajudinha" da mana nessa minha mudança para melhor.


VISITANTES DA FLORESTA

Na primeira manhã na nova morada fui acordado por um lindo, curioso e cantante curió, avezinha rara de ser encontrada hoje em dia, bem apoiadinho na grade da janela que deixei aberta para a mata; talvez por isso depois encontrei uma aranha no banheiro, que botei para fora (não matei). Veja mais abaixo os detalhes, em visitantes noturnos. Mas quando abrir a janela me deparei com esse bem-te-vi muito curioso...


GAVIÃO 

O gavião, de olho na minha janela, pouco antes de voar do seu ponto de vigília. A má qualidade da foto se deve porque eu fiz com a câmera profissional, que não tem acesso à internet (por enquanto estou sem computador), então depois eu fiz uma foto com o celular focando no display da máquina fotográfica (o gavião estava muito distante, não dava para capturar a imagem com o celular, mas apenas com uma teleobjetiva).


AMAR É...


Cuidar de quem se ama, mas sem prender nem cobrar nada em troca.

Coloquei uns bebedouros com garapa para os beija-flores que me visitam o dia inteiro, preparei da maneira correta, instruído por um biólogo PHD da Universidade Federal da Paraíba. Então, ninguém me venha com conversa besta não que aí embaixo eu explico como é o procedimento. Ah! E antes que apareça um "sabichão" para me falar sobre a garapa e tal e coisa, fique sabendo que eu sei o que estou fazendo; eu consultei um ornitólogo e um biólogo, não tem nada a ver essa "estória" que açúcar faz mal para os beija-flores - é só tomar umas certas precauções, como trocar a garapa duas vezes por dia e higienizar os bebedouros à noite muito bem higienizados, inclusive usando hipoclorito ou água sanitária como quem vai higienizar frutas e verduras (porém também deixando de molho na água para tirar o cloro e deixar secar), depois nunca deixar fermentando de um dia para o outro - isso aí eles adoram porque eles ficam "puxando fogo", como a gente quando bebe cachaça, eles gostam (até passarinho gosta de ficar puxando fogo) mas vai prejudicar a sua saúde. 



"Não se deve colocar nada além de água e açúcar para o beija-flor. Idealmente, em uma concentração de 20% de açúcar (1 parte de açúcar para 4 partes de água). Assim, a mistura será parecida com a concentração do néctar presente nas flores."
Saiba mais:

Não pode colocar água da torneira por conta do cloro, pois o PH do cloro é saudável para nós mas prejudica os passarinhos, então você tem que dar água mineral ou ir atrás de uma fonte natural para botar água para eles. Não pode deixar fermentar, ou seja, deixar a garrapa ali de um dia para o outro, tem que higienizar bem, porque se não higienizar vai aparecendo um fungozinho preto que quase a pessoa não nota, como fosse uma sujeira e isso a médio prazo dá uma espécie de câncer na língua do beija-flor, mata mesmo. Procedendo da maneira correta não tem problema nenhum. 

Ah! Lembrar de tirar à noite, porque o morcego também gosta da garapa e não é uma boa compartilhar esse bebedouro com ele.

Fazendo tudo isso, a garrapa não prejudica a saúde dos bichinhos. Essa "estória" que o açúcar faz mal para eles é invenção daqueles caras que fabricam aquele pozinho (néctar) para beija-flores, que é caro para cacete.


E antes que eu me esqueça, uma casa que recebe muitos visitantes desses diariamente nunca vai encontrar larva de mosquito nenhum, porque as avezinhas as comem; e para quem não sabe, a visão deles é como um ser humano com uma luneta. Não fica larva em canto nenhum, porque eles não só bebem a garapa, eles comem insetinhos pequenos e, preferencialmente, as larvas.


