BEM-VINDOS!

PARAHYBA    BRASIL    MARÇO   2024

Este é o nosso BLOG, onde você conhecerá um pouco do ARTISTA e da sua OBRA, navegando nos generosos DEPOIMENTOS sobre a minha trajetória durante esses 48 anos de ATIVIDADE ARTÍSTICA E EXPOSIÇÕES e também em inúmeras REPORTAGENS na mídia. Acompanhará os projetos que estou realizando agora: PARAHYBAVISTA; JOÃO & MARIA; FLORESTA ARDENTE QUEIMADAS. Poderá acessar nossa GALERIA VIRTUAL, como me acompanhar no INSTAGRAM, no TWITTER e visitar a MINHA CIDADE...

Respire fundo e vá mergulhando... Siga o blog e dê uma espiadinha nas novidades que publico. Sem pressa... Foram anos de trabalho meticuloso para chegar até aqui, pertinho de você...


 VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL


Melhor visualizar em um computador/notebook/tablet, na versão para web

Postagem em destaque

A ARTE PRIMEVA DA HUMANIDADE: XAMÃ - PINTURA E FÉ NA CAVERNA!

quarta-feira, 8 de março de 2023

MULHERES EM EVIDÊNCIA: VIVA A MULHER!

Há 15 anos, em 2008, realizei a convite do Governo do Estado da Paraíba a exposição Individual "Mulheres em Evidência - Uma homenagem à mulher", onde mostrei pinturas de retratos que fiz ao longo de minha trajetória artística de mulheres influentes e de destaque em diversos segmentos da sociedade paraibana; mulheres que conquistaram o seu lugar na sociedade, o seu respeito e o seu sucesso profissional. Aconteceu no Casarão dos Azulejos, sala Tomás Santa Roza, João Pessoa, Paraíba, Brasil. Organizada pelo Governo da Paraíba, através da Subsecretaria de Cultura, com produção cultural de Rosanna Chaves, em reverência ao chamado Mês da Mulher. A exposição fez parte do “Projeto Cultura no Centro”, que realizava anualmente eventos culturais no centro histórico da cidade. De 06 a 30 de março de 2008. 

Convencionou-se que o dia 08 de março é o dia internacional da Mulher; então, PARABÉNS!

O Casarão dos Azulejos: Foi muito bom, na homenagem feita para as mulheres do mundo, eu poder ver o sobrenome da minha mãe ocupando a fachada de um dos lugares mais respeitáveis da minha cidade.

Exposição bem prestigiada pela mídia...


Pintando o retrato da Desembargadora Fátima Bezerra, em performance no Casarão.



A MULHER E O ARTISTA

A Mulher sempre esteve presente na minha vida e na minha trajetória artística. E sempre estará. Retratei inúmeras mulheres no meu prazeroso ofício - umas profissionalmente, para poder ganhar o meu sustento - e outras por puro prazer.

Bruno Steinbach. "Anjo azul". 
Óleo/tela, 80 x 100 cm, 2007, João Pessoa, Paraíba, Brasil. 
Coleção: José William Chianca. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Sem qualquer intenção de reduzir o universo feminino ao mero aspecto físico, à sua beleza e ao seu forte poder erotógeno e sensual, também pintei vários nús, com muito prazer. As suas curvas, os seus volumes e as nuances tonais, as infinitas e belas possibilidades plásticas que suas formas possibilitam, com fantásticos jogos de chiaroscuro... Fenomenal!

Bruno Steinbach Silva. "Retrato de Lala". Óleo / papel cançon, 66 x 48 cm, 1987, Camboinha , Cabedelo, Paraíba, Brasil. Acervo do Artista. Morreu em 2001, vítima de câncer de mama). Uma mulher linda, fascinante, brilhante... Fenomenal! Tão maravilhosa que Deus não teve paciência de esperar que envelhecesse ... e a levou, muito antes da hora!

Bruno Steinbach. "Lala" . 
Óleo/tela, 100x80 cm, 2004, João Pessoa, Paraíba, Brasil. 
Acervo do Artista, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Bruno Steinbach. "Mulher dormindo" 
Óleo / tela, 100 x 120 cm, jun 2006, Brasília - DF. 
Coleção: Érica Chianca, Brasília - DF.

O MITO DE PIGMALIÃO 

O mito de Pigmaleão reflete o quanto um desejo pode ser transformado em arte: Pigmaleão era devoto da deusa Venus, deusa da beleza, mãe de Cupido, o arqueiro do amor. Pigmaleão era um escultor e rei de Chipre que se apaixonou por uma estátua que esculpira ao tentar reproduzir a mulher ideal. Ele via tantos defeitos nas mulheres que começou a abominá-las. Na verdade ele havia decidido viver em celibato na Ilha por não concordar com a atitude libertina das mulheres dali, que haviam dado fama à mesma como lugar de cortesãs, e, por isso, resolveu ficar solteiro. Era escultor e a mais bela obra que construiu foi uma estátua de mulher. Vamos refletir: Por que Pigmaleão esculpiu justamente uma bela mulher se ele achava as mulheres insuportáveis?
Pigmaleão achava a sua escultura tão perfeita que se apaixonou por ela.
Solicitou aos deuses que a transformasse em mulher. Afrodite, a deusa do amor, ouviu o seu pedido e, compadecida, deu vida à estátua, chamando-a Galatea.
Que todos nós possamos sublimar cada vez mais, colocando nossas angústias, nossos incômodos e nossos desejos reprimidos a serviço da Arte...


Enfim, eis aqui a minha modesta contribuição para todos festejarmos alegremente este dia, marco de uma incrível história de lutas que essas criaturas maravilhosas travaram e que ainda enfrentam para conquistar definitivamente o seu merecido respeito entre os habitantes da Terra.


Bruno Steinbach."Sem Título" . Óleo/tela, 100x80 cm, 2004, João Pessoa, Paraíba, Brasil. Coleção: Dr. Antônio de Aracoelli Ramalho., João Pessoa-Pb. Catálogo 126.     Bruno Steinbach. "Sem Título" . Óleo/tela, 68x60 cm, 1984, João Pessoa, Paraíba, Brasil. Coleção: Walkíria Forte, João Pessoa-Pb. Catálogo 13.     Bruno Steinbach. "Sem Título". Óleo/tela, 68x60 cm, 1984, João Pessoa, Paraíba, Brasil. Catálogo 15. Coleção: Walkíria Forte, João Pessoa-Pb. Catálogo 14.          Bruno Steinbach. "Devaneio III". Óleo/duratex, 61 x 91 cm, 1999, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil. Coleção particular. Catálogo 93.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS
Entre em contato conosco, deixe aqui a sua opinião...
(Os comentários são moderados, logo que possível publicaremos a resposta)