Aqui eu tenho sempre por perto na floresta Atlântica que fica no meu quintal gaviões, corujas, beija-flores, bem-te-vis, sabiás, curiós (estes muito raros pois são perseguidos e engaiolados pelos malditos passarinheiros), cibitos... todos esses pássaros nos protegem de bichos peçonhentos, desde os minúsculos até algumas cobras muito venenosas - além da beleza e da maravilhosa sinfonia diária que me acorda ao amanhecer. 


Viva a natureza e cadeia e castigo rigoroso para quem a prejudica.


 

PAISAGEM DA JANELA

Paisagem da janela do meu quarto, hoje à tardinha



MARIAZINHA

Ela veio me dar bom dia e tomar a sua  garapinha, pouco depois que coloquei os bebedouros - até parece que já estava me esperando na nova caverna. Para quem não sabe, um beija-flor pode viajar até 500 km num dia e tem uma espécie natural de "GPS", que localiza tudo que guarda na sua fabulosa memória. Jamais erra o caminho do ninho nem de qualquer outro objetivo; mesmo que tenha viajado até "os cafundós do fim do mundo", nunca se perde na volta.


Enfim, recebo diariamente o dia inteiro a visita dessas maravilhosas criaturas, alguns visitantes noturnos são indesejáveis e amedrontam muitas pessoas, mas sabendo lidar com esses eles também não fazem mal - exceto cobras peçonhentas, escorpiões e as aranhas bem pequenininhas (algumas com menos de dois centímetros são bem venenosas, como um escorpião). Aquela grandona, a "caranguejeira", é mole que chega faz pena: corre, não ataca ninguém - só se for pegar nela.


O SIBITO EXPEDITO

Expedito, o sibito curioso e traquino, deu as caras por aqui. Muito desconfiado - talvez com medo dos passarinheiros que colocam armadilhas; ele passa dias observando antes de se aproximar, depois emburaca na caverna, caga tudo e os quadros que ele não gosta ele deixa lá o "produto" em cima.

Mas já confirmou que sou eu mesmo e já virou freguês da caverna.

Que seja muitíssimo bem-vindo!


Cambacica

É também conhecido como tietê, mariquita, chupa-mel, chiquita (Rio de Janeiro), sebinho (Minas Gerais), caga-sebo, cabeça-de-vaca (interior de São Paulo), sibite (Rio Grande do Norte) e chupa-caju (Ceará), sebito e guriatã-de-coqueiro (Pernambuco), sebinho, papa-banana (Rio Grande do Sul), saí e tem-tem-coroado (Pará), sibito-de-manga (Maranhão), chupa-lima, sibito e vaga-súbito (Paraíba).


 VISITANTES NOTURNOS:


CARANGUEJEIRA

Na primeira noite na nova caverna dormi na mesma cama com uma caranguejeira - aquela aranha feia, enorme, preta e peluda (sem metáforas, era uma aranha mesmo, o aracnídeo); lembrei de um filme de 007 e mantive o sangue frio, até que ela, notando que eu acordara, saiu da cama e foi para o canto da parede. Pesquisei e vi que ela não causa grandes danos nem é agressiva - se não for importunada. Então, peguei uma vassoura que já estou deixando aqui para essas tarefas e delicadamente fui afastando-a e convencendo-a a voltar para a floresta, que é bem melhor para ela. E ela foi!


Já dei uma geral nas canelas, nas partes que eu consigo alcançar e até agora não estou sentindo nada diferente e, pela pesquisa que eu fiz, não aconteceu coisa nenhuma e se aconteceu é bronca safada, dá para aguentar. Faz parte de quem quer morar na floresta.


Agora, escorpiões e cobras venenosas eu prefiro que vão visitar seus coleguinhas no Palácio do Planalto, no da Alvorada e no Congresso Nacional...


Vou colocar nas janelas aquelas telinhas contra mosquitos. 


Mas tudo isso faz parte de quem quer conviver com a natureza; e é uma delícia, é uma maravilha, ser um privilegiado que pode fazer isso. Pássaros de espécies variadas, saguis, borboletas e enorme variedade de árvores e plantas originais - é uma mata virgem!


Quando eu terminar de arrumar a mudança aqui, vou vestir meu traje de Jim das Selvas (inclusive aquele EPI de defesa) e vou dar uma volta dentro dessa mata; aí eu envio as fotos para vocês.


Estou amando a caverna, quase não saí desde a chegada, apenas dei uma olhada rápida no condomínio, que é lindo, cheio de jardins, piscina, área de lazer, etc...

Mas o melhor de tudo é o clima e o sossego.!

*Caranguejeiras (Infraordem Mygalomorphae)

As aranhas caranguejeiras, embora grandes e frequentemente encontradas em residências, não causam acidentes considerados graves.


A BORBOLETA 

Ela apareceu na segunda noite, procurando abrigo da chuva que São Pedro mandou com fartura;


Aparentemente monocromática, da cor dos troncos das árvores (onde e quando se camufla) e sem graça, na verdade sob um olhar mais acurado ela é linda. Continua aqui agora pela manhã, provavelmente vai fazer um casulo e eu vou respeitar e deixar a lagartinha nascer e depois virar outra borboleta - essa fantástica metamorfose ambulante.


Tal qual ela, eu também "prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo"- como dizia o grande e genial "maluco beleza" Raul Seixas.


MARCANDO O TERRITÓRIO


Primeira saidinha da caverna, fazendo um rápido reconhecimento do "território". Tudo muito lindo e organizado.


Agradeço à minha cunhada e ao meu irmão caçula pela generosidade do casal, que me convidou para morar aqui sem nenhuma despesa, nem com internet. O mano pagou até a mudança.

Que Deus abençoe o casal e as respectivas famílias.


ENFIM TUDO PRONTO









Depois de um mês de muito trabalho realizado com prazer e alegria posso dizer que a caverna está pronta.


Agora é me preparar para a cirurgia do olho, depois fazer uma revisão na boca para ficar lindão e entregar as encomendas atrasadas e começar a namorar de novo mulher bonita!


PRODUTO CANINO 


Onde há ser humano com certeza há idiotas; até em um paraíso como este existe esse tipo de subespécie. O cachorro não tem culpa, safado é o(a) dono(a) porco(a). Pintei esse emoji e afixei perto do "produto" canino, deixado no gramado debaixo da janela de um dos quartos do meu chalé, para que ninguém pise e que amanhã o faxineiro cuide de levar para o local adequado.


GRATIDÃO 




Meu agradecimento muitíssimo especial, acompanhado de toda gratidão do universo, para essas pessoas generosas e maravilhosas que permitem que eu consiga me manter em isolamento social há mais de dois anos * (ver nota de rodapé).


Uns pelo que já fizeram na minha vida artística (ou/e particular) e outros pelo que ainda fazem, principalmente a minha família, que me colocou para morar de graça no paraíso e até a feira mandam para mim. E também a minha gratidão aos verdadeiros amigos e àquelas pacientes e queridas colecionadoras que esperam pelas suas encomendas que eu demoro tanto para entregar.


Enfim, sem fazer drama nem "pantim", que eu não sou homem disso, declaro publicamente, com lágrimas nos olhos, essa minha gratidão - palavra que todos conhecem o significado mas que pouquíssimos colocam na prática em suas vidas.


Que as forças do universo seja lá como chamam lhes deem uma vida longa e feliz!


*Nota de rodapé

Continuo seguindo orientações de cientistas de renome internacional para evitar contato com o novo coronavírus (a pandemia não acabou pois vírus não lê decreto nem tem partido político nem apoiam ignorantes) e com os idiotas negacionistas que o disseminam, pois a minha paciência tem limite e eu não quero que aquele monstro que todos temos dentro de nós se solte novamente).


E A ROMARIA CONTINUA...





Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS
Entre em contato conosco, deixe aqui a sua opinião...
(Os comentários são moderados, logo que possível publicaremos a resposta)